Chuvas fortes: como aproveitar tanta água que cai do céu?


Responder Mensagem

Chuvas fortes: como aproveitar tanta água que cai do céu?

fórum
postou em Sex, 06 Jan 2012, 14:47
Moderador | Mensagens: 220

    Chuvas fortes: como aproveitar tanta água que cai do céu?

    Várias partes do Brasil têm registrado altos índices de chuva. Que tal aproveitar para adotar a ideia do reuso de água, utilizando o recurso para rega de jardins ou limpeza de calçadas? Além de ajudar o meio ambiente, o bolso agradece.

    Os meses mais chuvosos chegaram e particularmente este ano de forma ainda mais intensa. Mas como aproveitar tanta água que cai do céu? E como armazená-la de forma ecológica, econômica e eficaz para reuso em atividades domésticas, como na descarga de banheiro, lavagem de roupas e carros, irrigação, e outras atividades?

    Nem todos conhecem, mas há muitas maneiras de reaproveitar a água em casa. Uma delas é por meio de cisternas, um tipo reservatório subterrâneo que armazena água da chuva para ser reutilizada. Em locais onde o abastecimento é imprevisível elas ajudam a contornar os efeitos do racionamento, pois aumentam a quantidade de água disponível. É o caso dos modelos desenvolvidos em polietileno pela FortLev, indústria líder do setor. Tanto a cisterna vertical quanto a horizontal são capazes de armazenar 5 mil litros de água da chuva, bastando que sejam enterradas e conectadas às calhas do telhado.

    Já para quem dispõe de pouco espaço uma solução prática é o tanque slim que por possuir design diferenciado não precisa ser enterrado, bastando ser instalado próximo às calhas do telhado para captar água da chuva. Possui capacidade de armazenamento de 2 mil litros d’água e possui torneira para uso na rega de jardins. Todas as soluções, além de serem eficientes na economia de água e redução dos custos da casa, contribuem na preservação dos recursos naturais.

    Conheça melhor as opções para captação e armazenamento de água de chuva:

    Cisternas horizontais



    Voltada para a utilização em áreas comerciais, residenciais, industriais e agrícolas, a cisterna é uma revolução no conceito de armazenamento e economia de água. O produto foi desenvolvido com tecnologia para permitir a instalação subterrânea rasa, aliando resistência e qualidade. Ela suporta as pressões do aterramento, podendo ser instalada em qualquer ponto do terreno. Pode ser instalada conjugada para aumentar a capacidade de armazenamento, sendo a solução ideal para condomínios, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos que precisam de garantia de grandes volumes de água. Está disponível na versão de 5 mil litros.

    Cisternas verticais



    Foram desenvolvidas para armazenar água da chuva e potável, e possuem como atributos principais a facilidade de instalação, acesso para manutenção e tampa com ¼ de volta. Devido a suas dimensões, requer a menor área de escavação do mercado, quando a opção for usá-la enterrada. Voltadas para utilização em áreas comerciais, residenciais, industriais e agrícolas, foram projetadas para o armazenamento de grande quantidade de água de forma discreta e funcional. podendo ser instalada no jardim, sob a residência, ou em outros pontos do terreno. Disponível no modelo de 5 mil litros.

    Tanques Slim



    Reservatório com sistema exclusivo e inovador, ideal para espaços reduzidos. Com capacidade para até 2 mil litros, proporciona economia por meio do reaproveitamento da água da chuva, que pode ser usada na rega de jardins ou distribuição para outras partes da casa, como no vaso sanitário. Possui proteção anti-UV e é composto por tampa encaixável e caixa separadora de folhas. Tem paredes internas lisas para facilitar a higienização. Interligados em sequência, podem ser utilizados como muro.

    Informações de Tríade Comunicação


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Chuvas fortes: como aproveitar tanta água que cai do céu?

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 16 Abr 2012, 06:21
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezados amigos,

      Lançar mão de recursos deste tipo, além e ser substancialmente econômico, é o mínimo que se pode fazer para contribuir com o nosso Planeta e mais ainda, conosco mesmo no futuro, no tocante à sustentabilidade tão buscada, necessária e relatada a todo tempo. São o que buscam ao projetar e construir os ditos "Edifícios verdes".

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem


      Notícias