Armadura de pele (costela)


Responder Mensagem

Armadura de pele (costela)

Filipe
postou em Qui, 29 Set 2011, 23:12
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Olá caros colegas,

    Em um projeto de vigas invertidas de 14x125cm está pedindo a execução de uma armadura de pele (costela) de 2x6 Φ 8mm.

    O problema: Vistoriando a obra verifiquei que o encarregado de armação estava com um projeto antigo e estava executando as vigas com costela de Φ6,3mm.

    Pelo que recomenda a NBR 6118 a armadura lateral mínima deve ser de 0,10% da área de concreto da seção da viga para evitarmos problemas com fissuras causadas por forças de tração/flexão.

    O que os caros colegas acham? Está muito justo esse valor? Da pra passar assim mesmo e corrigimos o problemas nos proximos pavimentos? Gostaria da opnião dos ilustríssimo.
    Grato,

    Filipe Conde


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Armadura de pele (costela)

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 30 Set 2011, 00:31
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Filipe,

      Cada caso é um caso. Em minha opinião, mesmo optando por manter a parte já executada, e por questão ética eu consultaria o responsável pelo projeto. Creio que ele autorizará.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Filipe
      postou em Sex, 30 Set 2011, 08:26
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Bom dia,

        Com certeza irei comunicar o eng. Calculista meu caro Issac.

        Pelos meus calculos esta passando era uma questão de curiosidade saber a opnião de outros eng. para saber se ja tiveram algum tipo de problema com vigas invertidas que estao com a armacao de pele muito justa.

        Desde ja agradeço a atenção


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural