construção de casas populares


Responder Mensagem

construção de casas populares

Igor Pontes
postou em Qua, 01 Jun 2011, 16:22
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia pessoal,

    Acabei de receber 9 lotes de 360 m2 em São Gonçalo, RJ e gostaria de construir casas populares para vender. Gostaria de saber como faço uma pesquisa de mercado ou um plano de negócio para saber a viabilidade do empreendimento. O meu objetivo seria construir e vender em um lote de cada vez. Como faço para saber as exigências para colocar o empreendimento na minha casa minha vida? Alguém tem idéia de quantas casas populares germinadas poderei colocar em um lote de 360 m2? Não sei se vale a pena pegar um empréstimo para começar construir no primeiro lote ou se vale mais apena vender alguns para construir em outros. Resumindo: Estou tentando fazer um levantamento da viabilidade do empreendimento.
    OBS: Se alguem tiver algum projeto semelhante me encaminhar por favor.

    Grato,

    Igor S. Pontes


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Jonas de Jesus
    postou em Qui, 02 Jun 2011, 11:21
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Igor, bom dia

      São 9 lotes de 360m² cada?
      Ou a área de todos eles juntos é 360m²?

      Para fazer uma pesquisa de mercado, você mesmo pode procurar imóveis à venda, semelhantes ao que você pretende construir. Procure saber qual o preço médio de venda, e quanto tempo demora em média para serem vendidos.

      Não sei como está no Rio de Janeiro, mas aqui em Recife-PE, os preços dos imóveis estão exorbitantes, qualquer casebre é posto à venda por R$ 100.000,00. O problema é que muitas vezes não aparecem compradores.

      O plano de negócios e a viabilidade necessitam um orçamento estimado, o que é bastante simples de ser feito por um profissional habilitado.

      Para saber as exigências para colocar o empreendimento na Minha Casa, Minha Vida, consulte o site da Caixa (www.caixa.gov.br), provavelmente lá você obterá informações.

      Para saber quantas casas pode-se colocar num lote de 360m² é necessário conhecer o Código Municipal de Obras, e realizar um Projeto Arquitetônico.

      Para saber qual a melhor alternativa, pegar um empréstimo ou vender alguns lotes para financiar o restante; é preciso "ir para a ponta do lápis", fazer as contas mesmo, para ver o que é melhor.

      Resumindo tudo isso, contrate um Engenheiro ou Arquiteto, ou ambos; e ele(s) fará(ão) tudo isso para você (estudo de viabilidade, pesquisa de mercado, orçamento, financiamento, análise de alternativas, etc.).

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente

      Jonas de Jesus
      Engenheiro Civil


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais