Salito??? Que é isto?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
jaqueabi
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 4:18 pm    Assunto: Salito??? Que é isto? Responder com Citação

O mestre de obras que conheço disse que o problema que existe nesta construção (que acho que é umidade ascendente) na verdade é o salito que existe no saibro. Disse que não existe umidade nos locais afetados e sim a reação do tal do salito que começa a pulverisar o saibro e soltar o reboco. Alguém já ouviu falar nisto? Confused
Links Patrocinados
Zapla
Participante
Participante

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 11:12 pm    Assunto: Certamente ele quis dizer Salitre... Responder com Citação

Bem, tenho que rever meus apontamentos, mas certamente o que ocorre é o salitre que esta relacionado com o nitrato de potássio... Em tempo espero poder lhe ajudar com mais precisão.
Ana Lacerda
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2005 5:29 pm    Assunto: Re: Salito??? Que é isto? Responder com Citação

[quote="jaqueabi"]O mestre de obras que conheço disse que o problema que existe nesta construção (que acho que é umidade ascendente) na verdade é o salito que existe no saibro. Disse que não existe umidade nos locais afetados e sim a reação do tal do salito que começa a pulverisar o saibro e soltar o reboco. Alguém já ouviu falar nisto? Confused[/quote]

Acho que o salito a que o mestre se refere são sais solúveis que têm acesso ao material da alvenaria através da umidade ascendente (geralmente). O efeito deles é desagregar os materiais (reboco ou o tijolo). Quando a alvenaria seca o sal cristaliza e exerce tensões que desagregam o material, a desagregação deixa uma superfície maior exposta e um novo ciclo de umidificação e secagem vai repetir o processo, piorando a situação.

Os sais que se encontram com mais frequencia nas alvenarias são os cloretos (provenientes de aerossol marinho), nitratos, (geralmente provenientes de instalações de esgotos com vazamentos) e sulfatos. Há testes químicos simples que permitem identificar qual deles está atacando a alvenaria, o problema maior é localizar as fontes, tanto dos sais como da umidade e bloqueá-las.
ronaldoces
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2005 1:57 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema é a umidade, o salitre presente nas alvenarias, são carregados para a superficie devido a ação da umidade.
Não deve ter sido impermeabilizadas corretamente as fundações, para corrigir o probblema, alguns fabricantes recomendam trocar o revestimento ate 70 cm onde tiver ocorrendo por argamassa com aditivo impermeavel..
Links Patrocinados
lourenco@universointimo.c
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 5:36 pm    Assunto: Re: Salito??? Que é isto? Responder com Citação

Ana Lacerda escreveu:
jaqueabi escreveu:
O mestre de obras que conheço disse que o problema que existe nesta construção (que acho que é umidade ascendente) na verdade é o salito que existe no saibro. Disse que não existe umidade nos locais afetados e sim a reação do tal do salito que começa a pulverisar o saibro e soltar o reboco. Alguém já ouviu falar nisto? Confused

Acho que o salito a que o mestre se refere são sais solúveis que têm acesso ao material da alvenaria através da umidade ascendente (geralmente). O efeito deles é desagregar os materiais (reboco ou o tijolo). Quando a alvenaria seca o sal cristaliza e exerce tensões que desagregam o material, a desagregação deixa uma superfície maior exposta e um novo ciclo de umidificação e secagem vai repetir o processo, piorando a situação.

Os sais que se encontram com mais frequencia nas alvenarias são os cloretos (provenientes de aerossol marinho), nitratos, (geralmente provenientes de instalações de esgotos com vazamentos) e sulfatos. Há testes químicos simples que permitem identificar qual deles está atacando a alvenaria, o problema maior é localizar as fontes, tanto dos sais como da umidade e bloqueá-las.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Fixo: Leia isto antes fórum Mercado de Trabalho 0 Ter Fev 21, 2006 10:31 am
Por Fabiano