Estrutural pra casa de um pavimento, sem laje de cobertura?


Responder Mensagem

Estrutural pra casa de um pavimento, sem laje de cobertura?

mushroooom
postou em Sáb, 21 Mai 2011, 03:00
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pessoal, é o seguinte. Hoje pela manhã indo pra faculdade fui parado pela moça que faz faxina aqui no condomínio. Recentemente ela tinha me falado que finalmente sairia do aluguel e iria construir sua casa, mas que não entendia nada sobre isso. Me prontifiquei em ajudar no que fosse necessário, apesar de tb não conhecer nd. Foi ai que hoje ela me entregou um desenho (2 quartos, sala, cozinha) e me pediu pra ver qnd ficaria mais ou menos. Algumas das duvidas: É necessário alguma fundação numa construção desse tipo (de um pavimento, de uns 7 por 7, sem laje)? Ou basta a alvenaria de pedra? É necessário pilares e vigas? Tava olhando uma construção aqui proximo e não tinha nenhum dos dois. Achei estranho, pois imagino que se o telhado for apoiado diretamente nos blocos (de ceramica) como eles resistiriam a isso? Não corre o risco de quebrar/rachar?
    Valeu pessoal, não sei se consegui ser bem claro. Não conheço nada de construção, mas quero ajudar no que puder a tia, que sempre me trata tão bem, sempre com um sorriso no rosto.

    Abraço forte,

    Rodrigo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Jonas de Jesus
    postou em Qui, 26 Mai 2011, 14:28
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      mushroooom

      Boa tarde

      É uma iniciativa boa querer ajudar, e uma melhor ainda posta aqui no fórum, para que profissionais esclareçam as suas dúvidas. Vamos adiante!

      Toda e qualquer construção necessita uma fundação; ela pode ser de alvenaria (cerâmica, de concreto ou de pedra); concreto simples ou concreto armado.

      É bom ter vigas e colunas de concreto armado; pois, em caso de colapso da estrutura, ela vai "avisar" antes, desde que corretamente dimensionada.

      Se o telhado for diretamente apoiado nas paredes de alvenaria cerâmica, só há o risco de ruptura se os esforços forem maiores que o admissível.

      O correto é contratar um Engenheiro!

      Mesmo assim, mande esse desenho para meu e-mail jonas_jose_@hotmail.com e posso te dar mais orientações.

      Estrutural pra casa de um pavimento, sem laje de cobertura

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 02 Jun 2011, 07:57
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Rodrigo,

        quem vai determinar o tipo de fundação é o tipo do terreno, no que diz respeito a resistência ou admissibilidade. Mesmo a obra edificação sendo de um pavimento, o ideal é um profissional ir até o local pra fazer as devidas verificações.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais