Carga máxima da varanda


Responder Mensagem

Carga máxima da varanda

Igor
postou em Qua, 20 Jul 2011, 15:20
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom dia senhores, sou totalmente leigo no assunto e por isso procuro orientação. Eu gostaria de saber se existe alguma norma que imponha um mínimo de kg/m2 que um construção deve aguentar. Se existir alguma, sabem me passar o link?

    Pergunto isso pois gostaria de colocar algumas jardineiras em toda a extensão da minha varanda, principalmente na área mais externa onde não tem parede. Ainda em toda a extensão dessa jardineira existirá um grande banco para que as pessoas possam se sentar. Dessa maneira não quero correr o risco de colocar sobrecarga na laje principalmente porque moro no 8 andar.

    Desde já muito obrigado a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Qua, 20 Jul 2011, 20:32
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Boa noite Igor, tudo bem?

      Para as sobrecargas usadas, uma referência pode ser a norma NBR 6120. Mas os valores utilizados no seu projeto podem ser diferentes, então não tome isto como verdade absoluta, mas vai te dar uma ordem de grandeza do que utilizar.

      Abs!

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      Carga máxima da varanda

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 21 Jul 2011, 08:35
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Igor,

        Neste caso o correto é verificar o memorial de cálculo estrutural junto à construtora. Nele há indicação das cargas para as quais a laje foi projetada.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Igor
        postou em Qui, 21 Jul 2011, 13:44
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Obrigado pela resposta Bruno. Porém tive uma notícia não muito boa. No manual do proprietário do meu edifício consta que a carga máxima é de 150kg/m2, o que achei muito pouco.

          Att, Igor

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Paulo R Caravellas da Cal
          postou em Sáb, 23 Jul 2011, 20:27
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

            Sobre-cargas ou carga acidental :

            Varanda sobre laje = 100 kgf/m2
            Piso Residencial,Escritório : sobre lajes > 12 m2 = 150 kgf/m2
            sobre lajes < 12 m2 = 200 kgf/m2
            Piso Residencial Cz e AS = 200 kgf/m2

            Piso destinado a reunião pública= 300 kgf/m2
            Escada edif. Residencial = 300 kgf/m2
            Escada edif. Público = 450 kgf/m2

            ------------------------------------------------- -----------
            No caso a especificação do seu prédio está correta.

            Com este valor deve ser viável a sua obra.

            [],Eng CCal

            _________________
            Eng. Caravellas da Cal

            Spa na sacada

            Marck
            postou em Ter, 16 Mai 2017, 03:03
            Visitante

              Parabéns pelo blog! Muito útil.
              A NBR 6120 refere para dormitórios, sala, copa, cozinha e banheiro 1,5, despensa, área de serviço e lavanderia, valores mínimos de 1,5 a 2 kN/m2 para cargas verticais devidas a
              pessoas, móveis, utensílios e veículos. Pergunta: Posso colocar uma banheira de hidromassagem na minha varanda cuja carga é de 430Kgf/m2?
              Obrigado!

              Re: Spa na sacada

              roskelly
              postou em Sex, 06 Out 2017, 17:08
              Visitante

                Também gostaria de saber! Quero muito colocar um SPA na sacada!

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: Spa na sacada

                GilbertoRocha
                postou em Sex, 06 Out 2017, 21:14
                Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

                  roskelly escreveu:Também gostaria de saber! Quero muito colocar um SPA na sacada!


                  Carga máxima seria de 150kgf/m², mais que isso, você só garante estabilidade estrutural com fiscalização de um engenheiro ou falando com o engenheiro da obra.

                  Hidromassagem/ Spa na sacada

                  Marck
                  postou em Qui, 19 Out 2017, 16:55
                  Visitante

                    Conversei com um engenheiro e o cálculo não é exatamente como parece que imaginaram aqui. Neste caso, supondo que a varanda seja projetada para a carga máxima de 150Kg/m2, uma pessoa de 180Kg não poderia sequer andar nela o que é um absurdo óbvio!
                    A carga, segundo ele, deve ser calculada para toda a varanda, ou seja, uma varanda de 10m2 projetada para carga máxima de 150Kg/m2, suporta até 1500Kg.
                    Alguém discorda???

                    Re: Hidromassagem/ Spa na sacada

                    GilbertoRocha
                    postou em Sex, 20 Out 2017, 07:57
                    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

                      Marck escreveu:Conversei com um engenheiro e o cálculo não é exatamente como parece que imaginaram aqui. Neste caso, supondo que a varanda seja projetada para a carga máxima de 150Kg/m2, uma pessoa de 180Kg não poderia sequer andar nela o que é um absurdo óbvio!
                      A carga, segundo ele, deve ser calculada para toda a varanda, ou seja, uma varanda de 10m2 projetada para carga máxima de 150Kg/m2, suporta até 1500Kg.
                      Alguém discorda???


                      Sou engenheiro, e discordo.

                      Uma pessoa de 180Kg poderia andar sem problemas na varanda, desde que a varanda mais que 2.4m².

                      O motivo disso é que ela pode ficar na ponta da varanda. E na ponta de um balanço, o momento fletor para o mesmo peso é o dobro.

                      Outra coisa, cargas dinâmicas. Vai em uma balança de farmácia, e levanta os pés e abaixa, ou pula nela, e você vai ver que o peso descrito vai facilmente dobrar. Agora, imagine uma sacada cheia de pessoas pulando no ano novo, obviamente, quando eles caírem, a carga vai dobrar também.

                      Na prática, para pessoas em movimento, pode dobrar a carga. Ou seja, 1 pessoa por m².


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural