Como colocar viga e pilar em casa antiga com laje


Responder Mensagem

Como colocar viga e pilar em casa antiga com laje

conde
postou em Seg, 13 Jun 2011, 14:49
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Gostaria de uma orientaçao dos amigos deste forum, tenho uma casa muito antiga de 3 quartos(4m de comp x 8,40m larg cada), 1 banheiro( 2,60m comp x 2,20m larg), 1 sala ( 3,70m comp x 3,90m de lag), 1 cozinha ( 3,80m comp x 3,70m larg) toda a casa feita de tijolo de barro ( tijolo furado), a parte da frente foi feita com tijolo deitado ( tijolo de barro furado, 8 furos), o resto da casa com tijolo na posiçao normal, as paredes da casa tem 2,80 m do piso ate o teto e a casa mede 12m comp x 8,5m de larg. A casa ja esta com mais de 100 anos e começou a aparecer rachaduras na parede na parte externa da casa mais ou menos uns 80 cm a cima do piso na horizontal e o reboco como era feito com cal esta saindo tambem, gostaria da seguinte informaçao: TEM COMO COLOCAR VIGA E PILAR NESTA CASA ja com laje...?
    Obs: ja olhei a casa toda ela nao tem nenhuma viga, nenhum pilar, nenhuma sapata, e tambem NAO é feita de tijolo maciço, ela foi toda construida com tijolo de 8 furos de barro e a laje tem mais ou menos uns 20 cm de espessura, tda de concreto. Obrigado pela atençao a todos , conto com uma resposta a esta


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Como colocar viga e pilar em casa antiga com laje

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 13 Jun 2011, 21:57
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Conde,

      Nesse caso as vigas que teriam papel fundamentalmente de cinta, teriam que estar sob a laje, ou então não haveria sentido em usá-las, todavia convide um estruturalista para ver a situação inloco.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      CARCAMANO
      postou em Ter, 14 Jun 2011, 16:32
      Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

        Tijolos furados em uma casa com mais de 100 anos??? Será que já existia essa tipologia de tijolos???

        Parece que foi usado algum tipo de radier? O solo está sedendo? Tem indícios de umidade ?

        conde
        postou em Qua, 15 Jun 2011, 10:13
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          CARCAMANO escreveu:Tijolos furados em uma casa com mais de 100 anos??? Será que já existia essa tipologia de tijolos???

          Parece que foi usado algum tipo de radier? O solo está sedendo? Tem indícios de umidade ?



          Ola... Obrigado pela atençao, sim a casa tem mais de 100 anos, os tijolos sao furados sim mais sua espesura nao é como os de hoje eles sao bem mais grossos, so para você ter uma ideia tive que trocar toda a fiaçao da casa pois descobri que era toda feita com uma especie de fio de cobre enrolado com pano e piche e os canos de agua eram todos de ferro e os da banheira e descarga e chuveiro de chumbo. Quanto ao solo nao esta sedendo, minha preucupaçao e com as rachaduras nas paredes na horizontal + ou - uns 80 cm do piso.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Paulo R Caravellas da Cal
          postou em Sex, 24 Jun 2011, 21:39
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

            Uma possível solução : Alvenaria Armada - reforço

            Como a edificação aparentemente foi "reformada" com uma laje sem a estrutura necessária de vigas e pilares, e resistiu... É muito possível que um simples reforço, resolva o problema com baixo custo.

            Poderia pensar em adotar :

            - retirar o emboço interno e externo nos "cantos " da construção, em pelo menos 75 cm.
            - colocar tela Gerdau Q61 ou POP media em ambos os lados da parede fortemente amarrados entre si por arame.
            - Rebocar com argamassa no traco por volume de 1 de cimento com 2 de areia.

            A idéia da alvenaria armada é criar uma estrutura externa de reforço as paredes que hoje existentes.

            É claro que, se for possível consultar um engenheiro no local voce terá uma melhor orientação.

