Projeto completo de uma edificação


Responder Mensagem

Projeto completo de uma edificação

Alexdes10
postou em Seg, 08 Ago 2011, 18:35
Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

    Boa tarde companheiros,

    Sou recem formado e como muitos engenheiros nesta etapa que se inicia, gostaria que os engenheiros mais experientes nos fonecessem mais informações sobre as etapas de planejamento, projeto e fiscalização da obra.

    Minha dúvida é:

    Estou planejando partir para área de construção de residências e de edificações de médio porte. Gostaria que me deêm um norte, de procedimentos passo a passo, com cuidados a serem tomados, desde o inicio dos cálculos, detalhes de projeto e por final a fiscalização da obra.

    Peguei um projeto com 4 pavimentos, dai gostaria de saber se vocês podem mostrar um modelo de roteiro de cálculos estruturais até a planilha de materiais. Nesta edificação o acesso aos andares superiores vai ser por rampa, por tanto também gostaria de saber se posso calcular ela como uma laje macissa, já as lajes dos pavimentos serão de vigota. Existe um programa para calculo de vigota?

    Abraço a todos


    _________________
    Alexandre S. Silva

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Jonas de Jesus
    postou em Qui, 11 Ago 2011, 17:03
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Boa tarde

      É uma boa iniciativa tocar seu próprio negócio; proporciona um grande crescimento, aprendizado e satisfação.

      Eis um passo a passo (se alguém do Fórum discordar, fique à vontade para opinar; e se eu estiver errado, me corrijam):

      01º Passo: obtenção do terreno
      02º Passo: conhecimento do Código Municipal de Obras
      03º Passo: Projeto de Arquitetura (obrigatório por lei)
      04º Passo: Projeto de Estrutura
      05º Passo: Projeto de Fundação
      06º Passo: Projeto de Instalações Elétricas (obrigatório por normas da Concessionária local)
      07º Passo: Projeto de Instalações Hidrossanitárias