ajuda sobre ferros p colunas e arranque?????????


Responder Mensagem

ajuda sobre ferros p colunas e arranque?????????

paulo p
postou em Ter, 17 Jan 2012, 18:23
Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

    olá, vou construir um sobrado, e no projeto entregue o engenheiro esta deixando para cada coluna um arranque de 50 cm no ferro diametro 5/16, que sai da broca e baldrame(cd broca tera 6 ferros). os ferros das colunas até as vigas sera de 3/8, assim como não entendo dessa parte, procuro ajuda de vcs, é normal fazer assim o arranque com diametro menor..??e virar depois p uma espessura maior.. ( pelo que entendi, então quem segura o ferro da coluna que é o 3/8 é o concreto do baldrame ..??). as coluna terão 14/20 cm.... e o baldrame 40/25 cm.brocas de 4 metros..
    agradeço desde ja .
    paulo. :? :? :? :?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Ter, 17 Jan 2012, 20:48
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Boa noite Paulo,

      O projeto estrutural deve ser seguido sempre, porem essa duvida você pode e deve tirar com seu calculista, pois fica dificil analisar uma situação sem conhecer o projeto. Cada projetista tem sua maneira de projetar, mesmo seguindo as normas técnicas, um mesmo projeto feito por projetista diferentes terá um resultado final diferente, pois cada profissional tem uma maneira de projetar.


      Atenciosamente:

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      MeketrefiS
      postou em Qui, 26 Jan 2012, 20:51
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

        O normal é a execução de um bloco de fundação mesmo com dimensões reduzidas para fazer a transição entre as Brocas, baldrames e Pilares.
        A recomendação é que a sobreposição entre ferros seja de no minimo 60 x o diamentro , para isso que se coloca o bloco, pois nem sempre a altura do baldrame atende esta especificação tecnica para o engastamento das ferragens. Melhor questionar o teu engenheiro.

        _________________
        mhfranhan@uol.com.br
        (11) 9320.5399

        Re: ajuda sobre ferros p colunas e arranque?????????

        4all
        postou em Dom, 04 Mar 2012, 10:19
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          paulo p escreveu:olá, vou construir um sobrado, e no projeto entregue o engenheiro esta deixando para cada coluna um arranque de 50 cm no ferro diametro 5/16, que sai da broca e baldrame(cd broca tera 6 ferros). os ferros das colunas até as vigas sera de 3/8, assim como não entendo dessa parte, procuro ajuda de vcs, é normal fazer assim o arranque com diametro menor..??e virar depois p uma espessura maior.. ( pelo que entendi, então quem segura o ferro da coluna que é o 3/8 é o concreto do baldrame ..??). as coluna terão 14/20 cm.... e o baldrame 40/25 cm.brocas de 4 metros..
          agradeço desde ja .
          paulo. Confused Confused Confused Confused




          HEY PAULO
          Bom dia!
          tambem tive preocupaçao igual a sua,o engenheiro descreveu arranque com 1,5m de arranque,o pedreiro quando pegou o projeto achou estranho o uso de ferro 5/16 no arranque e tao pouco profundidade,pois metade dessa dimensao ficaria acima do baldrame,e ainda ele pedia para colocar somente 3 ferros de arranque,voltei a casa do engenheiro para tirar a dúvida e as dimensoes foram mantidas,ainda estou um pouco inseguro,mas vou manter o projeto,pois o alicerce baldrame acaba de ser concretado.

          _________________
          construir é 'excitante'

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Ajuda sobre ferros para colunas e arranque

          IsaacdeCristo
          postou em Seg, 05 Mar 2012, 08:50
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Prezado Paulo,

            Ética e profissionalmente a primeira pessoa a ser questionada é o estruturalista que fez o projeto. Ele deve ter assinado a ART(Anotação de Responsabilidade Técnica) do projeto. Segundo, não temos como emitir parecer, mesmo informal ou virtual, sem conhecimento detalhado da situação. Em caso de persistir a dúvida, contrate um segundo profissional para esclarecer suas dúvidas.

            Boa sorte!

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU: 171432-5)

            www.isaacdecristo.com.br

            ajuda sobre ferros para colunas e arranques

            valnei vieira salles
            postou em Sáb, 27 Out 2012, 16:33
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              Paulo, boa tarde.

              Como ja foi comentado pelo colega eng. André, você deve consultar o calculista, visto que obrigatoriamente existe uma ART - Anotação de responsabilidade técnica assinada por ele, perante o CREA. Não poderíamos aqui emitir um parecer à cerca do projeto em si, entretanto, como disse o colega André, normalmente se insere entre uma estaca e um pilar, um bloco de coroamento , para fazer a transferência de cargas do pilar para a fundação. Um outro fato seria que o termo broca é normalmente utilizado para as fundações com cargas pequenas , até 5 toneladas por pilar. Uma outra questão seria as dimensões mínimas e ferragens mínimas para pilares, conforme prescreve a norma 6118 da ABNT. O termo broca é utlizado para um tipo de estaca de pouca profundidade , até uns 2,50m e para baixas cargas de pilares, até 5 toneladas por pilar. Há que se tomar precauções com respeito às dimensões mínimas para pilares , que venham atender as prescrições da norma 6118 da ABNT.

              Abraços,
              Valnei


              Responder Mensagem


              Cálculo Estrutural