Fachada inclinada


Responder Mensagem

Fachada inclinada

Alexdes10
postou em Qua, 02 Mai 2012, 21:48
Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

    Boa noite colegas,

    queria a ajuda de vocês numa idéia que futuramente talvez irei concretizar.
    Uma academia com 2 pisos, a fachada e a lateral esquerda da mesma, teria uma inclinação de aproximadamente 77º de baixo para cima. Assim como mostra as imagens abaixo.

    Ao meu ver a lateral esquerda teria como executar, pois ao longo da parede posso fazer a alavanca nos pilares para poder vencer o balanço e a inclinação. Porém no lado esquerdo não teria esse artificio, e apoiando as vigas em valanço desse lado+a parede inclinada, apenas engastando no pilar acho que não seria possivel. Seria isso mesmo?
    Obs.: Imagino que esta fachada seria executada com preechimento de uma laje pré de forro, pois com alvenaria acho que a inclinação não permitiria.









    Abraço,


    _________________
    Alexandre S. Silva

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    edmarferreirajr
    postou em Qui, 03 Mai 2012, 00:55
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Caro Alex,
      Se você construir um plano inclinado em alvenaria surgirá uma componente vertical em cada bloco/tijolo da parede que não atua no sentido de transferência direta das cargas até o apoio nas vigas. De tal modo, serão necessários elementos estruturais secundários somente para manutenção da forma da parede.
      Há uma maneira mais simples de se construir isso: construção seca. Parafuse os montantes em guias de piso e teto nas vigas e sobre eles painéis cimentícios para o lado externo e de gesso acartonado para o interno.
      Abraço fraterno,

      _________________
      Edmar
      arquiteto e urbanista

      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
      Herculano Pires

      Fachada inclinada - Estrutura

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 03 Mai 2012, 11:04
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Alex,

        O Edmar deu uma boa sugestão que com certeza reduzirá substancialmente as cargas atuantes nestas fachadas, porém, fora do padrão (vertical) do prumo das paredes. Prefiro lhe aconselhar veementemente a contratar ou discutir o assunto com um estruturalista. Aliás atente-se também para as impermeabilizações, pois nem podemos sonhar com molhação em paredes feitas à base de gesso (drywall), mesmo que internamente.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        edmarferreirajr
        postou em Qui, 03 Mai 2012, 12:30
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

          Caro Isaac,
          Muito bem lembrados os 2 aspectos relacionados a este tipo de construção. Ainda que se trate de envoltória de vedação, a abordagem deverá ser decida pelo responsável pelo projeto de estruturas. Quanto à possibilidade de infiltração, confesso que já detalhei fachadas desse tipo e o projeto de execução era quase um projeto à parte, muito chato de se fazer, mas absolutamente necessário. O projeto da fachada abaixo partiu de um detalhamento anterior que havia feito para um projeto anterior só que para uma fachada vertical:
          Um abraço,
          [img]http://www.archdaily.com.br/13643/especial-dia-do-arquiteto-nova-geracao-arquitetos-associados-estudio-america-fgmf-metro-triptyque/foto1-2/[/img][/img]

          _________________
          Edmar
          arquiteto e urbanista

          “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
          Herculano Pires

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Alexdes10
          postou em Qui, 03 Mai 2012, 19:26
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

            Caros colegas,

            obrigado pelas sugestões, concordo que para uma construção destas é impressindivel ter cuidado redobrado na parte estrutural e na escolha do preenchimento. Na primeira vez que pensei nesta fachada me vei a hipótese de preenchimento com vigotas e eps ou lajotas de forro, mas dai me veio a questão de como transferir este peso para o restante da estrutura da edificação.

            _________________
            Alexandre S. Silva


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural