| Autor |
Mensagem |
Bruno Visitante
|
Enviada: Sex Set 03, 2004 5:49 pm Assunto: Instalação de chicote de split. |
|
|
Estou estagiando em uma reforma onde ia tudo bem até chegar este momento.
Ao ser passada a tubulação da unidade interna do split a mesma ou fica sobresaindo da parede, ou tenho que abrir um leve dente em uma das quinas da seção da viga (face inferior) dente que pega apenas o cobrimento, mas podendo atingir tanto o estribo como a ferragem.
Gostaria de saber se posso fazer o seguinte, sem causar riscos de fissuras ou redução da resistência da mesma, abrir tal dente e chumbar a tubulação com massa forte, recobrindo a armadura?
O que medizem? |
|
|
 |
Links Patrocinados
|
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Dom Set 05, 2004 12:13 am Assunto: |
|
|
Bruno:
É sabido que, em algumas obras de reforço estrutural, são utilizadas armaduras "extra-viga", que acabam expostas, protegidas por simples pintura; e, por óbvio, sem o cobrimento usual de concreto. Do mesmo modo, é comum encontrar "bicheiras", de concretagem, nas quais o ferro fica exposto, por décadas, sem quaisquer danos, em arestas de pilares ou de vigas. Assim, parte da armadura que você menciona tambem poderá, em princípio, dispensar o dito cobrimento; observe, contudo, a possível presença de ÁGUA (eventuais infiltrações) e/ou eventual exposição a ATMOSFERA AGRESSIVA (garagens), pois o aço poderá sofrer, no longo prazo, danos por corrosão.
Sylvio
Curitiba |
|
|
 |
Fabiano Moderador

|
Enviada: Dom Set 05, 2004 1:05 am Assunto: Re: Instalação de chicote de split. |
|
|
| Bruno escreveu: | Estou estagiando em uma reforma onde ia tudo bem até chegar este momento.
Ao ser passada a tubulação da unidade interna do split a mesma ou fica sobresaindo da parede, ou tenho que abrir um leve dente em uma das quinas da seção da viga (face inferior) dente que pega apenas o cobrimento, mas podendo atingir tanto o estribo como a ferragem.
Gostaria de saber se posso fazer o seguinte, sem causar riscos de fissuras ou redução da resistência da mesma, abrir tal dente e chumbar a tubulação com massa forte, recobrindo a armadura?
O que medizem? |
Bruno,
Veja bem, nunca é recomendável cortar uma viga, principalmente na face inferior se ela estiver em meio vão, pois nesse caso a região tracionada é a inferior, e um corte por menor que seja, especialmente se passar da região do cobrimento, a médio/ longo prazo, poderão ocasionar fissuras no local. Mas creio que o caso precisa ser analisado com mais detalhes, como as dimensões da viga, o carregamento e a armadura. Pode ser que no seu caso o corte na viga não influencie em nada.
Abraços |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 10:19 pm Assunto: Re: Instalação de chicote de split. |
|
|
| Bruno escreveu: | Estou estagiando em uma reforma onde ia tudo bem até chegar este momento.
O que medizem? |
póde faser só não póde por massa com cal
só massa de cimento 1/2 ou 1/3
cendo 3 de areia 1 de cimento |
|
|
 |
edsoncesar10@msn.com Visitante
|
Enviada: Sex Mar 28, 2008 12:36 pm Assunto: split |
|
|
olha o geito você comprar o split da consul.a linha sai direto para cima (obs.se for o telhado em cima,motivo a linhatem que passar por cima da lage ou foro so vai ter que inbutir o dredo da parte interna |
|
|
 |
NEWTON Visitante
|
Enviada: Qua Mai 07, 2008 9:26 am Assunto: Re: Instalação de chicote de split. |
|
|
| Fabiano escreveu: | | Bruno escreveu: | Estou estagiando em uma reforma onde ia tudo bem até chegar este momento.
O que medizem? |
Bruno,
Veja bem, nunca é recomendável cortar uma viga, principalmente na face inferior se ela estiver em meio vão, pois nesse caso a região tracionada é a inferior, e um corte por menor que seja, especialmente se passar da região do cobrimento, a médio/ longo prazo, poderão ocasionar fissuras no local. Mas creio que o caso precisa ser analisado com mais detalhes, como as dimensões da viga, o carregamento e a armadura. Pode ser que no seu caso o corte na viga não influencie em nada.
Abraços |
Não cortar na região tracionada????
Vai cortar na região comprimida então???, você tá loco...Ou comprou o diploma? |
|
|
 |
NEWTON Visitante
|
Enviada: Qua Mai 07, 2008 9:27 am Assunto: Re: Instalação de chicote de split. |
|
|
| Fabiano escreveu: | | Bruno escreveu: | Estou estagiando em uma reforma onde ia tudo bem até chegar este momento.
O que medizem? |
Bruno,
Abraços |
Não cortar na região tracionada????
Vai cortar na região comprimida então???, você tá loco...Ou comprou o diploma? |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 6:16 pm Assunto: |
|
|
nunca é recomendável cortar uma viga, principalmente na face inferior se ela estiver em meio vão, pois nesse caso a região tracionada é a inferior??? |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 6:37 pm Assunto: |
|
|
póde faser só não póde por massa com cal
só massa de cimento 1/2 ou 1/3
cendo 3 de areia 1 de cimento??????????? |
|