3 andares, refazer fundação?


Responder Mensagem

3 andares, refazer fundação?

rafael.arantes
postou em Seg, 05 Set 2011, 22:49
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Pessoal, meu primeiro post, pra ter uma idéia de que rumo eu tomo.
    Minha casa tem a fundação preparada para mais um pavimento superior, tanto que já subimos um comodo a mais em uma das laterais da casa.
    o formato da casa é como um castelinho:
    ____
    /____\ <--Telhado!
    [_2[_4]__
    [_1]_3[_5]

    Sendo cada bloquinho um comodo. O primeiro e segundo bloquinhos, da esquerda para direita, foi a pouco tempo construido, quer dizer, a parte de cima apenas...

    Bom, agora do lado direito da casa, pretendo fazer o seguindo, construir 2 andares, sendo que vamos aproveitar este bloco (da direita) que já tem base para mais um andar e tem as medidas de 5 x 6 m.

    Tenho a idéia de construir uma casa completa utilizando este bloco de 5 x 6 m como "centro" da obra. Pretendo estender atrás da casa + 5 m e a frente da casa 5m, no total ficaria então com 16m de comprimento. Pretendo subir 2 andares, no total ficaria então assim:
    /__\
    [_3_]
    [_2_]
    [_1_]

    3 andares. ou térreo + 2 andrares. Teria uma escada externa para acesso ao andar 3, que seria disponibilizado para locação. Enquanto eu habitaria o andar 1 e 2.

    A minha dúvida é: Preciso refazer a fundação do bloco 5 do primeiro desenho, que já tem fundação para sobrado atualmente? Teria como apenas reforçar? Este tipo de construção teria um custo de quanto aproximadamente? Uma idéia de como seria a lateral ficaria assim:

    SUP:[__suite_____|___sala_______|_wc_|__copa_coz____]
    SUP:[__2_quartos____|__sala_______|____suite________|
    INF: [_4m_garagem__|__5m_sala____|____5m_copa_coz_]_3m_serviço_

    Seria tipo isso ae, a largura da construção é de fora a fora um total de 5 metros.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Ter, 06 Set 2011, 09:04
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Rafael, sem sondagem (ou pelo menos uma boa descrição do tipo de solo) e sem o tamanho da fundação atual é quase impossível te falar algo por hora.
      Abs,

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      rafael.arantes
      postou em Ter, 06 Set 2011, 19:19
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Bruno, a fundação atual tem aproximadamente entre 1.5m e 2m.

        o Solo é muito firme, foi feito terraplanagem na época da construção, não é alagadisso e até hoje em 30 anos só pegou água de enxente por exemplo 1 vez, altura de 50cm a agua ficou, nem trincas deu na casa, nao aconteceu nada, só manchou a parede.

        Se eu fosse construir do zero um sobrado de 3 andares nas condições que falei, tem idéia de quanto eu gastaria na casa? Meu estado é Minas Gerais.

        Internamente não teria muitas paredes, apenas colunas.


        Responder Mensagem


        Cálculo Estrutural