Viga metálica tipo I ou H, como calcular?


Responder Mensagem

Viga metálica tipo I ou H, como calcular?

arquitetoluisfernando
postou em Ter, 10 Abr 2012, 12:02
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde, estou fazendo uma reforma e quebramos uma parede que fica entre a garagem e a sala, a laje da garagem trincou um pouco, meu pedreiro sugerio que colocassemos uma viga de metal (tipo trilho de trem) o vão tem 3,8m. Ele me pediu para comprar uma viga de 4.5m por 20cm de altura e largura. As vigas que estão a venda no mercado são todas de 6m e o tamanho é calculado por polegadas, vão de 3 a 6 polegadas. Ou seja para os 20cm que le pediu seria uma viga de 8polegadas.
    Como nunca fiz nada com esse tipo de viga, queria uma ajuda de qual tamanho eu compro, sendo que a laje já está apoiada em 4 colunas, a viga é apenas um apoio de onde tiramos a parede e fizemos esta abertura.

    A garagem tem 3.4mX7,23m. Tem apoio nos quatro cantos e na párede lateral. Na parede onde quebramos, tem mais 2 colunas de 30x30 praticamente simetricas, a abertura que fizemos fica entre elas. uma distancia de 4m de coluna a coluna.

    Tenho muita urgencia!
    Abraço


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Ter, 10 Abr 2012, 16:00
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Luis Fernando, como você é arquiteto tem noção. O cálculo dessa viga é feito baseado no quanto você quer que ela desloque e em seguida se obtém a inércia necessária. Com base nessa inércia se escolhe o perfil mais adequado nas tabelas dos fabricantes. Essa é uma boa estimativa de qual material comprar.

      Se for o de 8" mesmo que precisar pode procurar que se acha sim.

      Abs,

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      edmarferreirajr
      postou em Qua, 11 Abr 2012, 21:04
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Caro Luis Fernando,
        Uma laje (a não ser que seja projetada para isso) não se apoia sobre colunas, mas sobre vigas. Se a parede que foi retirada exercia (indevidamente) a função de uma viga e a laje é do tipo bidirecional, uma nova viga deve ser criada em seu lugar o quanto antes. Para fazer um dimensionamento preciso é necessário conhecer a área de influência sobre a viga e o quê há por cima para que um carregamento por m² seja estimado.
        O que determina a escolha de um perfil “I” (com base nas deformações admitidas e no carregamento estimado) é o módulo de resistência à flexão da seção, o parâmetro “Wx” das tabelas (obtido pela relação entre o momento de inércia e o centro de gravidade da seção). O conhecimento desse carregamento é necessário para que você não tenha prejuízo. Explico: os perfis Açominas série W200 (perfil “I” de 200mm de altura) vão de 15kg/m (Wx=130,5cm³) até 31,3Kg/m (Wx=301,7cm³). Como o aço é vendido no quilo, a diferença no custo de 2 perfis de mesma altura pode chegar a 100%. Outro detalhe importante é que de posse do módulo de resistência pode-se escolher outro perfil de maior altura que seja mais leve e tenha o módulo de resistência semelhante ou ligeiramente superior. Exemplo: O W250x 28,4 (28,4 kg/m e Wx=311,2cm³) é mais leve e mais resistente que o W200x31,3 (31,3 kg/m e Wx=301,7cm³).
        Abraço fraterno do colega de profissão,

        _________________
        Edmar
        arquiteto e urbanista

        “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
        Herculano Pires

        Viga metálica tipo I ou H, como calcular?

        IsaacdeCristo
        postou em Qui, 12 Abr 2012, 12:45
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Luiz Fernando,

          No Fórum Conhecendo Obras tem a tabela e manual para calcular o perfil adequado a depender do vão e da carga:

          http://www.isaacdecristo.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=2388&sid=2834412a75cc38b3a1b39486892444fb

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Qual viga H ou i utilizar em uma laje

          Erick ar
          postou em Seg, 12 Mar 2018, 01:33
          Visitante

            Bom galera, estou querendo construir uma laje e estou com dúvidas nas ferragens, qual viga utilizar, a laje q quero fazer tem 6 metros de comprimento e 8 metros de largura, sendo q esses 8 metros seria vão livre, qual as vigas q devo utilizar, tanto as aéreas como as de sustentação ( pilares, colunas) e quantas de sustentação devo utilizar, sendo q em cima dessa laje vai ser meu almoxarifado, e eu trabalho com peças brutas pesadas, ou seja vai ter bastante peso lá em cima, obrigado aqueles q possam me ajudar.

            Re: Qual viga H ou i utilizar em uma laje

            GilbertoRocha
            postou em Seg, 12 Mar 2018, 18:50
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

              Erick ar escreveu:Bom galera, estou querendo construir uma laje e estou com dúvidas nas ferragens, qual viga utilizar, a laje q quero fazer tem 6 metros de comprimento e 8 metros de largura, sendo q esses 8 metros seria vão livre, qual as vigas q devo utilizar, tanto as aéreas como as de sustentação ( pilares, colunas) e quantas de sustentação devo utilizar, sendo q em cima dessa laje vai ser meu almoxarifado, e eu trabalho com peças brutas pesadas, ou seja vai ter bastante peso lá em cima, obrigado aqueles q possam me ajudar.


              É impossível calcular com segurança usando termos como "pesado", é necessário saber o peso e a área de cada peça, para aí dimensionar a estrutura, tanto laje, quanto viga e pilares.
              Como início, essas vigas vão precisar 80cm por ser vão de 8m, mas dá para reduzir isso se você tem um engenheiro para dimensionar, e a armadura é baseado na carga, ou seja, tem que dimensionar.

              Se quiser negociar um cálculo estrutural, entra em contato inbox.


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural