Material didatico para Técnico em Edificações


Responder Mensagem

Material didatico para Técnico em Edificações

edsonarmiliato@yahoo.com.
postou em Qui, 10 Mar 2011, 16:09
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá pessoal, sou desenhista e estudante do segundo semestre do curso técnico em edificações em Campos Novos-SC, e gostaria de saber se alguem possui um material bom em apostilas digitais, ou até mesmo pode me indicar um material para que eu possa adquirir, nem que tenha algum custo, pois baixei bastante coisa da internet, mas o material é muito abrangente e eu gostaria de um negócio mais detalhado...
    Valeu... já agradeço antecipadamente... Um abraço a todos


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 10 Mar 2011, 21:56
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Edson,

      Você poderá ver cálculos como este a seguir, e outros tantos, em meu livro "Conhecendo Obras - Parte II - Manual fácil de construção para leigos e iniciantes", com um excelente nível de detalhamento.

      (...)
      Como se trata de área destinada a pedestres, portanto, "baixa resistência", adotemos Fck = 157Kgf/cm²(15,7MPa). O traço será por aproximação 1:2½:5 (Leia-se: um, pra dois e meio, pra cinco). Nesse caso, para cada metro cúbico de concreto serão:

      246 kg (aprox. 5 sacos) de cimento de 50kg
      435 litros de areia "sêca" ou 557 litros de areia úmida
      435 litros de brita 1 e 435litros de brita 2.
      195 litros de água.

      No caso citado, 110m²(área da laje) x 0,05m(espessura da laje) = 5,5m³(volume da laje). Logo, as quantidades acima devem ser todas multiplicadas por 5.5, resultando:

      Cimento: 246 x 5.5 = 1353kg; dividindo-se por 50kg(1 saco de cimento), obtêm-se 27.06 sacos ;
      Areia seca: 435 x 5.5 = 2392.5 litros ou 2.392m³; Se for Areia úmida: 557 x 5.5 = 3063.5 litros ou 3.063m³;