Bagaço de cana pode ser usado para fazer asfalto


Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Bagaço de cana pode ser usado para fazer asfalto

fórum
postou em Qui, 17 Fev 2011, 13:06
Moderador | Mensagens: 220

    Pesquisador de Campos descobre que bagaço de cana pode ser usado para fazer asfalto

    O bagaço da cana-de-açúcar pode ser usado na composição do asfalto, substituindo a fibra de celulose importada da Alemanha. A descoberta é do engenheiro civil Cláudio Leal, do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado.

    Nesta quinta-feira (17) o pesquisador experimentou a descoberta, pavimentando um pequeno trecho de 50 metros na BR-356, na entrada de São João da Barra, também no norte do estado. Durante seis meses a área vai ser monitorada. A mistura já foi testada com sucesso em laboratório. O bagaço vai ser usado como aditivo estabilizador para o asfalto, evitando que o cimento escorra durante as etapas de mistura ou aplicação. Leal explica que a aplicação do componente é muito eficaz no asfalto usado nas rodovias com tráfego intenso.

    Para o engenheiro o uso do bagaço tem várias vantagem, como o fato da matéria prima ser abundante na região norte do estado, podendo substituir a fibra de celulose produzida na Alemanha e importada pelo Brasil. Além dessa vantagem financeira, o processo de uso do bagaço da cana-de-açúcar é bem simples: basta secar e peneirar, ao contrário do processo químico complexo que envolve a fibra. E ainda tem a questão do meio ambiente.

    - Utilizando o bagaço da cana evitamos a poluição do ambiente, reaproveitando um resíduo como um recurso renovável. Embora as usinas utilizem boa parte do bagaço para produção de energia, cerca de 20% é lançado no meio ambiente.

    Informações do R7:
    http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/pesquisador-de-campos-descobre-que-bagaco-de-cana-pode-ser-usado-para-fazer-asfalto-20110217.html


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

    • Tópicos relacionados

    Notícias