Parede de Pedra Vs Betão Ciclópico

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
mircolima
Novato
Novato


Registrado em: Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2007
Mensagens: 2

MensagemEnviada: Qui Jan 18, 2007 1:41 pm    Assunto: Parede de Pedra Vs Betão Ciclópico Responder com Citação

Boa Tarde, sou novato por aqui, assim com na construção civil. Vou agora começar uma obra já ouvi muitas opiniões divergidas relativamente a fazer a cave com paredes de pedra ou em betão ciclópico. Queria saber qual a vossa opinião visto estar em jogo a resistência e o custo destas duas técnicas.

Aproveito desde ja para agradecer no caso de resposta.

Mirco Lima
Voltar ao Topo
Links Patrocinados
Voltar ao Topo
Pietra
Super Participante
Super Participante


Registrado em: Terça-Feira, 22 de Abril de 2003
Mensagens: 101
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Qui Jan 18, 2007 2:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Mirco,

Bem vindo!
Acredito que construir em betão ciclópico vai dar mais segurança à sua obra, porém é mais caro. Construir em pedra vai lhe trazer mais economia no entanto, tudo vai depender de como é o projeto, se estas paredes são autoportantes ou se existem vigas, colunas, etc.

A de se considerar também o tipo de pedra utilizada. Pedra calcária ou granítica. A pedra calcária (mais barata) que também é utilizada no betão ciclipico, tem resistencia muito inferior a da pedra granítica (mais cara).

Enfim, são vários parâmetros a serem analisados.
Voltar ao Topo
mircolima
Novato
Novato


Registrado em: Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2007
Mensagens: 2

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 8:26 am    Assunto: Responder com Citação

Antes de mais Nada, muito obrigado pela resposta Pietra

Mas é assim, estou em Cabo Verde e ca a pedra basaltica é de longe mais barata que a calcaria; e ca fazem o betão ciclopico com a pedra basaltica.
Tenho informações de que o betão ciclopico seja mais barato e tb mais ressistente. mas, a um lado de controversos que dizem ser mais caro o betão ciclopico. Vou fazer uma cave num terreno de 10*18 e este vai ter 4 andares (portanto 6 pisos - cave, res do chão e mais 4 andares). Queria saber exatamente quel a diferença de preço nas mesmas proporções (parede de pedra basaltica e betão ciclopico com pedra basatica). Mais certamente o custo p/ metro cubico.

Um abraço
Mirco Lima
Voltar ao Topo
Neto
Novato
Novato


Registrado em: Sábado, 12 de Julho de 2003
Mensagens: 21
Localização: Porto Alegre/RS

MensagemEnviada: Sex Jan 19, 2007 8:57 am    Assunto: Responder com Citação

Meu colega, estas paredes serão apenas para vedação ou elas terão alguma função estrutural?

Se foram só para vedação faça em pedra que será mais barato. (pelo menos aqui no Brasil é mais barato)

Bom aqui os preços são mais ou menos estes:
Pedra-de-mão granítica (m3) - R$ 43,00
O concreto ciclopico (m3) com 30% de pedra - R$ 117,00
Voltar ao Topo
Links Patrocinados
Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB