Ajuda.....rasgo nessa parede...pode afetar estrutura do ap??


Responder Mensagem

Ajuda.....rasgo nessa parede...pode afetar estrutura do ap??

kojakareka
postou em Seg, 05 Dez 2011, 15:47
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá senhores!!!

    Sou novo aki no forum e assim como todos,busco informação....sugestões serão muito bem vindas!!!


    Estou com planos de fazer uma cozinha americana no meu ap....Porém a primeira dúvida,foi saber se seria possive realizar uma abertura/rasgo na parede sala/cozinha....fui ate a adm do cond me informar se haveria algum problema e se existia alguma dimensão padrao....
    Daí fui informormado q poderia ser feito e ki a dimenão padrão era de 1,20x1,20......
    Minha parede mede 3,00 x 2,40....minha dúvida é a seguinte:minha ideia era fazer o rasgo na dimensão de 1,50 x 1,10 fora do padrão informado pelo condominio......será q esses valores irão fazer algum dano,prejudicando a estrutura do ap??....ja que moro no 3 andar e tem + 1 ap em cima.....
    Segundo o pedreiro....."não pega nada" ...ou e melhor buscar ajuda de alguem realmente do ramo?
    Muito obrigado pela ajuda e atenção de todos!
    Grande abraço!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Leandro Correa
    postou em Seg, 05 Dez 2011, 17:59
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

      Olá,

      Geralmente o condomínio tem uma planta "tipo" de todo o pavimento, mostrando a localização das unidades e a dimensão e localização das estruturas do edifício. Sem essa informação é difícil te dizer com exatidão se você pode ou não realizar essa intervenção. Também é necessário verificar se na parede em questão não passam tubulações elétricas e hidráulicas do edifício. Você NUNCA deve confiar absolutamente na opinião do pedreiro, porque por melhor que seja o profissional, ele não está habilitado a fornecer esse tipo de "laudo técnico". O que eu recomendo é que você contrate um arquiteto para elaborar um projeto de reforma, pois com um projeto na mão você pode ter maior controle sobre a reforma e consequentemente maior economia.

      Atenciosamente,

      Arq. Leandro Corrêa

      Bruno
      postou em Seg, 05 Dez 2011, 21:18
      Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

        Vamos lá:

        - SE o edifício não for em alvenaria estrutural;
        - SE não houverem pilares ou vigas no trecho que você quer tirar;
        - SE não houvere tubulações de elétrica, hidráulica ou gás no trecho a ser aberto;

        Daí você pode tirar, caso contrário não. Alguns apartamentos possuem um "manual do proprietário" que diz aonde estão esses elementos...não confie nas plantas de elétrica e hidráulica, uma vez que dependendo da cidade e da construtora podem não serem seguidas "à risca" no caminhamento da tubulação.

        Abs,

        _________________
        Bruno Gonçalves Faria
        Cálculo Estrutural
        bruno.gfaria@gmail.com

        Rasgo nessa parede...pode afetar estrutura do ap??

        IsaacdeCristo
        postou em Ter, 06 Dez 2011, 11:12
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro(a) Kojacareka,

          Na verdade não dá pra opinar sem conhecer o projeto estrutural do prédio.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais