ajuda com laje


Responder Mensagem

ajuda com laje

rlbozzo
postou em Dom, 15 Jan 2012, 16:41
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Srs. boa tarde. Peço a ajuda para meu caso: construi uma laje de 6,25x4,85 em minha casa com hfinal de 12,5 cm, ela esta ancorada nos 4 lados e foi armada em uma direção; ela tem um vão livre de 5,60x4,55. Agora pretendo construir sobre ela uma suíte com banheiro e varanda, mas a cobertura será um telhado com subcobertura e forro (de gesso provavelmente). Pretendo construir sobre as vigas, exceto uma parede do banheiro e uma parede de 4,55 m para formar um corredor para acesso a outra parte da casa a ser construída. Minhas dúvidas são se posso construir com tranquilidade e se posso fazer, e como fazer, os furos na laje para o esgoto do banheiro. Esta laje, quando construi, o pedreiro me disse que poderia fazer mais 2 andares em cima que esta laje aguentaria pois ele reforçou os pilares, vigas e a armação da laje usando ferros mais grossos, inclusive ele utilizou duas barras de 3/8" em "X" sobre a laje para evitar que a mesma crie "barriga". Agradeço a atenção e ajuda de todos.


    _________________
    Grato

    Roberto

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    eng_sidnei
    postou em Dom, 15 Jan 2012, 21:43
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Aconselho a procurar um engenheiro da sua cidade. Não arrisque seu dinheiro nas estorias que o pedreiro te conta.

      parede que apoia sobre laje

      edmarferreirajr
      postou em Dom, 15 Jan 2012, 21:52
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Caro Roberto,
        Não quero faltar com o respeito para com o seu pedreiro, mas pedreiro, quando bom, apenas executa bem o seu trabalho, que certamente não diz respeito à dimensionamento de qualquer estrutura que seja. Por isso mesmo, antes de tomar qualquer iniciativa de planejamento e construção, procure uma consultoria de um projetista de estruturas (o popular calculista) e tenha uma opinião segura. Não economize a esse respeito, pois o prejuízo pode ser bem maior.
        Quero deixar algumas observações para esclarecimento a respeito de questões técnicas, mas lhe imploro que não as tome como ponto de partida para suas decisões. Insisto: consulte o projetista de estruturas.
        Estudando as informações que você disponibiliza, observo que sua laje não possui geometria favorável para ser armado em uma única direção. Deduzo, portanto, se tratar de uma laje do tipo pre laje (com vigotas ou painel treliçado). É isso mesmo? Nesse caso, nos informamos com o fabricante da laje sobre a sobrecarga permitida. Ainda que a sobrecarga permita a construção de uma parede, optamos por um material leve, tal como o concreto celular autoclavado com densidade aproximada de 600 Kgf/m³ ou que seria ainda melhor uma parede seca (dry wall). Um detalhe importante é não construirmos a nova parede no sentido longitudinal de trabalho da laje (no sentido da vigota, para ser mais claro), pois as deformações ficam muito evidentes. Os furos podem ser executados em qualquer lugar da laje desde que sobre o material inerte (os blocos cerâmicos, EPS, etc.) e sem atingir qualquer vigota ou armadura armadura. Também é importante manter indenpendência entre a nova cobertura e a parede que será construída. Cobertura só deve ser apoiada sobre paredes se elas forem estruturais.

        _________________
        Edmar
        arquiteto e urbanista

        “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
        Herculano Pires

        rlbozzo
        postou em Seg, 16 Jan 2012, 11:54
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Edmar, boa tarde.

          Agradeço a atenção. As paredes externas seriam construídas sobres pilares e vigas já existentes,onde esta engastada a laje atual; estas paredes sustentarão o novo telhado (cerâmico, a princípio).

          A laje é pré-fabricada sim, em painel treliçado e as comprei em uma loja de material de construção em geral, não de um fabricante específico.

          Haveriam 2 paredes de 2,50 mt de altura e 1,50 mt de comprimento que seriam construídas na direção das treliças (para o fechamento do banheiro).

          Uma dúvida: se construir uma viga transversal à laje, no comprimento total da mesma, me permitiria a construção ?

          Grato pela ajuda.

          _________________
          Grato

          Roberto

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          edmarferreirajr
          postou em Seg, 16 Jan 2012, 20:07
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 107


            "Uma dúvida: se construir uma viga transversal à laje, no comprimento total da mesma, me permitiria a construção ?"



            Desde que a viga não implique no mínimo apoio sequer sobre a laje, sim. Mas isso em teoria, porque na prática seria um problema construtivo muito delicado. Logo de saída, esta viga deve obrigatóriamente se apoiar diretamente sobre os pilares (ou outra viga, se esta o permitir). Isso necessariamente já implica que esta nova viga seja uma viga já pronta, o que descarta o concreto armado moldado in loco, restando, portanto, o aço ou a madeira. Esta viga deve ser dimensionada e detalhada com muito carinho, pois não é só uma questão de carregamento, mas de construção adequada, que evite, sobretudo, o apoio da viga sobre a laje existente ao longo do tempo.
            Insisto: procure um consultor técnico qualificado (que possa se responsabilizar tecnicamente). Verá que é mais barato do que você imagina.
            Um abraço,

            _________________
            Edmar
            arquiteto e urbanista

            “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
            Herculano Pires

            rlbozzo
            postou em Ter, 17 Jan 2012, 09:05
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

              Edmar, bom dia.

              Pensei em construir esta viga por baixo da laje, para dar mais segurança. Mas você teria algum profissional para indicar ? Estou em SP, capital.

              _________________
              Grato

              Roberto

              Construção Sobre Laje Pré- Moldada

              Roberto Leal aragao
              postou em Ter, 17 Jan 2012, 09:38
              Usuário Novato | Mensagens: 1

                Bom dia Roberto. Na minha opinião não deveria prosseguir com sua ideia. Com certeza a laje não foi calculada para suportar esses esforços adicionais. Favor procurar um calculista para te dar a melhor solução. Um grande abraço.

                Engº Roberto Leal aragão.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                rlbozzo
                postou em Ter, 17 Jan 2012, 15:50
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                  Roberto, agradeço.

                  Você teria alguém para me indicar ?

                  _________________
                  Grato

                  Roberto

                  ajuda com laje

                  edmarferreirajr
                  postou em Ter, 17 Jan 2012, 17:01
                  Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

                    Caro Roberto,

                    Infelizmente estou no interior de Minas Gerais (próximo a Belo Horizonte). Não conheço ninguém em São Paulo, mas acho que você não terá dificuldade em conseguir alguma indicação com algum vizinho que já construiu com projeto e dimensionamento oficiais. Aqui mesmo eu sempre vejo alguém oferecendo serviços, veja no tópico "cálculo estrutural" do fórum.

                    Não construa sem a opinião de um técnico capacitado, pois é algo muitíssimo arriscado.

                    _________________
                    Edmar
                    arquiteto e urbanista

                    “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
                    Herculano Pires


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Construção civil, discussões gerais