Ganchos de armadura como apoio


Responder Mensagem

Ganchos de armadura como apoio

Hildebrando Santos
postou em Qua, 07 Set 2011, 23:38
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa noite amigos!

    Tive um problema com o corte e dobra de aço em minha obra sobre o seguinte tema: Dobra mínima em armaduras,

    A maior parte dos projetos que tenho principalmente de lajes são detalhados com ganchos a baixo do permitido pela NBR 6118:2003 forçando a utilização de pinos de dobramento também abaixo desta norma.

    Ao questionar os escritórios de cálculo sobre o problema acima recebo a seguinte resposta:

    "Estas dobras são apenas para posicionar a armadura na laje, pode dobrar com os pinos abaixo do especificado em norma"

    Então ficam as perguntas:

    -Realmente é necessário o dobramento de ganchos para posicionar as armaduras?
    Sei que é possível realizar a armação sem este tipo de artifício.

    -O comprimento destas dobras abaixo do especificado pela NBR 6118:2003 não poderia causar uma situação de fendilhamento no concreto?


    -Este pequeno comprimento quando começar a trabalhar não estaria criando um ponto de tensão?

    Além destes problemas tenho o comprometimento do aço pelo dobramento abaixo de norma.

    Se alguém puder me dar um exemplo ou indicar um artigo sobre o cálculo destes tipos de incidências será de grande ajuda.


    Agradeço pela ajuda de todos!

    Abraços


    _________________
    Hildebrando Santos

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Dom, 11 Set 2011, 17:23
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Prezado Hildebrando Santos, boa tarde

      A obrigatoriedade do uso de gancho nas extremidades das lajes vai depender do esforço que alí existe.

      Estes esforços geralmente são os momentos de flexão negativos Mf e então teremos uma força F = Mf/z, sendo z o braço de alavanca da seção da laje.

      Normalmente nas lajes correntes de edifícios residenciais, com seus carregamentos e sobrecargas usuais, estes esforços são cobertos pela armadura mínima que colocamos nas lajes, sendo que a largura dos apoios dispensam as dobras das armaduras.

      Então geralmente os ganchos serão necessários quando tivermos lajes pouco espessas ou com grandes cargas, bem acima das usuais, como por exemplo, em lajes de depósitos, bibliotecas, de estacionamento, etc.

      Deve-se verificar também na região dos apoios, a necessidade das armaduras para combater os esforços cortantes devido ao cisalhamento. Se houver esta necessidade, dobramos a 45º as armaduras de flexão que ali chegam.

      At.,

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural