Fundação para máquinas

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
Kleberamos
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2008 1:52 pm    Assunto: Fundação para máquinas Responder com Citação

Caros, sou eng. mecânico; não entendo nada de solo e nada de concreto. Estou desenvolvendo um projeto de um equipamento de processo industrial; este é composto por vários equipamentos (uns estáticos como tanques e outros dinâmicos como compressores).
Gostaria de vcs uma "luz" para uma provável solução de fundação (base) para dois equipamentos. Já adianto que não sabemos nada sobre o solo do local de instalação, isto é, não foi feita nenhuma sondagem; posso apenas disser que esse terreno já foi aplainado, onde um metro de profundide de terra vermelha foi retirada deste local (o local fica nas proximidades da cidade de Rio Claro/SP). Como disse não entendo nada de solos, então me descupem se falo aki bobagens, mas, ao que me parece, esta terra retirada é uma terra de fácil compactação (não é areia, não é rocha dura) e durante o trabalho da escavadeira não surgiu nenhum indicio de água no solo (presumo que por ali não existia nenhum “banhado”).

Os "caras" (cliente e fornecedor) não querem gastar com mais nada, isto é, eles não querem gastar com a análise do solo. Logo, "eu tenho que dar os meus pulos", por isso venha pedir a sugestão de vcs:

1. Preciso dimensionar uma base para uma máquina rotativa (baixa vibração) e que pesa 3.000kg; e,

2. Preciso dimensionar uma base para dois tanques (eles vão estar um do lado do outro, bem próximos de modo que possa instalá-los sobre uma única base); os dois tanques juntos pesam 15.000kg e cada um deles é suportado por 4 pés (colunas);

Alguém pode me dar umas dicas? Por favor! Obrigado!
Links Patrocinados

John Holmes
Visitante

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 12:49 am    Assunto: Responder com Citação

Sabe como se chama isso? Economia porca...

Contrate uma empresa de sondagem e faça apenas alguns furos. Um engenheiro civil fará o projeto de fundação, o qual se torna muito simples, uma vez com os dados da investigação do solo em mãos...

No final das contas, você não arriscará em jogar seu nome na lama e o trabalho final não sairá tão caro quanto parece (este tipo de trabalho é muito difundido, trivial e barato).
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder Fixo: Regras para comentários sobre softwares Lucas Comentários sobre Softwares 0 Qui Mai 08, 2008 3:26 pm
Por Administrador
Não há mensagens novas Custo de licenças para outras máquinas fórum Softwares 1 Qui Fev 21, 2008 10:39 am
Por Nando
Não há mensagens novas Maquinas Para Construções Inteligente... fórum Sites, empresas e profissionais 1 Ter Mar 04, 2008 8:48 am
Por fabiootc
Não há mensagens novas Fundacao para tipo de solo ( brejal )... fórum Discussões Gerais 3 Seg Jan 07, 2008 3:18 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas Maquinas de rebocar fórum Discussões Gerais 11 Dom Jul 06, 2008 6:27 pm
Por golfrei