Ajuda no calculo de radier


Responder Mensagem

Ajuda no calculo de radier

julianacsouza
postou em Qui, 26 Mai 2011, 09:49
Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

    Estou precisando de uma ajuda para o calculo da altura de um radier.
    Sou recem formada e não estou encontrando referências para o calculo.
    Tenho uma estrutura metálica de um bicicletário com aproximadamente 310m², a carga da estrutura é muito pequena e o terreno é argiloso com resistência somente em camadas muito profundas.
    Será que alguém pode me ajudar a dimensionar esse radier?
    Obrigada


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Ajuda no cálculo de radier

    Alex Barreto Cypriano
    postou em Sex, 27 Mai 2011, 12:51
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      JulianaCSouza
      Um radier funciona como uma laje na qual a carga atuante é a reação do terreno, suposta uniformemente distribuída na laje, e os vãos (sempre optando por vãos uniformes e regulares, reduzindo incongruencias entre na relação entre as cargas atuantes e as reações) são os espaçamentos entre os pilares ou vigas sobre esta laje.
      Estabeleça a geometria desejada da estrutura. Lembre que um modelo de funcionamento de estrutura tem que ser coerente na sua totalidade: não imagine hipóteses parciais contraditórias ou de difícil realização na prática.
      Utilize o método de cálculo de esforços (Grelhas, Marcus, Czerny, Placas, Ruptura, Elementos Finitos) que desejar (de qualquer forma os resultados serão diferentes, não se assuste). Arme em conformidade com as envoltórias dos momentos positivos e negativos calculados.
      Atente que não falamos de espessura do radier pois ela se define (em casos de grandes cargas) em função da verificação da punção na laje, ocasionada pelas cargas pontuais dos eventuais pilares (o efeito de punção não se apresenta quando houverem vigas, de adequada rigidez, ligando a base dos pilares); para um caso de menor agravo, utilize as regras de pré-dimensionamento e, posteriormente, verifique à flexão (procurando valores econômicos de armadura) e punção.
      Espero ter ajudado.

      julianacsouza
      postou em Sex, 27 Mai 2011, 13:42
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

        Muito obrigada pela ajuda!!!


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural