Utilização sabão em pó na argamassa invés de cal


Responder Mensagem

Utilização sabão em pó na argamassa invés de cal

alexorlandi
postou em Qui, 03 Mar 2011, 10:52
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Prezados,
    Alguém sabe de algum estudo sobre a utilização do sabão em pó comum para a preparação da argamassa, invés de cal?
    Fizemos o reboco em uma parede externa para teste, ou seja, o pedreiro misturou apenas o cimento, areia sabão em pó e água.
    Depois de pouco tempo precisamos fazer os recortes para passar canos de água novos e o encanador ficou surpreso com a dureza do reboco, inclusive disse que nunca tinha visto reboco tão forte.
    Verifiquei na residência deste mesmo pedreiro depois, que sua casa foi feita toda com esta técnica há mais de 8 anos e não apresenta sinal de trincas ou esfarelamento ou outro problema parecido.
    Também fiquei surpreso, não sei a quantidade que misturou para fazer a argamassa. Só sei que não gastei um centavo com cal na argamassa.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Utilização sabão em pó na argamassa invés de cal

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 03 Mar 2011, 12:38
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Alex,

      Pelo menos pra mim, isto é novo! E olhe que já atuo em obras desde criança e nem quando fazia argamassa para casinhas de brinquedo eu usava sabão. (rs).


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:47, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      alexorlandi
      postou em Qui, 03 Mar 2011, 14:36
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Pois é, tive a mesma reação quando ele falou que usava sabão, ri na cara dele, mas o interessante é que funciona.
        Abraço

        thiagorfpinheiro
        postou em Qui, 03 Mar 2011, 17:08
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

          Desculpa, mas engenharia tem tudo a ver com redução de custos. Não vou nem entrar no mérito da discussão se funciona ou não o sabão em pó, pois não vi nenhuma pesquisa a respeito.

          Vamos comparar os preços estimados de cada produto:

          * caixa de sabão em pó (1kg) = R$6,00
          * saco de cal hidratada (20kg) = R$8,21

          Daí já pode-se concluir que não faz nem sentido pensar em colocar sabão no lugar de cal. rs

          _________________
          Fórum EngenhariaCompartilhada.com
          www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
          Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          alexorlandi
          postou em Qui, 03 Mar 2011, 22:56
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            O mais interesssante é que ele usa pouco sabão, não usa uma caixa não, e fica um reboco fortíssimo. rsrs

            thiagorfpinheiro
            postou em Sex, 04 Mar 2011, 12:27
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

              alexorlandi,

              Na argamassa de cimento e cal, a cal dá trabalhabilidade e aumenta a capacidade de reter água. A função do cimento é dar resistência e aumentar a velocidade do endurecimento.

              Então, você já disse tudo:

              O mais interesssante é que ele usa pouco sabão, não usa uma caixa não, e fica um reboco fortíssimo. rsrs


              Ele não usou cal, usou o tal sabão. Provavelmente, a proporção de cimento usada foi maior, dando mais resistência ao reboco, deixando-o "duríssimo".

              Na verdade, essa armamassa é uma simples argamassa de cimento (que suporta maiores cargas do que a argamassa de cimento e cal, adicionada de sabão) rs

              _________________
              Fórum EngenhariaCompartilhada.com
              www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
              Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

              erick-ls
              postou em Sáb, 12 Mar 2011, 21:28
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

                Já fui em uma fabrica de blocos em que o funcionário falou que o patrão havia feito testes com detergente líquido. O detergente agia como um aditivo para que a cura dos blocos se dessem mais rápido.

                A quantidade que eles usaram eram relativamente pouco, razão de 1 copo para +/- 500 blocos.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: Utilização sabão em pó na argamassa invés de cal

                Fernando_Lobato
                postou em Sex, 25 Jul 2014, 21:34
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  alexorlandi escreveu:Prezados,
                  Alguém sabe de algum estudo sobre a utilização do sabão em pó comum para a preparação da argamassa, invés de cal?
                  Fizemos o reboco em uma parede externa para teste, ou seja, o pedreiro misturou apenas o cimento, areia sabão em pó e água.
                  Depois de pouco tempo precisamos fazer os recortes para passar canos de água novos e o encanador ficou surpreso com a dureza do reboco, inclusive disse que nunca tinha visto reboco tão forte.
                  Verifiquei na residência deste mesmo pedreiro depois, que sua casa foi feita toda com esta técnica há mais de 8 anos e não apresenta sinal de trincas ou esfarelamento ou outro problema parecido.
                  Também fiquei surpreso, não sei a quantidade que misturou para fazer a argamassa. Só sei que não gastei um centavo com cal na argamassa.


                  - Na verdade sei do uso de detergente. é usado como plastificante. diminui a adição de agua e deixa a massa macia, penetrando corretamente na forma.

                  _________________
                  Fernando Lobato - Arquiteto

                  Eric gomes
                  postou em Ter, 16 Mai 2017, 17:12
                  Visitante

                    Boa tarde pessoal!

                    Então, a função do sabão em pó na massa e para dar maior plasticidade na massa e melhorar sua trabalhabilidade. Em palavras mais simples ele da liga na massa.
                    Estou fazendo alguns testes para ver a quantidade de sabão por saco de cimento e qual é a vida útil do reboco aproximadamente.

                    Robervan Jesus
                    postou em Ter, 04 Jul 2017, 12:13
                    Visitante

                      Estou escrevendo sobre o assunto, e também farei alguns testes... estou começando minha pesquisa agora.. gostaria de saber se alguém tem mais informações pra compartilhar, e nortear melhor minha pesquisa.
                      meu e-mail: roberavan.eng@gmail.com

                      desde já
                      obrigado


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais