Dúvidas sobre ferragens armadas


Responder Mensagem

Dúvidas sobre ferragens armadas

tatiana.cta
postou em Sex, 30 Set 2005, 17:51
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Qual a ferragem ideal para a construção de colunas e vigas para um vão livre de 12 metros???

    Meu cliente quer contruir uma garagem (telhado com canaletão) sua entrada terá somente 2 colunas e o vigamento de cima com 12 metros de vão livre.


    O vigamento terá que ser com 6 vergalhões ou mais??? Em quais bitolas??? Qual a largura e altura ideais deste vigamento???


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Lucas
    postou em Dom, 02 Out 2005, 08:42
    Administrador | Mensagens: 160

      Já tentou fazer o cálculo desta viga? Não dá p/ falar assim diretamente como será a ferragem, você precisa fazer o cálculo.

      Estruturas

      Everton_Paulo
      postou em Ter, 04 Out 2005, 13:48
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        É dificil de falar e tambem compreender especificamente como é o projeto e falar sem os devidos cálculos estruturais. Tem que analisados os seguintes esforços (permanentes, acidentais) sem projeto fica dificil.


        ________________________
        Everton Paulo B. Nascimento
        ________________________

        Armadura

        Zapla
        postou em Sex, 18 Nov 2005, 23:33
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 59

          Caros colegas,

          Me perdoem. Mas é que não estou acostumado a ouvir "ferragem" e sim ARMADURA. Ferragem normalmente, utilizamos em portas e esquadrias.

          Não sei como mencionam o nome aço estrutural em outros estados.

          _________________
          Seja qual for o seu problema, nos poderemos ter a solução ! Fique a vontade.

          Saudações Leonardo Zapla

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          sebasilva
          postou em Qua, 18 Jan 2006, 14:50
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            Seja "ferragem" ou "armadura" acho que todo entedeu o que se quis dizer. A verdade é que precisa-se saber quanto é o peso por metro quadrado da telha e a área de cobertura. Normalmente estes calhetões se apoiam em dois pontos (no caso duas vigas com 12 metros, pelo que pude entender). Metade do peso será distribuído pelas duas vigas. Há ainda que considerar uma eventual sobrecarga (ver a norma). Como a entrada só tem duas colunas a viga de 12m será biapoiada. O momento fletor será qL^2/8 ondel q é a carga por metro linear na viga e L o vão (12m no caso). Com este valor é possível dimensionar a viga (considerando, é claro, os coeficientes de segurança exigidos pela norma) e fica um pouco complicado explicar aqui. Se você é engenheira civil recomendo uma revisão na sua matéria de concreto armado, senão procure um engenheiro (praticante e registrado no CREA, de preferência) e contrate-o.
            Qualquer dúvida pode entrar em contato.

            _________________
            Sebastião Silva da Silveira
            Engenheiro Civil


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural