[Qual cursar?] Técnico em Edificações x Engenharia Civil


Responder Mensagem

[Qual cursar?] Técnico em Edificações x Engenharia Civil

TSTBianco
postou em Dom, 14 Ago 2011, 03:35
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Senhores, bom dia.

    Gostaria de receber a opinião dos senhores, pois, realmente estou em dúvida.

    Estava analisando aqui, tenho 23 anos completos neste ano de 2011, me formei neste ano como Técnico em Segurança do Trabalho.

    Fui aprovado no processo seletivo do Secitec/Ceprotec(Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - Centro Profissionalizante e Tecnológico), para o curso Técnico em Edificações e também meia bolsa para a faculdade de Engenharia Civil(Faculdade Anhanguera Educacional).

    Estou em dúvida no seguinte:
    - Qual a melhor escolha?
    Partir direto para Engenharia Civil ou cursar primeiro o Técnico em Edificações???

    Imagino que cursando o Técnico em Edificações, provavelmente ganharei mais conhecimento e experiência na área de construções.
    Também imagino que a copa em 2014, se me formar entre o final de 2012 ao meio do ano de 2013. Assim, como Técnico em Edificações, fica mais fácil de arranjar emprego para as construções para a copa aqui no Brasil??

    O que o mercado de trabalho procura mais: Técnico em Edificações ou Engenheiro Civil???
    Sei que o engenheiro ganha ali por uns 6 a 7 mil e o técnico uns 2 mil.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Técnico em Edificações x Engenharia Civil

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 14 Ago 2011, 10:04
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Bianco,

      Seria muito bom você fazer o curso de Técnico em Edificações, caso não fosse possível fazer logo Engenharia Civil, mas se é possível, então seria bom fazer logo Engenhia Civil. Cusrando este você adquirirá experiência como estágio ou até mesmo algum emprego já na área de Construção Civil como auxiliar - uma espécie de técnico em Edificações NU.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Seg, 15 Ago 2011, 15:35, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Técnico em Edificações x Engenharia Civil

      TSTBianco
      postou em Dom, 14 Ago 2011, 17:53
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Ola Isaac, obrigado pela sua resposta. É que havia lido em um tópico antigo você recomendando fazer primeiro Técnico em Edificações.

        E o mercado de trabalho para Engenheiro Civil? Será que não esta saturado igual ao mercado de Direito? Estava interessado em Eng. Civil ou Direito, parti para engenharia civil pois acredito que Direito já tem muito bacharel formado, se bem que tem "pouco" bacharel bom, a maior parte só faz a faculdade sem correr atrás de estudar e realmente aprender, acham que só a faculdade é suficiente, grande erro que a maioria comete.

        Engenharia civil, o campo é muito grande também e para nós que estivermos saindo da faculdade "crús", ou seja, sem experiência e conhecimento da área, é difícil encontrar emprego, além de que hoje em dia exigem Inglês(não sei nada de inglês e não acredito em cursos como CCAA, Wizard, etc).

        Li esta reportagem, segue abaixo:
        ---------------------------------
        Você acha correto técnicos de edificações e tecnólogos cordenarem obras na ausência de engenheiros civis?

        Encontrar bons engenheiros civis com experiência em canteiros de obras está cada vez mais difícil. Diversos construtores ouvidos pela revista Téchne alertam para a falta de bons profissionais. Se o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, aquecer o mercado de trabalho, a situação pode se agravar ainda mais. Todos os anos centenas de engenheiros civis formados em boas escolas têm migrado para a área financeira e outros setores da economia. Enquanto isso, outros profissionais sem formação universitária aproveitam para ocupar o vácuo deixado por engenheiros civis. O que você acha disso? Esse exercício profissional deve ser disciplinado? O tecnólogo ou técnico de edificações possui formação para coordenar obras?
        Fonte: http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/119/artigo44943-1.asp
        -------------------

        Será que realmente esta reportagem é verdadeira, realmente esta sendo formado engenheiro civil e estes indo trabalhar em uma área que não tem nada a ver com sua formação? Nesta reportagem diz "Todos os anos centenas de engenheiros civis formados em boas escolas têm migrado para a área financeira e outros setores da economia."

        Poxa, será verdade mesmo isto? Então esta saturado o mercado para engenharia civil. Li em outro site dizem que o Brasil não forma a quantia necessária por ano de engenheiro civil, ou seja, estaria faltando engenheiro no mercado de trabalho.

        Qual sua opinião e comentários sobre esta minha resposta?

        Obrigado amigo.

        IsaacdeCristo escreveu:Caro Bianco,

        Seria muito bom você fazer o curso de Técnico em Edificações, caso não fosse possível fazer logo Engenharia Civil, mas se é possível, então seria bom fazer logo Engenhia Civil. Cusrando este você adquirirá experiência com estágios ou até mesmo algum emprego já na área de Construção Civil como auxiliar - uma espécie de técnico em Edificações NU.

        MoniqueLau
        postou em Sex, 25 Nov 2011, 00:13
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Ola, Bianco!

          Tanto tecnólogo quanto técnico há muita restrição. Minha sugestão é que você faça direto a Engenharia Civil. Se resolver fazer um técnico, para atingir um nível maior na área terá que estudar mais 5 anos de Engenharia Civil, e tecnólogo terá que fazer uma pós para ter direitos iguais aos de um Engenheiro.

          Como qualquer curso, acho que o ideal é cursar uma faculdade bacharelado e trabalhar na área paralelamente, adquirindo assim o conhecimento teórico e prático.

          _________________
          Monique Lau

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais