Projeto completo de uma edificação


Responder Mensagem

Projeto completo de uma edificação

Alexdes10
postou em Seg, 08 Ago 2011, 18:35
Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

    Boa tarde companheiros,

    Sou recem formado e como muitos engenheiros nesta etapa que se inicia, gostaria que os engenheiros mais experientes nos fonecessem mais informações sobre as etapas de planejamento, projeto e fiscalização da obra.

    Minha dúvida é:

    Estou planejando partir para área de construção de residências e de edificações de médio porte. Gostaria que me deêm um norte, de procedimentos passo a passo, com cuidados a serem tomados, desde o inicio dos cálculos, detalhes de projeto e por final a fiscalização da obra.

    Peguei um projeto com 4 pavimentos, dai gostaria de saber se vocês podem mostrar um modelo de roteiro de cálculos estruturais até a planilha de materiais. Nesta edificação o acesso aos andares superiores vai ser por rampa, por tanto também gostaria de saber se posso calcular ela como uma laje macissa, já as lajes dos pavimentos serão de vigota. Existe um programa para calculo de vigota?

    Abraço a todos


    _________________
    Alexandre S. Silva

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Jonas de Jesus
    postou em Qui, 11 Ago 2011, 17:03
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Boa tarde

      É uma boa iniciativa tocar seu próprio negócio; proporciona um grande crescimento, aprendizado e satisfação.

      Eis um passo a passo (se alguém do Fórum discordar, fique à vontade para opinar; e se eu estiver errado, me corrijam):

      01º Passo: obtenção do terreno
      02º Passo: conhecimento do Código Municipal de Obras
      03º Passo: Projeto de Arquitetura (obrigatório por lei)
      04º Passo: Projeto de Estrutura
      05º Passo: Projeto de Fundação
      06º Passo: Projeto de Instalações Elétricas (obrigatório por normas da Concessionária local)
      07º Passo: Projeto de Instalações Hidrossanitárias
      08º Passo: compatibilização dos Projetos
      09º Passo: Especificações Técnicas
      10º Passo: Orçamento da Obra
      11º Passo: obtenção do Alvará de Construção (liberação da Prefeitura Municipal para a Construção)
      12º Passo: Planejamento da Obra (Cronograma, etc.)
      13º Passo: Construção
      14º Passo: obtenção do Habite-se (liberação da Prefeitura Municipal para a ocupação do imóvel)

      Tenha cuidado principalmente nos Projetos de Estrutura, Fundação e Instalações Elétricas, pois erros nestes projetos podem custar vidas. Tenha cuidado também na Construção da Estrutura e das Fundações, e na Execução das Instalações Elétricas.
      Procure profissionais sérios, competentes e comprometidos, que façam seus trabalhos bem feitos. Obtenha referências com alguém que já contratou os serviços desses profissionais.

      É óbvio observar que caso você não tenha um domínio razoável da matéria, irá terceirizar os trabalhos, e pode ser facilmente enganado por um mal profissional. É óbvio também observar que é bastante improvável que você consiga executar todo o trabalho, desde os Projetos até a Fiscalização da Construção pelos pedreiros, eletricistas e encanadores. O mais lógico é você apenas controlar todo o trabalho, e deve ter em conta que precisa de profissionais capacitados, motivados, e em quem você confie, para delegar funções e responsabilidades.

      Detalhes de projeto são inviáveis de serem mostrados aqui, pois são inúmeros. Na internet mundo afora há diversos exemplos de Projetos, até Obras reais, disponíveis para download.

      É bem complicado mostrar um roteiro de cálculos estruturais. O cálculo estrutural é dividido em análise e dimensionamento.

      A análise estrutural hoje utiliza modelos bem próximos da realidade, através de softwares poderosos; observar o uso de um desses softwares desde a concepção até o detalhamento, no meu entender, daria uma boa idéia do passo a passo.
      Procure vídeos no youtube sobre: Cypecad, CAD/TQS, Eberick, que são softwares de Análise, Dimensionamento e Detalhamento aplamente utilizados aqui no Brasil.

      Vou ressaltar aqui aquela velha observação de que quem Projeta é o Engenheiro, e não o Software. É preciso entender o Software.

      O roteiro para dimensionamento de lajes e vigas é bastante simples; o de pilares é complexo pois é iterativo.
      Uma boa abordagem de dimensionamento de vigas, lajes e pilares é dada no livro do Professor José Milton de Araújo, Curso de Concreto Armado (http://www.editoradunas.com.br).

      No mais, te deixo uma dica: não faça tudo como a maioria das pessoas, que constrói irregularmente, sem alvará, sem projetos, sem orçamento, sem planejamento. Mesmo que sua Construtora seja pequena, conduza-a com mentalidade de uma Grande Empresa.

      Estou à disposição para continuar ajudando.

      Atenciosamente

      Engº Jonas de Jesus

      Projeto completo de uma edificação

      IsaacdeCristo
      postou em Sex, 19 Ago 2011, 09:45
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Alex,

        Você pode também ler o livro "Conhecendo Obras" - 3ª Edição - ideal para quem pretende construir, reformar ou investir em imóveis.

        Destinado a proprietários, arquitetos, engenheiros, técnicos em edificações, tecnólogos e todos que se envolvem com obras:

        ***
        3ª Edição do livro "CONHECENDO OBRAS
        Ideal para quem pretende construir, reformar ou investir em imóveis" +(CD GRÁTIS)
        !

        Nas maiores redes de livrarias como Saraiva, Cultura, Martins Fontes e outras por todo o Brasil ou em nosso site:
        www.conhecendoobras.com.br

        +
        CONTEÚDO DO CD (Grátis)QUE ACOMPANHA O LIVRO:
        -Planilhas de Orçamento(Completas) - em Excel: Orçamento Discriminativo, Orçamento Resumo e Cronograma - Todas linkadas. Mesmo modelo exigido pelos bancos para financiamento de obras;
        -Relação com preços unitários de 3242 Serviços de construção em todos os Estados do Brasil(Arquivos em .PDF - 228 páginas) - ;
        -Relação com preços de 5245 itens/materiais de construção em todos os Estados do Brasil(Arquivos em .PDF - 105 páginas) - ;
        -Contrato para projetos(O mesmo modelo comentado no livro);
        -Contrato para obras(O mesmo modelo comentado no livro);
        -Tabelas de traços de argamassas;
        -Tabelas de traços de concreto;
        -Modelos de Especificação de Materiais;
        -Modelo de Diário de obra;
        -Outros utilitários para obras.

        Adquira já o seu exemplar no site www.CONHECENDOOBRAS.com.br.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Alexdes10
        postou em Seg, 22 Ago 2011, 22:54
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

          Boa noite,

          Antes de tudo agradeço aos colegas Jonas e Isaac, pela atenção depositada às minhas dúvidas.

          Depois decidi ingressar na área de construções de residências de pequeno e médio porte, pesquisei várias literaturas, dentre elas adquiri o livro do nosso amigo Isaac que tem sido de muita ajuda para esclarecer algumas dúvidas. Hoje em dia existem inúmeros lugares para se buscar material literário para podermos buscar conhecimento, porém nada substitui a troca de experiências entre profissionais que se propõem em discutir e sanar duvidas que para alguns são comuns, principalmente para recém formados como eu.

          Caro colega Jonas,

          Tenho algumas dúvidas na parte do projeto estrutural:

          * Laje:
          O projeto e dimensionamento para lajes maciças e vigas é de certa forma, como você mesmo disse bastante simples.
          Comumente em obras de pequeno e médio porte, se torna viável utilizar lajes pré-moldadas “vigotas/treliças”
          Como dimensionar o diâmetro das armaduras das vigotas/treliças?
          Existe uma tabela padrão, roteiro padrão ou varia de fabricante para fabricante?

          Pesquisei os programas citados por você, já conhecia o Eberick e acho bem agradável de utilizar é claro que dando ênfase ao que você disse sabiamente, que quem projeta é o Engenheiro e não o software, tem-se que saber o que esta fazendo para pode utilizar e usufrui da ferramenta.

          Desde já agradeço a atenção e ajuda as duvidas aqui citadas,

          Atenciosamente,

          Eng° Alexandre dos Santos Silva
          alexdes10@hotmail.com

          _________________
          Alexandre S. Silva

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais