Dimensionamento de vigas


Responder Mensagem

Dimensionamento de vigas

marianyrp
postou em Seg, 06 Jun 2011, 16:40
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Olá,

    Preciso de ajuda para resolver um desafio da faculdade.
    Deve-se projetar uma viga para suportar a maior carga Fmax concentrada no meio do vão da viga e simplesmente apoiada em pontos especificados para um peso mínimo W. A viga projetada (Figura 2) deve se ajustar dentro do envelope definido pelas dimensões do bloco de Isopor original. Os apoios estarão afastados de L = 450 mm. Deverá existir um furo de diâmetro d = 12 mm sobre a linha média da altura do bloco e no meio da distância entre a carga aplicada e o apoio esquerdo. A viga deverá falhar em D, no meio
    da distância entre a carga aplicada e o apoio direito. O grupo vencedor será aquele que obtiver a maior índice de desempenho Q = Fmax/W.

    Se alguem souber uma soluçao entre em contato, por favor!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    grayol
    postou em Seg, 06 Jun 2011, 22:39
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

      Olá,

      Envie todos os condicionantes, não apenas a cópia do que foi passado em aula.
      Que materiais pode usar, o que seria "bloco original".
      É uma viga biapoiada com carga concentrada no meio do vão, este é de 4,5m?
      Que furo é este? São dois? É um de comprimento L/4?
      Porque a falha se dá em 3L/4, se não é o ponto mais solicitado?

      marianyrp
      postou em Ter, 07 Jun 2011, 00:51
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Temos que fazer o prototipo da viga em um isopor.
        É uma viga biapoiada. Os apoios estão em 4,5 m das laterais.
        É um desafio lançado pelo Professor. A dificuldade está em fazer a viga romper em 3L/4.
        Posso te passar por email? Tenho um desenho do esquema da viga, dá pra entender melhor.

        marianyrp
        postou em Ter, 07 Jun 2011, 00:53
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Sou estudante da UNICAMP, me ajudar nesse projeto é de muitaa importancia pra mim!!!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          grayol
          postou em Ter, 07 Jun 2011, 09:01
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

            marianyrp escreveu:Temos que fazer o prototipo da viga em um isopor.
            É uma viga biapoiada. Os apoios estão em 4,5 m das laterais.
            É um desafio lançado pelo Professor. A dificuldade está em fazer a viga romper em 3L/4.
            Posso te passar por email? Tenho um desenho do esquema da viga, dá pra entender melhor.


            pode passar. guilherme.rayol@gmail.com. Fiz os cálculos com o que foi dito e a solução é a mudança da inércia em 3L/4. Mais especificamente reduzindo sua base para algo menor que a metade da original ou a altura para algo inferior a 0,7 da altura original. Ou qualquer outra mudança que reduza a inércia para algo inferior à metade original.

            Mas isso era a parte fácil e não trabalhosa. A parte seguinte, que o(a) professor(a) quer, é a redução de todas as demais seções transversais. Para isso preciso saber: És de que ano no curso? Fizeste resistência dos materiais? Tem ideia do que é MJ/I?

            outra: E aqueles tais furos?

            A solução perfeita seria desenhar as seções transversais de modo que sejam solicitadas de mesma forma. Depois fazer uma leve redução em 3L/4 para que ela rompa.

            Uma curiosidade: o isopor rompe por tração ou compressão?

            marianyrp
            postou em Ter, 07 Jun 2011, 10:38
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

              mandei por email!

              grayol
              postou em Ter, 07 Jun 2011, 13:20
              Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

                Sinceramente não li o texto [mail enviado] todo, passei a vista.

                Envio o que respondi ao teu mail aqui para que outros interessados vejam

                Oi,

                Como disse e como há no trabalho, "A parte seguinte, que o(a) professor(a) quer, é a redução de todas as demais seções transversais.", onde cada seção infinitesimal resiste a mesma tensão, portanto
                T = MJ/I
                T = 6M/bh²

                Na seção simétrica:
                M(x) = Px/2
                então, T = 6Px/2bh² = 3Px/bh²

                você quer a menor massa que tenha maior resistência, como a tensão é inversamente proporcional à base e ao quadrado da altura, é mais interessante reduzir a base que a altura. A tensão máxima é no meio do vão, onde
                Tmax = 3PL/2bh², que deverá ser a tensão em todos os pontos, a princípio (depois tem que reduzir no ponto onde deve haver a ruptura e analisar o efeito daquele furo em L/4)

                T = Tmax => f(b) = 2.x.bmax/L (lembrando que é válido até x/2, seção simétrica)

                agora vocês tem que ver qual a resistência ao cisalhamento, fazendo ensaios. Dado um cortante fixo vão reduzindo a base até romper ou dada a base fixa vão aumentando a carga até romper. Assim vão ter outra função da base b(cortante).

                Façam uma base que respeite ao f(b) e b(cortante) e pronto.

                O furo causa acúmulo de tensões que só vendo o hibbeler eu me lembraria.

                Uma solução perfeita seria o cálculo ponto por ponto da área mínima que respeitaria o cortante e momento, onde, creio eu, o isopor começaria com a base original e altura reduzida e, com o aumento de x, a altura voltasse ao máximo e a base fosse reduzida. Com o excel + cálculo numérico (newton raphson) fica "fácil". Porém tal solução só deve ser pensada se os conceitos acima estiverem sedimentados, curados, sem fissuras e com fck>25MPa.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural