Laje treliçada de isopor sem malha de ferro. Qual os riscos?


Responder Mensagem

Re: Laje sem ferragem

GilbertoRocha
postou em Dom, 07 Jan 2018, 21:37
Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

    João Silva. escreveu:Bom dia, mandei o pedreiro fazer uma laje que é 4:90 de lagura por 6 metros de comprimento aconpanhei a fundação tudo correto e mostrei ate ao engenheiro tudo blz, mais fui informado que na laje não teve nenhum material de ferro só o isopor, treliça e concreto.
    Estou muito preocupado.


    Geralmente, junto a treliça vai existir outras barras de ferro.
    Fale com o engenheiro, se ele sabe que não tem nenhuma outra armadura, e mesmo assim assinou a ART, é provável que ele saiba o que está fazendo.
    Você também pode contratar outro engenheiro para conferir o projeto, que o engenheiro atual é obrigado a lhe fornecer, e, se a laje foi dimensionada erroneamente, processar o engenheiro atual por danos morais(visto que, se a laje cair, você pode morrer).
    Essa laje, é 4,90m livre? ou tem vigas intermediárias? Que, vãos entre vigas de até 2m, normalmente apenas a treliça é capaz de resistir, agora, 4,90, pode necessitar armadura considerável, e altura também, para a laje não deformar.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Laje em balanço

    Laiza
    postou em Sex, 30 Mar 2018, 08:00
    Visitante

      Olá .. estou muito preocupada pq o pedreiro fez uma laje em balanço de 80 cm de largura , com laje pré moldada, de isopor e vigotas . Seguido de três vigas , só que tem uma mini parede de 80 cm em cima , corto risco dessa laje em balanço cair ? Já tem dois anos mas tou com muito medo

      Re: Laje em balanço

      GilbertoRocha
      postou em Sex, 30 Mar 2018, 13:50
      Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

        Laiza escreveu:Olá .. estou muito preocupada pq o pedreiro fez uma laje em balanço de 80 cm de largura , com laje pré moldada, de isopor e vigotas . Seguido de três vigas , só que tem uma mini parede de 80 cm em cima , corto risco dessa laje em balanço cair ? Já tem dois anos mas tou com muito medo


        Então, se a laje está em balanço e não possui aço negativo suficiente, ela pode fissurar e cair, principalmente se você tem cerâmica em cima e não consegue ver se existe trincas na parte de cima da laje próximo aos apoios.
        Se o aço negativo for suficiente e o concreto tem a resistência requerida, não existe problema.

        Agora, para saber isso com certeza, só olhando o que foi utilizado de aço e a resistência do concreto.

        _________________
        Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
        www.engenheiroestrutural.eng.br

        Visitante
        postou em Qua, 24 Out 2018, 06:39

          Bom dia no meu caso foi assim tirem minhas
          Dúvidas, uma casa de 10/20 foi posto uma laje se isopor so que a malha que o prefeito pós e aquela bem finhina malha de por em calçada gente mim tire essa dúvida estou preocupada

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Visitante
          postou em Qua, 24 Out 2018, 07:33

            Anonymous escreveu:Bom dia no meu caso foi assim tirem minhas
            Dúvidas, uma casa de 10/20 foi posto uma laje se isopor so que a malha que o prefeito pós e aquela bem finhina malha de por em calçada gente mim tire essa dúvida estou preocupada


            Para não cair:
            1) Ser dimensionado a armadura positiva que vem junto a treliça.
            2) Executar concreto da resistência necessária seguindo as medidas.
            3) Não passar da carga de projeto.
            4) Não fazer balanços sem laje ancorada.

            Para não encher de patologias(balançar, fissurar, vibrar):
            5) Armar com malha superior nos 2 eixos conforme a NBR14859.
            6) Armar com negativos.
            7) Fazer a laje com a altura correta de projeto.
            8) Não retirar as escoras precipitadamente.
            9) Não concretar lajes e vigas separadamente.

            Laje sem malha de ferro

            Gabri15
            postou em Sex, 24 Mai 2019, 07:04
            Visitante

              Bom Dia
              Tenho uma laje de 6 de largura por 25 de comprimento, foi usado isopor, viguetas mas nao foi feito malhas de ferro, qual risco? Nessds 25 m tem 6 vigas da estrutura pre moldado


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural