Construção Civil na Bahia

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
lpitanga
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 1:35 pm    Assunto: Construção Civil na Bahia Responder com Citação

Embarassed Ola,

Sou estudante do 3º ano de engenharia - Salvador-Ba e estou muito preocupado com o que esta acontecendo do a Construção Civil aqui na Bahia. Devido a alto taxa de demissões (25% no mês de fevereiro) no seguimento que contempla a Construção Civil, corte de R$69 milhões para a obra do metrô impossibilitando a continuidade da obra, falta de investimento para as reformas das estradas, corte insumo que o engenheiro recebe ao término de uma obra.

Esse problema esta acontecendo em todos os estados brasileiros ?
Quando eu me formar, esse quadro estará mudado ?
Será que ainda vale apena investir no curso de Engenharia Civil ?

Grato ,
Links Patrocinados
Fabiano
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 2:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Levi,
Não vou te dizer que isso acontece em todos os estados, pois não tenho essa informação, mas é um problema muito comum.
Esperamos que a situação mude futuramente. Mas para isso precisa-se de mais investimentos em infra-estrutura por parte do governo e o que eu acho mais importante, uma atuação mais eficaz por parte dos conselhos.
marcelo fiorin
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 4:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha, lí esse teu tópico e achei interessante, esse assunto creio que seja pertinente a todos nós profissionais da engenharia civil.
Acho que essa situação está assim pelo país inteiro, aqui no Rio Grande do Sul, estado onde moro atualmente, as coisas estão complicadas, falta emprego na área, principalmente pro pessoal que recém saiu da faculdade.
O mercado é bem fechado por aqui, é bem complicado de se iniciar a carreia.
Eu andei penssando, e por vezes acho que tem alguns fatores que contribuem para isso, vou citar alguns.
- Cursos Técnicos, não são os maiores responsáveis, mas contribuem bastante, principalmente na área de seg. do trabalho;
- Estágios, pode paracer uma coisa absurda, mas creio que uma falta de regulamentação mais precisa está tornando os estágios um perigo para os profissionais, uma vez que as empresas reduzem os quadros de profissionais formados pra economizar com estagiários;
- Falta de qualificação das universidades, o profissional sai cada vez mais despreparado para enfrentar o mercado de trabalho, na minha época de faculdade cheguei a ter professores que nunca tinham pisado num canteiro de obras, fico me perguntando o que se aprende com um indivíduo desse, as universidades estão mascarando atras de mestrados pessoas totalmente desqualificadas para o ensino. A engenharia é mais prática que teórica, só com a teoria tu não consegue fazer nada, é necessário aprender com pessoas que trabalham com o assunto que ensinam, não com acadêmicos que passam o dia todo infornados em universidades.

Acho uma pena que a nossa profissão anda tão desvalorizada, acho que quem tá começando agora, me incluo nesse grupo, deve procurar reverter esse quadro.
Devemos nos dar o valor devido, afinal, o que seria do mundo sem nós engenheiros?

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1