"estrutura de um Cômodo comercial"

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
KIKO/2004
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2004 1:23 pm    Assunto: "estrutura de um Cômodo comercial" Responder com Citação

Olá, vou construir um cômodo de 8x12 m. Será possível fazê-lo sem que haja pilares dentro do Cômodo? Como fica a Armação da laje? Pretendo utilizar laje-Pré Moldada comum de forro. Será que dá pra armar os trilhos no sentido de menor vão(8,00m). Por favor me dêem uma solução mais prática e mais viável. Antecipadamente agradeço pela atenção. Se puderem me mandar algo meu e-mail alternativé:
camjul2004@bol.com.br
Links Patrocinados
Waldir
Visitante

MensagemEnviada: Qui Dez 09, 2004 8:24 am    Assunto: Responder com Citação

Kiko, 8x12m acho muito grande p/ você construir em laje pré-moldada, até porque é muito difícil achar vigotas maiores que 5 ou 6 m. Só se você passar uma viga no meio e dividir o vão de 12m em dois de 6m. Aconselho chamar um engenheiro que ele pode lhe orientar melhor.
KIKO2004
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Dez 11, 2004 12:24 am    Assunto: Grato Responder com Citação

Valeu Waldir, agradeço pela dica, obrigado............
Visitante

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2004 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Waldir escreveu:
Kiko, 8x12m acho muito grande p/ você construir em laje pré-moldada, até porque é muito difícil achar vigotas maiores que 5 ou 6 m. Só se você passar uma viga no meio e dividir o vão de 12m em dois de 6m. Aconselho chamar um engenheiro que ele pode lhe orientar melhor.

Existem empresas de pré-moldados que fazem as peças de acordo com a necessidade do cliente, do tamanho que precisar, em concreto armadoou protendido. Mais acho que vai ficar mais caro do que a solução do Waldir.
Links Patrocinados
KIKO/2004
Visitante

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2004 11:14 pm    Assunto: Responder com Citação

É também acho. Andei pesquizando e o mais viável é o concreto armado, fazendo como a solução dada anteriormente pelo Waldir... Valeu!!
Juan Bonelli da Silva
Visitante

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2004 11:23 pm    Assunto: Responder com Citação

kiko, procure se informar sobre as lajes treliçadas(são iguais na parte que se refere no método construtivo), já vi lajes treliçada de até 12 metros. Se informe melhor sobre isso, vale a pena...
Marco Antonio
Visitante

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2005 1:02 pm    Assunto: Estrutura de um cômodo comercial Responder com Citação

Kiko, é viável fazer o projeto sem pilares no meio. No entanto deve ser observado que as vigas transversais (vão de 8 metros) devem ter altura mínima igual a 1/10 do vão, ou seja, 80 cm. Atentar para o pé-direito do prédio de modo a atender essa altura de viga. Como o Waldir já falou, no sentido de reduzir o vão da laje pré-moldada, sugiro fazer duas vigas transversais para se ter vão de 4 metros.

É prudente que um calculista estrutura dimensione a estrutura adequadamente para verificaçào de estados limites de deformação e de fissuração.

Sds.

Marco Antonio
São Luis-MA
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1