Enviada: Sex Jun 10, 2005 3:31 pm Assunto:
O arquiteto dá forma e conceito às coisas, visando aliar o máximo de estética, conforto térmico, acústico e uma boa integração dos espaços. Exemplo: ambiente com 500lux, temperatura interna 23°C e ruído em 40db.
O engenheiro basicamente é o cara que calcula tudo o que o arquiteto especificou e depois coloca isto de pé.
A definição é um pouco grosseira mas serve para dar uma idéia.
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Julho de 2005 Mensagens: 13 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Qui Jul 21, 2005 8:48 pm Assunto:
PaiDaMOrte escreveu:
Fugindo um pouco á seriedade da pergunta.
Eu penso que um arquitecto é um sonhador , e o engenheiro é o abençoado que lhe torna os sonhos realidade.
Acho que é um pouco generalista , mas o conceito penso que se enquadra.
Sou arquiteta e discordo um pouco da sua afirmativa. Penso que arquitetura e Engenharia são duas áreas afins e complementares. O Arquiteto pode ser ótimo, mas se o engenheiro não for um bom profissional, jamais vai conseguir atingir todos os objetivos do projeto. Da mesma forma, se o arquiteto não for bom, não há engenheiro que faça com que a obra atinja uma boa qualidade.
Acho que boa parte da culpa pela má qualidade das construções atualmente no país se deve a falta de sincronia entre arquitetura e engenharia.
Não sou contra a categoria dos engenheiros. Muito pelo contrário, torço para ter a oportunidade de trabalhar com profissionais competentes, que se esforcem em executar uma obra atingindo todos os objetivos do meu projeto e que eu também venha a aprender a respeito da execução da obra com esse profissional.
Então, acho que ambos sonham e lutam para tornar esse sonho realidade.
Ambos são essenciais para a cultura do país. Afinal, não são ao construções as obras que mais perduram no tempo?
Jéssica Marreiros