Tubulação de Esgoto

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
americo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2008 11:27 am    Assunto: Tubulação de Esgoto Responder com Citação

Eu construi um sobrado, mas infelizmente não foi previsto oencamento embutido na laje, gostaria de uma ajuda pois como eu não gostaria que ficasse um degrau a unica opção seria a tubulação aparecer sob a laje da garagem e depois forrar com gesso sob o teto.

A minha dúvida é :

Gostaria de saber como o pedreiro irá fazer para furar a laje (que não deve ser fácil) para passar os canos do (vaso sanitário e do ralos da agua da pia e do ralo da agua do chuveiro) ? será que se ele não quebrar com cuidado a laje pode rachar ou seja provocar rachaduras?

Como ele pode furar com cuidado e o quê ele deve usar (quais ferramentas) ? poderia me explicar direitinho?

Abraços
Priscila
Links Patrocinados
Elias Moreno
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2008 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Priscila, Boa noite.
Depende muito da espessura da sua laje, quebrar não é uma boa opção, mas dependendo do seu orçamento pode ser uma solução.
Em geral quando não é deixada uma previsão para a passagem dessa tubulação, são contratadas empresas que tem as máquinas próprias para fazer esse furo, eu pesquisei no Google e encontrei algumas, não posso portar links aqui, então busque, "maquina para furar laje" ou busque "engefuro", de uma consultada, pois só trabalho com projetos e não tenho conhecimento do valor cobrado para esse tipo serviço.

Não se esqueça de deixar um feedback!

Boa sorte!
gene
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Se a laje for pre-moldada do tipo vigota de concreto e lajota cerâmica, tente o furos de baixo para cima pra fugir as vigotas, assim você não compromete a segurança da laje... Se for laje maciça, ai vai ser preciso uma empresa especializada nisto pra fazer o trabalho.
marcoenge
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Companheiro...
Discordo um pouco dos meus colegas aí que tentaram ajudar você..
1º - O furo pode ser feito com um bom pedreiro, marreta e ponteira, sem prejudicar a laje, nem provocar trincas futuras.
2º - Se você for fazer mais de 1 furo, a distância entre eles deve ser de 2 ou 3 vezes o diâmetro do furo.
Estou imaginando que você vai fazer um furo de cerca de 100 ou 150mm, ou pouquíssimo mais, para passar seu esgoto. Não haverá problemas com a laje.
Uma sugestão, no caso de laje pré-moldada, é marcar de baixo pra cima com uma furadeira, preferindo ond tem o tijolo (tavela cerâmica) e depois quebrar por cima..! NUNCA por BAIXO..!!
Depois que você colocar o tubo, deve re-encher em volta com concreto de pedrisco ou graute, encostando na face externa do tubo..!!
Links Patrocinados
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Tubulação de esgoto tiagoasa Discussões Gerais 3 Sex Mai 23, 2008 2:44 pm
Por gene
Não há mensagens novas Ruído em tubulação EAC Instalações Prediais 1 Sex Set 26, 2008 5:34 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas Esgoto fórum Instalações Prediais 1 Seg Mar 03, 2008 2:33 pm
Por Nereu
Não há mensagens novas Esgoto pelo vizinho Norberto Gruske Instalações Prediais 2 Sáb Nov 01, 2008 2:50 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas esgoto no meio quintal Silas Instalações Prediais 1 Ter Nov 04, 2008 7:53 pm
Por Visitante