            [], ccal

            _________________
            Eng. Caravellas da Cal

            CARCAMANO
            postou em Seg, 27 Jun 2011, 11:29
            Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

              Éssa laje é original do início da construção...?

              Re: Como colocar viga e pilar em casa antiga com laje

              pmineiro
              postou em Ter, 10 Mar 2015, 01:17
              Usuário Novato | Mensagens: 1

                [quote="conde"]Gostaria de uma orientaçao dos amigos deste forum, tenho uma casa muito antiga de 3 quartos(4m de comp x 8,40m larg cada), 1 banheiro( 2,60m comp x 2,20m larg), 1 sala ( 3,70m comp x 3,90m de lag), 1 cozinha ( 3,80m comp x 3,70m larg) toda a casa feita de tijolo de barro ( tijolo furado), a parte da frente foi feita com tijolo deitado ( tijolo de barro furado, 8 furos), o resto da casa com tijolo na posiçao normal, as paredes da casa tem 2,80 m do piso ate o teto e a casa mede 12m comp x 8,5m de larg. A casa ja esta com mais de 100 anos e começou a aparecer rachaduras na parede na parte externa da casa mais ou menos uns 80 cm a cima do piso na horizontal e o reboco como era feito com cal esta saindo tambem, gostaria da seguinte informaçao: TEM COMO COLOCAR VIGA E PILAR NESTA CASA ja com laje...?
                Obs: ja olhei a casa toda ela nao tem nenhuma viga, nenhum pilar, nenhuma sapata, e tambem NAO é feita de tijolo maciço, ela foi toda construida com tijolo de 8 furos de barro e a laje tem mais ou menos uns 20 cm de espessura, tda de concreto. Obrigado pela atençao a todos , conto com uma resposta a esta[/quote]

                Caro Conde, voce é do Rio? Tambem tenho problema parecido ao seu...

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                kenji
                postou em Qui, 14 Mai 2015, 17:59
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                  a minha casa antiga tambem eh assim, o pior eh que as paredes sao fininhas construidas com tijolo em pe.... o que deixa mais fragil.... o quarto mede 3x2,5metros e tem uma laje fina de uns 10cm.
                  Um pedreiro me contruiu um quarto encima desta laje mas ele reforcou a laje com vigas e colunas colocadas embaixo da laje....e fez umas cintas mas nao sei é confiavel.... a obra ta de pe ate hoje.
                  O pior eh qe o pedreiro fez a colunas mas nao fez sapatas..... o que me deixa inseguro....., mas uma coisa he certa creio que o cimento esta bem reforçado. Outra coisa nao sei qual foi a profundidade da coluna, creio que nao foi fundo pois nem aquela ferramenta tipo broca ele tinha....

                  maxgarder
                  postou em Ter, 19 Mai 2015, 23:59
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

                    Tijolo Baiano ( cerâmico , furado) não pode ser elemento portante ( função estrutural) em uma edificação.

                    Pedro F N Lima
                    postou em Ter, 04 Abr 2017, 08:49
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      Bom dia à todos,

                      Estou com a mesma dúvida, tenho em minha casa uma parede de tijolos maciços, toda em alvenaria estrutural (sem vigas e sem pilares, e com paredes de espessura aproximada em 20cm) e estou pensando em fazer uma reforma no local (sala com cozinha), onde abriria um vão maior e consequentemente necessitaria de um reforço e locação de pilares e vigas, minha dúvida é a seguinte:

                      Como realizar a quebra da parede e a locação dos pilares e vigas na estrutura, unindo os mesmos com a laje já existente?

                      Penso que como resposta, poderia escorar todo os cômodos, dimensionar as sapatas, subir os pilares, cortar a laje em pontos para encher a viga, amarrar a viga na tela da laje já existente, e criar uma armadura negativa superior trançada à uma tela e realizar um cobrimento pouco espesso, segurando toda a estrutura.

                      Seria o processo ideal?


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais