Carga máxima da varanda


Responder Mensagem

Carga máxima da varanda

Igor
postou em Qua, 20 Jul 2011, 15:20
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom dia senhores, sou totalmente leigo no assunto e por isso procuro orientação. Eu gostaria de saber se existe alguma norma que imponha um mínimo de kg/m2 que um construção deve aguentar. Se existir alguma, sabem me passar o link?

    Pergunto isso pois gostaria de colocar algumas jardineiras em toda a extensão da minha varanda, principalmente na área mais externa onde não tem parede. Ainda em toda a extensão dessa jardineira existirá um grande banco para que as pessoas possam se sentar. Dessa maneira não quero correr o risco de colocar sobrecarga na laje principalmente porque moro no 8 andar.

    Desde já muito obrigado a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Qua, 20 Jul 2011, 20:32
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Boa noite Igor, tudo bem?

      Para as sobrecargas usadas, uma referência pode ser a norma NBR 6120. Mas os valores utilizados no seu projeto podem ser diferentes, então não tome isto como verdade absoluta, mas vai te dar uma ordem de grandeza do que utilizar.

      Abs!

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      Carga máxima da varanda

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 21 Jul 2011, 08:35
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Igor,

        Neste caso o correto é verificar o memorial de cálculo estrutural junto à construtora. Nele há indicação das cargas para as quais a laje foi projetada.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Igor
        postou em Qui, 21 Jul 2011, 13:44
        Usuário Novato | Mensagens: 2