CONSTRUIR SOBRADO


Responder Mensagem

CONSTRUIR SOBRADO

evandro333
postou em Seg, 19 Mar 2012, 19:16
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Amigos, eh a primeira vez que posto aqui. Tenho uma casa terreo com 7,1 metros de frente por 16 fundos. Ela tem forro com laje pre moldada. Foi construida em 1983 por uma empreiteira para servir de moradias funcionais. Eh germinada com outras duas casa parede com parede em tijolo deitado. Agora quero construir um sobrado sobre minha casa. Quando fui conhecer sobre a laje identifiquei que existe uma VIGA INVERTIDA que se apoia num Pilar, passa por sobre a laje de dois quartos ate se apoiar em outro Pilar. Sao 8mts de comprimento. Sobre essa viga sobe uma pequena parede para servir de base para o telhado de telhas coloniais . Minha duvida eh. SERA QUE PODEREI RETIRAR ESSA VIGA INVERTIDA PARA CONSTRUIR o sobrado? Ela estah atrapalhando a casa de cima.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: CONSTRUIR SOBRADO

    evandro333
    postou em Seg, 19 Mar 2012, 22:44
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

      evandro333 escreveu:Amigos, eh a primeira vez que posto aqui. Tenho uma casa terreo com 7,1 metros de frente por 16 fundos. Ela tem forro com laje pre moldada. Foi construida em 1983 por uma empreiteira para servir de moradias funcionais. Eh germinada com outras duas casa parede com parede em tijolo deitado. Agora quero construir um sobrado sobre minha casa. Quando fui conhecer sobre a laje identifiquei que existe uma VIGA INVERTIDA que se apoia num Pilar, passa por sobre a laje de dois quartos ate se apoiar em outro Pilar. Sao 8mts de comprimento. Sobre essa viga sobe uma pequena parede para servir de base para o telhado de telhas coloniais . Minha duvida eh. SERA QUE PODEREI RETIRAR ESSA VIGA INVERTIDA PARA CONSTRUIR o sobrado? Ela estah atrapalhando a casa de cima.
      circundando a casa terrea existe uma cinta de concreto de 30cm. toda a laje esta apoiada nesta cinta.

      CONSTRUIR SOBRADO

      IsaacdeCristo
      postou em Ter, 20 Mar 2012, 02:16
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Evandro,

        Muito provavelmente não, principalmente porque se esta viga foi feita é porque tem alguma função importante além da sustentação do telhado. Mais relevante ainda é a preocupação que se deve ter sobre a colocação de um novo pavimento que com certeza aumentará o carregamento sobre esta viga e a estrutura em geral. Isto não quer dizer que não haja solução, mas esta deve ser analisada mediante conhecimento pleno da obra existente e do novo projeto.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Eng. André
        postou em Ter, 20 Mar 2012, 08:23
        Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

          Bom dia,

          Deve procurar um engenheiro de sua região para analisar a situação e como disse Isaac deverá ser elaborado um novo projeto incluindo reforços se necessario.

          Atenciosamente:

          _________________
          Eng. André Pinheiro
          ZANOLLIN Soluções Estruturais
          E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
          Skype: eng.pinheiro
          Fone: 19 3579 5051
          Cel. : 19 97415 7770

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          evandro333
          postou em Ter, 20 Mar 2012, 20:16
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            Pra nao ter que fazer um reforco estrutural estou acreditando que OS empreiteiros construiram essa viga por sobre a laje pq ficaram com medo do forro nao suportar o peso do telhado. Essa parede que passa sobre a viga passa bem no meio da laje. Nao entndir poque nao foi construida em toda a laje. Ela fica sobre OS dois quartos. Nas duas casas visinhas ela se repete. So informando que trata-se de 3 casas no mesmo estilo com uma laje so cobrindo todo o espaco. Sao 21x16m somando a laje das tres casas. Obrigado aos que responderam.
            Evandro

            edicelio
            postou em Ter, 25 Dez 2012, 00:48
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              evandro333 escreveu:Pra nao ter que fazer um reforco estrutural estou acreditando que OS empreiteiros construiram essa viga por sobre a laje pq ficaram com medo do forro nao suportar o peso do telhado. Essa parede que passa sobre a viga passa bem no meio da laje. Nao entndir poque nao foi construida em toda a laje. Ela fica sobre OS dois quartos. Nas duas casas visinhas ela se repete. So informando que trata-se de 3 casas no mesmo estilo com uma laje so cobrindo todo o espaco. Sao 21x16m somando a laje das tres casas. Obrigado aos que responderam.
              Evandro


              mais um motivo um erro no seu terreno pode abalar seus vizinhos procure um engenheiro calculista eingenhero por si só nao vai resolver pois engenheiro que nao e calculista e como papagaio so repete o que o calculista diz
              tem ainda os que chutam e mandam você fazer reforço desnecessario sem saber nem aonde estar o nariz deles portanto via de fato cauculista nao custa caro e evita dor de cabeça

              _________________
              aprendendo sempre ensinando quando possivel

              Estrutura pra sobrado.

              JCThomaz
              postou em Qua, 24 Ago 2016, 19:09
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                Bom dia pessoal...
                Alguém sabe me dizer qual a estrutura do alicerce de um sobrado de 2 andares? (5 x 10 metros)
                (fundura das brocas, tamanho das sapatas..etc)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais