Para o concreto: areia ou pó de pedra?


Responder Mensagem

Alex Barreto Cypriano
postou em Qui, 08 Nov 2012, 20:27
Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

    O tema é controverso, Roseacaiaba: existem trabalhos que sustentam afirmações contrárias sobre o efeito do uso do pó de pedra (areia artificial) no concreto, e até recomendações draconianas para descarte dos finos menores que 0,075mm (quem o faria, as pedreiras? As concreteiras têm seus controles tecnológicos, mas quem compra tem que aferir, testar). De um rejeito de processo fazem material alternativo fiando-se em argumentação ecológica, estudos inconclusivos e normatização tutelada...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ao sr: Emarim

    ciro
    postou em Dom, 24 Mar 2013, 14:03
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      [quote="Emarim"]"o grão de areia e a brita são, isolados, mais resistentes à compresão que o cimento (o cimento, a cola ou aglomerante, é o elemento mais fraco do concreto"

      Você tem de me dizer onde aprendeu essa??

      Por essa ordem de ideias se eu quiser fazer um concreto hiper-mega-forte
      nao devo colocar cimento??[/quote]

      Emarim seja humilde e agradeça ao Alex Barreto Cypriano .

      RSFarias
      postou em Seg, 25 Mar 2013, 10:58
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

        Emarim escreveu:"o grão de areia e a brita são, isolados, mais resistentes à compresão que o cimento (o cimento, a cola ou aglomerante, é o elemento mais fraco do concreto"

        Você tem de me dizer onde aprendeu essa??

        Por essa ordem de ideias se eu quiser fazer um concreto hiper-mega-forte
        nao devo colocar cimento??



        O GRÃO de areia e a brita... Fazer uma estrutura unicamente com um grão de areia é impossível, mas se quiser lapidar uma rocha basáltica pra servir de pilar, vá em frente...

        Construção em Foco
        postou em Seg, 25 Mar 2013, 14:11
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Não se trata de resistência, mas sim de química dos materiais e densidade. Consulte as normas referente ao assunto.

          Não se desculpe.... a pergunta é muito boa! Hoje cada vez mais vemos pessoas com teorias e métodos mirabolantes que nos colocam em "xeque" ou no mínimo em dúvida.

          Boa sorte!

          _________________
          www.construcaoemfoco.com.br
          As melhores notícias da construção civil!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Po de pedra ou areia?!

          Engenheiro Rodrigo Viana
          postou em Sex, 08 Set 2017, 22:35
          Visitante

            Por experiência própria posso dizer que não se deve usar pó de pedra para o concreto da laje, pois o pó de pedra perde agua mais rápido, possibilitando microfissuras na laje, porém por sua vez no emboço e na concretagem de pisos aconselho o uso do pó de pedra.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais