Abertura de claraboia
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
erick-ls
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 10:04 pm    Assunto: Abertura de claraboia Responder com Citação

Olá a todos,

Estou fazendo uma obra em uma casa onde terei que integrar a sala de estar, jantar e cozinha. Sendo que formará um L, com a entrada pela cozinha, passando pela sala de jantar e virando para direita a sala de estar.

O grande problema é que a sala de estar ficará entre dois dormitórios e, as paredes da laterais não poderão comportar janelas, pois a parede já esta na divisa do terreno.

Dei a ideia de abrir uma claraboia na sala de estar. Minha preocupação é com o corte da laje para a abertura da estrutura.

Estou pensando em fazer o corte nas lajotas, preservando as vigotas. O comprimento da laje é de 2,5m de uma viga a outra, a claraboi terá apenas 1,5m.

Sei que não é correto recortar lajes, mas não vejo outra solução para que a sala receba luz solar e entrada de ar.

Um outro detalhe é que a parte de cima da laje é um grande terraço, usado como área de laser e lavanderia. Não recebe grandes cargas de peso mas é usado como piso.

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 3
Colaborador Nível 3

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 6:34 am    Assunto: Abertura de claraboia - Corte em laje Responder com Citação

Caro Erick,

Seria possível postar alguma imagem ou croqui que mostre esta siatuação? Obrigado.

Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex Set 16, 2011 11:51 am, num total de 1 vez
CARCAMANO
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Ñ é aconcelhavel cortar laje pré. Mas se ñ houver grandes cargas, como você disse, dá para fazer. Só executar um bom escoramento e cortar ela. Depois só fazer uma nervura de borda pegando a ferragem já existente.
erick-ls
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 10:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas respostas...

Já resolvi o problema, o local que construirei a claraboia não precisará de reforço, pois em uma última análise vi que está bem reforçado, pois passa uma viga extra, transversal as vigotas da laje, que o forro escondia.

Eu estava me baseando pelo que meu cliente havia dito, vendo in loco, verifiquei que poderei fazer sem maiores preocupações.

Muito obrigado pelas respostas.
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
CARCAMANO
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 10:12 am    Assunto: Responder com Citação

erick-ls escreveu:
Obrigado pelas respostas...

Já resolvi o problema, o local que construirei a claraboia não precisará de reforço, pois em uma última análise vi que está bem reforçado, pois passa uma viga extra, transversal as vigotas da laje, que o forro escondia.

Eu estava me baseando pelo que meu cliente havia dito, vendo in loco, verifiquei que poderei fazer sem maiores preocupações.

Muito obrigado pelas respostas.

É isso. As verificações in loco sempre ampliam nossos horizontes e nos dão muitas respostas as nossas dúvidas. Legal
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Abertura de vão para shaft entre treliças Cálculo Estrutural 2 Qua Fev 05, 2014 10:27 am
Por luiz_borges

php BB © 2001, 2010 php BB Group