Diminuindo o Custo da Construção


Responder Mensagem

Diminuindo o Custo da Construção

felippe marques
postou em Dom, 02 Out 2011, 23:11
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Tenho uma Jazida de Areia de Quartzo, e trabalho com o beneficiamento e venda deste material para industrias de fundição.

    Comecei a me interessar no ramo de construção civil a pouco tempo e sendo leigo no ramo tenho essas pequenas duvidas.

    Eu tenho a possibilidade de montar uma pequena fábrica de blocos, laje pre moldada, textura e argamassa para atender somente a minha pequena empresa de construção.

    No caso em uma obra eu não teria que comprar areia, argamassa, blocos, textura e a laje pre moldada, eu produziria isso tudo com baixo custo pois tenho a materia prima desses materiais em abundancia.

    Gostaria de saber se isso me ajudaria realmente no preço final da obra.

    Fico no aguardo de uma luz, agradecendo desde já a atenção de todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Diminuindo o Custo da Construção - Insumos

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 03 Out 2011, 09:00
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Muito grato pela consulta e confiança em meu trabalho. De certa forma haverá redução no preço final do custo das obras, mas não dá pra determinar com precisão de quanto será o percentual dessa redução.

      Em minha sincera opinião isso lhe dará mais competitividade, mas não creio que seja o caso de possibilitar uma grande vantagem a ponto de permitir redução final no preço de venda, já que as grandes empresas também tem “cartas nas mangas” que permitem reduzir os preços até mais do que esta sua vantagem.

      Em outras palavras, esta sua vantagem, será apenas em alguns insumos, dentre os milhares que compõem uma obra.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Sérgio Guimarães
      postou em Seg, 03 Out 2011, 20:39
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 47

        Caro felippe,

        Se sua empresa é pequena, diversificar muito, pode ser arriscado, pois você poderá perder o foco de seu negócio.
        No caso da indústria da construção a quantidade de insumos ligados diretamente à construção já é muito grande, e não é sem razão que o conceito da curva ABC continua atual. Na curva ABC, você elenca os insumos dos mais representativos aos menos representativos, e a partir dela você monta sua estratégia de controle, dando maior atenção obviamente aos mais representativos.
        Ou seja, "resumindo a missa", estude bem a situção e avalie se de repente não é melhor você ser um fornecedor da indústria da construção, em vez estar diretamente nela.

        Espero ter ajudado,
        Sérgio Guimarães


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural