Ajuda com viga bi-apoiada


Responder Mensagem

Ajuda com viga bi-apoiada

Fábio Peixoto
postou em Qua, 29 Fev 2012, 11:13
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia amigos.

    Sou novo no forum e estou precisando de ajuda para dimensionar ferragem para uma viga bi-apoiada para vencer um vão livre de 6,50m. Estou com um pedreiro trabalhando que dimensionou a ferragem da viga da seguinte forma:

    03 varas de ferro de 1/2" na parte inferior da viga + 02 ferros de 3/8 no meio e + 02 ferros de 3/8 na parte superior da viga, estribos de 15 em 15 cm , altura da viga 50cm, largura da viga 15cm. Futuramente a viga apoiará a parte frontal de um telhado de duas águas. Eu não tenho condições de pagar um profissional calculista, por isso peço vossa ajuda.

    Antecipadamente grato,

    Fábio Peixoto Very Happy


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Ajuda com viga bi-apoiada

    fabriciomgomes
    postou em Qua, 29 Fev 2012, 12:51
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

      Boa tarde,
      Vou tentar lhe ajudar, mas veja que não é possível "deduzir" o que você precisa sem entender claramente o que você quer construir. Além disso, lembre que pedreiro não "dimensiona" viga, ele chuta baseado em obras que já fez, entretanto cada caso é um caso! Ou seja, você pode estar gastando demais ou correndo o risco da estrutura falhar, caindo ou gerando trincas.

      Bom, dito isso, a viga que ele "dimensionou" suporta até uma carga linear de 700kg/m ou seja, um total de 4500kg de carga distribuídos igualmente em todo o comprimento da viga.

      Para isso, deve-se ter no mínimo:
      - Concreto com boa qualidade, fck mínimo de 20MPa
      - 3 barras inferiores ("varas") de 12,5mm afastadas de 3,5 cm (entre face inferior da viga e face inferior da barra).
      - 2 barras superiores de 6,3mm
      - Estribo de 5mm a cada 15cm

      Não são necessárias as 3 barras do meio da viga que ele propôs.

      Acredito seria melhor trocar as 3 barras de 12,5mm por duas de 16mm para facilitar a concretagem evitando buracos na viga.

      Finalmente, termino dizendo que Engenheiro não sai caro e, provavelmente, você não chegou a fazer nenhum orçamento, certo? Cuidado, caro é "dimensionar" com pedreiro pois ele vai gastar muito mais material do que precisa ou vai "errar" e você vai ter que corrigir todas as trincas e problemas futuros.

      Também lembro que pedreiro não tem responsabilidade técnica sobre estrutura. Isso significa que se você tiver qualquer problema, não adianta cobrar dele, ele simplesmente vai ignorá-lo.

      Construa barato e com segurança: contrate sempre um engenheiro.

      Atenciosamente,
      Eng. Fabrício Mosqueira Gomes

      Cálculo Estrutural - Viga bi-apoiada

      IsaacdeCristo
      postou em Qua, 29 Fev 2012, 22:37
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Fábio,

        No Brasil há uma cultura de que "é caro" pagar a um arquiteto ou engenheiro para projetar ou acompanhar tecnicamente a obra. Isto é um tremendo engano, uma vez que já está provado que o que se investe com estes profissionais, é nada menos que obter garantias de estar colocando em segurança, sua família ou os usuários da edificação, ao se construir com a devida segurança ou sem gastar excessivamente.

        Quando vejo colocações como esta sempre me pergunto: Como gastamos dezenas ou centenas de milhares de reais em uma obra e achamos que investir 5 a 10% do valor da obra com profissionais qualificados é algo que se pense ser desnecessário?

        Ora, muitos proprietários não se dão conta das vantagens obtidas em uma obra devidamente projetada. A seguir três razões e/ou vantagens reais, dentre outras tantas, para se contratar engenheiro e/ou arquiteto em uma obra:


        -É muito mais seguro;
        -Investe-se apenas o necessário evitando-se GASTOS excessivos com super dimensionamentos estruturais;
        -Obtêm-se um valor de venda do imóvel construído muito mais justo; devido às soluções projetuais, sua beleza e garantias profissionais.

        (ACRESCENTE OUTRAS RAZÕES/VANTAGENS)

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


        Responder Mensagem


        Construção civil, discussões gerais