Posso usar o muro do terreno como parede interna do sobrado?


Responder Mensagem

Posso usar o muro do terreno como parede interna do sobrado?

Bruno Forte
postou em Qui, 29 Set 2011, 20:49
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Sou apenas estudante de engenharia, então não tenho nenhuma experiência.
    Estou fazendo um projeto por hobby e tive essa dúvida...
    Um dos lados da casa não há aberturas, e é rente o muro limitante do terreno.
    Eu posso usar esse muro como parede interna da residência, ou devo erguer outra parede?

    Agradeço a paciência de todos Legal


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Posso usar o muro do terreno como parede interna do sobrado

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 29 Set 2011, 21:33
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Bruno,

      O ideal é fazer uma nova parede, até porque creio que, estruturalmente, a fundação do muro não tenha sido preparada para maiores cargas.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Posso usar o muro do terreno como parede interna do sobr

      eloirson
      postou em Qui, 13 Out 2011, 12:44
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

        Cara sou estudante de Arquitetura.

        Seria mais interessante fazer uma nova parede,pois essa parede ja deve ter um tempo construída,e tu nao sabe qual a resistência que ela aguenta.
        Tu não vai gastar muito por isso e seria muito mais seguro.

        Tu vai gastar em torno de 64 reais o m² do bloco de concreto Aparente.
        Depende do ambiente,por exemplo se for um uma sala. Tu vai gastar em torno de 900 reais.

        Sei la espero ter ajudado

        A_Araujo
        postou em Ter, 09 Out 2012, 14:16
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Complementado os colegas, destaco um outro ponto interessante: na maioria dos códigos de obra você vai descobrir em algum lugar falando que "paredes divisórias", "paredes limítrofes" etc devem ser realizadas em alvenarias de "uma vez" ou de "tijolos deitados".
          Lembrando que o limite do lote é uma linha imaginária, o muro de divisa deve pertencer a ambos os vizinhos, sendo uma obrigação de ambos. Neste caso, ambos participam $$$ e o muro pode ser feito metade de sua espessura para cada lado da linha imaginária.
          Mas se eu tenho um lote, não sei quem é meu vizinho ou ele não liga para o fato de permanecer aberto e eu resolvo enfiar a mão no bolso e murar sózinho, vou fazer isto da linha imaginária para dentro, ou seja, dentro do que me pertence - e o muro é meu, meu, todo meu...
          Percebeu a diferença? No primeiro caso, o muro é espesso o suficiente para que, amanhã, o vizinho que quiser fazer um prédio de dez andares o faça sobre a metade da alvenaris que lhe pertence, sem invadir a pertença alheia, deixando aí metade da espessura à quisa de muro (embora inútil).
          Na outra forma, dá-se seguimento ao muro até chegar dez andares acima pois se acha feito exclusivamente sobre o terreno que te pertence (a outra metade da espessura foi aquela que o vizinho não fez).
          Importa primeiro saber, portanto, a história do muro. Se pertence a ambos, não pode ser utilizado com exclusividade. Se pertence somente ao seu lote, não só pode como o vizinho não tem direito nem de bater prego nele - afinal, a parede é sua.
          Abraço,

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Posso usar o muro do terreno como parede interna do sobr

          Visitante
          postou em Sáb, 25 Nov 2017, 15:03

            Bruno Forte escreveu:Sou apenas estudante de engenharia, então não tenho nenhuma experiência.
            Estou fazendo um projeto por hobby e tive essa dúvida...
            Um dos lados da casa não há aberturas, e é rente o muro limitante do terreno.
            Eu posso usar esse muro como parede interna da residência, ou devo erguer outra parede?

            Agradeço a paciência de todos Legal

            Visitante
            postou em Dom, 26 Nov 2017, 08:37

              A_Araujo escreveu:Complementado os colegas, destaco um outro ponto interessante: na maioria dos códigos de obra você vai descobrir em algum lugar falando que "paredes divisórias", "paredes limítrofes" etc devem ser realizadas em alvenarias de "uma vez" ou de "tijolos deitados".
              Lembrando que o limite do lote é uma linha imaginária, o muro de divisa deve pertencer a ambos os vizinhos, sendo uma obrigação de ambos. Neste caso, ambos participam $$$ e o muro pode ser feito metade de sua espessura para cada lado da linha imaginária.
              Mas se eu tenho um lote, não sei quem é meu vizinho ou ele não liga para o fato de permanecer aberto e eu resolvo enfiar a mão no bolso e murar sózinho, vou fazer isto da linha imaginária para dentro, ou seja, dentro do que me pertence - e o muro é meu, meu, todo meu...
              Percebeu a diferença? No primeiro caso, o muro é espesso o suficiente para que, amanhã, o vizinho que quiser fazer um prédio de dez andares o faça sobre a metade da alvenaris que lhe pertence, sem invadir a pertença alheia, deixando aí metade da espessura à quisa de muro (embora inútil).
              Na outra forma, dá-se seguimento ao muro até chegar dez andares acima pois se acha feito exclusivamente sobre o terreno que te pertence (a outra metade da espessura foi aquela que o vizinho não fez).
              Importa primeiro saber, portanto, a história do muro. Se pertence a ambos, não pode ser utilizado com exclusividade. Se pertence somente ao seu lote, não só pode como o vizinho não tem direito nem de bater prego nele - afinal, a parede é sua.
              Abraço,


              Responder Mensagem


              Construção civil, discussões gerais