projeto de casa - estruturada ou não?


Responder Mensagem

projeto de casa - estruturada ou não?

fernandofoxer
postou em Qua, 25 Abr 2012, 10:27
Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

    Bom dia.
    Este é o primeiro post neste fórum. Já li muita coisa boa aqui.

    Estou com o projeto arquitetonico da minha casa pronto.

    Contratei um calculista que me foi indicado por pessoas confiáveis ( tb engenheiros).

    Ele me deu duas opções para o projeto estrutural:
    a) toda a casa estruturada
    b) estrutura a regiao da caixa dagua, piso da garagem, laje da garagem, sendo a laje de forro, apoiada sobre alvenaria de tijolos furados.

    quando falei em fazer a laje sem as colunas, o pedreiro que estou orçando falou que o engenheiro é doido, etc etc etc, aquela velha conversa de pedreiro

    perguntas:
    a) Quero seguir o que o engenheiro projetar, como resolver esse conflito?

    b) Devo fazer a casa estruturada ou não? lembrando que estruturada me parece que posso depois fazer outro pavimento ou mexer nas paredes internas...

    [/img]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Projeto de casa - estruturada ou não?

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 25 Abr 2012, 10:53
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Fernando,

      A cultura no Brasil, no que se refere a processos construtivos, ainda é muito forte e arraigada nos preceitos e costumes antigos. Que dirá este pedreiro se souber que já são feitos prédios com vinte andares ou mais, todo em estrutura mural (sem pilar e sem vigas)?

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Eng. André
      postou em Qua, 25 Abr 2012, 10:59
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

        Bom dia Fernando!
        Contrate um pedreiro ou mestre de obras que saiba seguir projetos!

        Atenciosamente:

        _________________
        Eng. André Pinheiro
        ZANOLLIN Soluções Estruturais
        E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
        Skype: eng.pinheiro
        Fone: 19 3579 5051
        Cel. : 19 97415 7770

        Re: projeto de casa - estruturada ou não?

        Bruno
        postou em Qua, 25 Abr 2012, 11:01
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

          fernandofoxer escreveu:a) Quero seguir o que o engenheiro projetar, como resolver esse conflito?

          Você é o dono da obra, você é quem manda. Ponto final.

          fernandofoxer escreveu:b) Devo fazer a casa estruturada ou não? lembrando que estruturada me parece que posso depois fazer outro pavimento ou mexer nas paredes internas...


          Para que possa fazer um outro pavimento avise o engenheiro que vai fazer o cálculo sobre isso. Calculistas que já tem experiência comumente já prevêem um andar a mais, mas confirme antes.

          A estrutura convencional tem a vantagem que citou da possibilidade maior de reformas futuramente. A única vantagem da alvenaria estrutural são custo e mão-de-obra.
          Abs,

          _________________
          Bruno Gonçalves Faria
          Cálculo Estrutural
          bruno.gfaria@gmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          fernandofoxer
          postou em Qua, 25 Abr 2012, 11:22
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

            Eu fiquei puto com o pedreiro.

            Estou investindo alto em projetos, sondagem, levantamento topográfico etc, para poder fazer o projeto estrutural bem dimensionado.

            Sou analista de sistemas e sei muito bem da importância de projeto. Tá cheio de programador pedreiro Brasil afora. rsrsrsrss

            Em termos de custo, tem como apurar (R$) se eu fizer a estrutura para 1 único pavimento ou para futuramente receber +1?

            Bruno
            postou em Qua, 25 Abr 2012, 17:56
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

              A diferença é mínima Fernando..um pouquinho a mais de concreto, um pouco a mais de aço. Pois só vão ser alterados pilares e sapatas (ou blocos de estacas/brocas), vigas e lajes vão continuar iguais.

              _________________
              Bruno Gonçalves Faria
              Cálculo Estrutural
              bruno.gfaria@gmail.com

              fernandofoxer
              postou em Qua, 25 Abr 2012, 20:49
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

                A diferença é mínima Fernando..um pouquinho a mais de concreto, um pouco a mais de aço. Pois só vão ser alterados pilares e sapatas (ou blocos de estacas/brocas), vigas e lajes vão continuar iguais.


                bom, vou olhar com o calculista entao para prever mais um pavimento.

                agora, conversando com amigos engenheiros e um encarregado de obras, estou gostando da opcao em alvenaria estrutura, principalmente porque a obra sai mais rapido.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                edmarferreirajr
                postou em Qua, 25 Abr 2012, 21:50
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

                  Projetos em alvenaria estrutural como esse (http://www.gruposp.arq.br/?p=92) são raros. No geral, alvenaria estrutural só é vantajosa para quem constroi para para vender. A economia (em terno de 20%) que se faz hoje, pode representar altos custos e dores de cabeça no amanhã, quando, por qualquer motivo, se chega à conclusão de que o projeto arquitetônico não é bem aquilo de que se precisa. Portanto, se você pretende mesmo construir uma casa para viver nela, opte pelo sistema laje/viga/pilar.
                  [/img]http://www.gruposp.arq.br/?p=92 (http://www.gruposp.arq.br/?p=92)

                  _________________
                  Edmar
                  arquiteto e urbanista

                  “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
                  Herculano Pires

                  MeketrefiS
                  postou em Ter, 01 Mai 2012, 10:37
                  Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                    Lembre-se que para executar alvenaria estrutural é necessário mão de obra qualificada, todas as tubulações devem estar posicionadas desde a primeira fiada, ou seja o Projeto eletrico e hidraulico devem estar prontos antes de iniciar a obra, em alvenaria estrutural não dá pra abrir parede para passar as tubulações depois...como dise nosso amigo...se voce pensa em morar nela, opte por construção tipica... as mulheres com o pasar dos anos tendem a alterar tudo na casa...e na nossa vida tambem...abraços

                    _________________
                    mhfranhan@uol.com.br
                    (11) 9320.5399


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Construção civil, discussões gerais