Instalação de chicote de split.

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
Bruno
Visitante

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2004 5:49 pm    Assunto: Instalação de chicote de split. Responder com Citação

Estou estagiando em uma reforma onde ia tudo bem até chegar este momento.
Ao ser passada a tubulação da unidade interna do split a mesma ou fica sobresaindo da parede, ou tenho que abrir um leve dente em uma das quinas da seção da viga (face inferior) dente que pega apenas o cobrimento, mas podendo atingir tanto o estribo como a ferragem.
Gostaria de saber se posso fazer o seguinte, sem causar riscos de fissuras ou redução da resistência da mesma, abrir tal dente e chumbar a tubulação com massa forte, recobrindo a armadura?
O que medizem?
Links Patrocinados

Visitante

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2004 12:13 am    Assunto: Responder com Citação

Bruno:

É sabido que, em algumas obras de reforço estrutural, são utilizadas armaduras "extra-viga", que acabam expostas, protegidas por simples pintura; e, por óbvio, sem o cobrimento usual de concreto. Do mesmo modo, é comum encontrar "bicheiras", de concretagem, nas quais o ferro fica exposto, por décadas, sem quaisquer danos, em arestas de pilares ou de vigas. Assim, parte da armadura que você menciona tambem poderá, em princípio, dispensar o dito cobrimento; observe, contudo, a possível presença de ÁGUA (eventuais infiltrações) e/ou eventual exposição a ATMOSFERA AGRESSIVA (garagens), pois o aço poderá sofrer, no longo prazo, danos por corrosão.

Sylvio
Curitiba
Fabiano
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2004 1:05 am    Assunto: Re: Instalação de chicote de split. Responder com Citação

Bruno escreveu:
Ao ser passada a tubulação da unidade interna do split a mesma ou fica sobresaindo da parede, ou tenho que abrir um leve dente em uma das quinas da seção da viga (face inferior) dente que pega apenas o cobrimento, mas podendo atingir tanto o estribo como a ferragem.
Gostaria de saber se posso fazer o seguinte, sem causar riscos de fissuras ou redução da resistência da mesma, abrir tal dente e chumbar a tubulação com massa forte, recobrindo a armadura?
O que medizem?

Bruno,

Veja bem, nunca é recomendável cortar uma viga, principalmente na face inferior se ela estiver em meio vão, pois nesse caso a região tracionada é a inferior, e um corte por menor que seja, especialmente se passar da região do cobrimento, a médio/ longo prazo, poderão ocasionar fissuras no local. Mas creio que o caso precisa ser analisado com mais detalhes, como as dimensões da viga, o carregamento e a armadura. Pode ser que no seu caso o corte na viga não influencie em nada.

Abraços
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 10:19 pm    Assunto: Re: Instalação de chicote de split. Responder com Citação

Bruno escreveu:
O que medizem?

póde faser só não póde por massa com cal
só massa de cimento 1/2 ou 1/3
cendo 3 de areia 1 de cimento
edsoncesar10@msn.com
Visitante

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 12:36 pm    Assunto: split Responder com Citação

olha o geito você comprar o split da consul.a linha sai direto para cima (obs.se for o telhado em cima,motivo a linhatem que passar por cima da lage ou foro so vai ter que inbutir o dredo da parte interna
NEWTON
Visitante

MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2008 9:26 am    Assunto: Re: Instalação de chicote de split. Responder com Citação

Fabiano escreveu:
Bruno escreveu:
O que medizem?

Bruno,

Veja bem, nunca é recomendável cortar uma viga, principalmente na face inferior se ela estiver em meio vão, pois nesse caso a região tracionada é a inferior, e um corte por menor que seja, especialmente se passar da região do cobrimento, a médio/ longo prazo, poderão ocasionar fissuras no local. Mas creio que o caso precisa ser analisado com mais detalhes, como as dimensões da viga, o carregamento e a armadura. Pode ser que no seu caso o corte na viga não influencie em nada.

Abraços

Não cortar na região tracionada????
Vai cortar na região comprimida então???, você tá loco...Ou comprou o diploma?
NEWTON
Visitante

MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2008 9:27 am    Assunto: Re: Instalação de chicote de split. Responder com Citação

Fabiano escreveu:
Bruno escreveu:
O que medizem?

Bruno,

Abraços

Não cortar na região tracionada????
Vai cortar na região comprimida então???, você tá loco...Ou comprou o diploma?
Richard
Participante
Participante

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação

nunca é recomendável cortar uma viga, principalmente na face inferior se ela estiver em meio vão, pois nesse caso a região tracionada é a inferior???
Richard
Participante
Participante

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 6:37 pm    Assunto: Responder com Citação

póde faser só não póde por massa com cal
só massa de cimento 1/2 ou 1/3
cendo 3 de areia 1 de cimento???????????
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Instalação fórum Softwares 0 Seg Abr 28, 2008 10:45 am
Por alissonbona
Não há mensagens novas instalação do AutoCAD fórum Softwares 4 Ter Out 09, 2007 2:05 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas Erro na Instalação fórum Softwares 3 Ter Nov 13, 2007 5:52 pm
Por Visitante
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder código de instalação fórum Softwares 1 Qui Nov 01, 2007 6:22 pm
Por Fabiano
Não há mensagens novas Instalação do notefólio no pc fórum Softwares 0 Sáb Abr 19, 2008 6:29 pm
Por Rui Costa