dúvida sobre o ensaio SPT


Responder Mensagem

dúvida sobre o ensaio SPT

Liliana Carmo
postou em Sex, 25 Mar 2011, 12:21
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Para o cálculo do N do ensaio SPT, tem uma coluna no número de golpes com o número inteiro, exemplo: 11, é fácil saber o N do SPT porque é esse número.
    Mas quando aparecem fracções, como se faz?
    exemplo1: 8/15 10/15 7/15

    exemplo2: 1/17 1/13 2/21

    exemplo3: 2/18 2/16 1/10

    Como determino o N do SPT no exemplo1, exemplo2 e exemplo3?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sérgio Guimarães
    postou em Sáb, 26 Mar 2011, 09:22
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 47

      Liliana Carmo,

      O ensaio SPT consiste em se fazer penetrar um amostrador padrão por 45cm a cada metro de sondagem, sendo que se contam a quantidade de golpes necessário para penetração dos últimos 30 cm. Se eu entendi bem nas frações dos seus exemplos, o numerador deve ser o número de golpes e o denominador a profundidade penetrada. Assim sendo, vamos as respostas:

      Exemplo 1: 10+7 = 17, esse é fácil;

      Exemplo 2: neste caso trata-se de um solo de baixa resistência a penetração, pois 3 golpes já foram mais do que suficientes para penetrar mais que 30cm finais, e portanto poderia ser 2 ou 3, eu colocaria 2, por ser um resultado mais conservador, no entanto na prática essa diferença não é representativa para avaliação da capacidade de carga de um solo;

      Exemplo 3: seguindo o mesmo raciocínio do exemplo 2, o resultado poderia ser 3 ou 4, pela mesma razão explicitada anteriormente eu colocaria 3.

      Espero ter ajudado,
      Sérgio Guimarães

      Liliana Carmo
      postou em Sex, 01 Abr 2011, 10:24
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        e como ajudou! Muito, muito obrigado
        Liliana


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais