Fundacao para tipo de solo ( brejal ) aterrado com barro

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
Leonardo Faccini
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 9:43 pm    Assunto: Fundacao para tipo de solo ( brejal ) aterrado com barro Responder com Citação

Tenho um terreno Vila Velha - ES , 480m2 aonde ja foi usado como estracao de area , agora para vender os lotes , aterraram com argila , meu visinho colocou a sonda bate staca , mas nao chegou em lugar firme. vou construir um muro de bloco e um escritorio de 2 andares , vou montar uma marmoraria, para chegar no nivel da rua falta 1 metro de aterro, gostaria de saber qual tipo de aterro devo usar e a fundacao. alquem pode dar sua opniao .
apenas uma opiniao. fico grato.
Links Patrocinados

EngClaudio
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 11:25 am    Assunto: Re: Fundacao para tipo de solo ( brejal ) aterrado com barr Responder com Citação

Leonardo Faccini escreveu:
Tenho um terreno Vila Velha - ES , 480m2 aonde ja foi usado como estracao de area , agora para vender os lotes , aterraram com argila , meu visinho colocou a sonda bate staca , mas nao chegou em lugar firme. vou construir um muro de bloco e um escritorio de 2 andares , vou montar uma marmoraria, para chegar no nivel da rua falta 1 metro de aterro, gostaria de saber qual tipo de aterro devo usar e a fundacao. alquem pode dar sua opniao .
apenas uma opiniao. fico grato.

Nesse caso, inevitavelmente, você vai precisar de um estudo mais profundo do terreno, se quiser garantir a segurança da construção. Esse estudo é feito através de uma sondagem. O engenheiro que será responsável pela obra certamente irá solicitar a sondagem. A partir do perfil do solo, é que pode-se concluir que tipo de fundação será utilizada, e se será necessário realizar algum melhoramento no solo.
Eu leonardo
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 8:48 pm    Assunto: aterro de lote Responder com Citação

Me informando com visinhos eles estao aterrando com entulho em baixo e com barro ou areia por cima, isso e certo?
Severo Campos
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 3:18 pm    Assunto: Re: aterro de lote Responder com Citação

Eu leonardo escreveu:
Me informando com visinhos eles estao aterrando com entulho em baixo e com barro ou areia por cima, isso e certo?

É uma opção... mas como o amigo acima falou, é imprescindível a realização de uma sondagem. Será que as camadas inferiores do solo suportarão este aterro à longo prazo? Só uma sondagem pode dizer...

Chame um profissional para avaliar... ou faça esse aterro aí (bem compactado, em camadas) e cruze os dedos para o solo de suporte aguentar a construção.
Links Patrocinados

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder Fixo: Regras para comentários sobre softwares Lucas Comentários sobre Softwares 0 Qui Mai 08, 2008 3:26 pm
Por Administrador
Não há mensagens novas tipo de solo da minha regiao - Henardt fórum Discussões Gerais 1 Sex Set 28, 2007 1:08 pm
Por Henardt
Não há mensagens novas Solo de litoral - estacas e fundação fórum Cálculo Estrutural 6 Ter Ago 12, 2008 2:20 am
Por ELSIO LIRA
Não há mensagens novas ph para solo de cultivo fórum Discussões Gerais 0 Ter Mai 24, 2005 4:42 am
Por jc
Não há mensagens novas Fundação para máquinas fórum Discussões Gerais 1 Seg Mar 10, 2008 12:49 am
Por Visitante