[Duvida] Aterramento


Responder Mensagem

[Duvida] Aterramento

nutella
postou em Dom, 13 Mar 2011, 11:26
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Prezados,

    Como podem perceber estou querendo construir e tenho tirado diversas duvidas com voces, agradeço a ajuda de todos.
    No terreno em declive que citei em outro tópico vai ser preciso aterrar a parte dos fundos, final do declive, onde pretendo construir.
    Esse final de declive tem uma área de 15 x 9,85, onde irei construir uma sobrado de 13x6,5m e deixarei um recuo da casa frente de mais de 3m.

    Para iniciar a obra vou precisar aterra essa parte que dos fundos da casa já existente até o final do muro tem 1,5m de desnivel, mas a parte do fundo dos terrenos tem diferentes desniveis indo de 0,8 até 1,5m.
    Realizando alguns calculos, considerando todo o desnivel dos fundos como 1,5m, vou precisar de mais ou menos 290m3 de terra (ja considerando o 30% a mais de terra que se perde na compactação).

    A minha duvida é 290m3 de terra é um volume absurdo para terraplanar os fundos desse terreno? Qual o valor de um caminhao de terra para curitiba? Ou a média do valor para o Brasil.
    Não tenho noção nenhuma de valores, mas não desejo gastar mais que 15 mil para fazer esse serviço (o pedreiro me cobraria 50 reias o m2 para construir o muro de arrimo, sem o material).


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Dom, 13 Mar 2011, 15:26
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Nutella
      Aconselho que você contrate um engenheiro ou arquiteto local. Um edifício bem sucedido requer, da prancheta ao acabamento passando pelas manutenções, uma abordagem integrada, sistemática e planejada. Considero um risco tomar decisões baseado em colheita de informações (mesmo que de sites especializados como este), que é um método incremental e inseguro, e ainda mais sem a concorrência da técnica e arte (sabedoria) do ente totalizador e integrador do processo que é o engenheiro ou arquiteto. Ademais, causa-me certo desconforto a idéia de fornecer gratuitamente aquilo que faz parte do próprio ganha-pão de tantos homens e mulheres que arduamente laboraram para atingir a dignidade do exercício da engenharia e arquitetura. É certo que na era da comunicação total uma semente lançada ao vento quase sempre germina, e que sempre se pode obter informação por vários meios... este poder e possibilidade, porém, pode inclinar ao prejuízo aquele que dele dispõe desajuizadamente.
      Isto posto, apenas advertências gerais:
      1. cuidado com aterros mal lançados e compactados (eles podem prejudicar a fundação, quer ela seja direta ou indireta);
      2. volumosas operações de aterro (seu cálculo aponta o uso de 20 -15 m³- a 50 -6 m³- caminhões) oneram e atrasam a construção (imagine o tempo que levarão dois serventes transportando tal volume em carrinho de mão...);
      3. lembre-se que o muro de arrimo (e a sua fundação) pra conter 1,5 m de aterro é uma estrutura que requer cuidados especiais no seu projeto e execução;
      4. seria vantajoso que o projeto de seu sobrado previsse que corte e aterro fossem feitos unicamente com o solo do próprio terreno;
      5. certamente a quantia estipulada para o aterro e arrimo (quinze mil reais) será ultrapassada.
      Na esperança de ter ajudado, despeço-me com votos de boa sorte.
      Abraços a todos.

      nutella
      postou em Dom, 13 Mar 2011, 15:40
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        Alex,

        Obrigado pelas informações, com certeza vou contratar um engenheiro para realizar essa obra.
        Mas o eng. cobra R$ 50,00 a visita apenas para esclarecer minhas duvidas, não estou disposta a pagar R$ 50,00 apenas para ele me dizer que não é possivel realizar a obra.
        Por isso venho sempre aos meus amigos para tirar algumas duvidas antes de contratar o eng.

        Foi como eu falei o terreno tem pontos de declive diferente, varia de 0,8 ate 1,5m de diferenca nos fundos desse terreno. O valor que passei é exagerando ao maximo, não sentei ainda para calcular o volume exato de terra que irei precisar.

        De todas as maneiras agradeco as informaçoes passadas, vou ter mesmo que marcar com o eng. para tirar as duvidas com ele.

        Quanto ao tempo da obra, não estou com pressa para finaliza-la e para fazer o servico de terraplanagem penso em contratar uma empresa.

        Alex Barreto Cypriano
        postou em Dom, 13 Mar 2011, 16:08
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

          Nutella
          Parabéns pelo seu juízo em contratar um engenheiro.
          Posto o que segue, no que tange ao custo da visita técnica, para sua avaliação: uma consulta particular médica de quinze minutos (se tanto) custa muito mais (fora exames e remédios) e resolve um problema que pode voltar a insidir em poucas semanas ou meses, ao passo que o engenheiro resolve um problema por décadas (50 anos é o tempo mínimo de vida útil esperado de uma boa construção, aquela mesma que abrigará pais, filhos, netos e bisnetos...); assim sendo, e na certeza de que nenhum engenheiro sentenciaria a impossibilidade de uma obra simples senão por gravíssima questão subjacente, não valeria integralmente o preço cobrado, tendo em vista o alcançe do benefício?
          Que você tenha uma boa experiência neste seu empreendimento e que ele seja bem sucedido.
          Abraço.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Aterramento - hora técnica de engenheiro ou arquiteto

          IsaacdeCristo
          postou em Dom, 13 Mar 2011, 20:30
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Caro Nutella,

            No tocante ao valor, este engenheiro até cobra super barato, e com todo respeito ao colega proffissional, eu não me deslocaria de meu domicílio por menos de R$150,00. Só em pensar no tempo perdido no trânsito e outros incovenientes... Aliás para uma consulta médica , segundo citou o amigo Alex, o paciente é que tem de se deslocar até o consultório e o médico nem sai de lá e ainda cobra em alguns casos, muito acima de R$50,00.

            Depois não sei se você já leu meu livro "Conhecendo Obras - Parte I", mas dedico um capítulo nele, falando de terrenos não planos e as soluções que nem sempre correspondem ao aterro ou a execução de um enorme muro de arrimo.

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais