Software livre p/ engenharia
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Softwares
Autor Mensagem
Fernando
Visitante

MensagemEnviada: Dom Nov 23, 2003 12:27 am    Assunto: Software livre para engenharia Responder com Citação

Caros colegas,

Andei reparando os preços de alguns softwares técnicos para engenharia e arquitetura, e tenho certeza que a grande maioria dos profissionais não têm possibilidade alguma de ter acesso à determinados programas. Contudo sabemos que a maioria desses profissionais tem experiência em alguma linguagem de programação, e grande parte já construiu aplicativos para uso em sua profissão.
Conversando com alguns colegas, tivemos uma idéia de bolar um grupo de desenvolvimento de softwares técnicos livres, onde cada um disponibilizaria o código fonte juntamente com o programa. Assim os usuários experientes em programação poderiam aprimorar o programa e adicionar novos recursos. Dessa forma, os programas estariam em constante crescimento.
Gostaria de reunir um grupo de engenheiros e arquitetos que tenham experiência em programação (independente da linguagem) para discutirmos sobre a idéia aqui no fórum.

Abraços.
Links Patrocinados
Neto
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Nov 23, 2003 10:46 am    Assunto: Software livre para engenharia Responder com Citação

Fernando, é uma idéia muito boa a sua. Como sabemos, existem programas técnicos freewares muito bons, mas nem sempre é tudo que o profissional precisa, sempre falta alguma coisa. Se fosse disponibilizado o fonte desses programas, os proprios usuários poderiam acrescentar algo de novo, e disponibilizar essas alterações para outros usuários. Em pouco tempo teríamos softwares cada vez mais completos.
Fernando
Visitante

MensagemEnviada: Dom Nov 23, 2003 11:34 am    Assunto: Software livre para engenharia Responder com Citação

Colega Neto,

É exatamente essa a idéia, produzir programas gratuitos (e livres) de qualidade, de licença pública GNU (para quem não conhece: http://lie-br.conectiva.com.br/licenca_gnu.html)

Abraços.
Eng. Sergio
Visitante

MensagemEnviada: Dom Nov 23, 2003 2:37 pm    Assunto: software livre Responder com Citação

A intenção é muito boa, mas acontece que seria necessário que um grande número de pessoas tivessem acesso a determinado programa. Por que a grande maioria (99%) usariam os programas apenas para benefício próprio, sem dar a sua contribuição na programação do mesmo. Ainda tem a questão dos programadores... Acho que poucos deles teriam interesse em tornar público o seu software. É uma questão que ainda deve ser muito discutida.

Sergio
Links Patrocinados
Fernando
Visitante

MensagemEnviada: Dom Nov 23, 2003 8:34 pm    Assunto: software livre Responder com Citação

Eng. Sergio escreveu:
A intenção é muito boa, mas acontece que seria necessário que um grande número de pessoas tivessem acesso a determinado programa. Por que a grande maioria (99%) usariam os programas apenas para benefício próprio, sem dar a sua contribuição na programação do mesmo. Ainda tem a questão dos programadores... Acho que poucos deles teriam interesse em tornar público o seu software. É uma questão que ainda deve ser muito discutida.

Sergio

Sérgio
Quando abrimos mão de um software nosso, para torná-lo livre, não esperamos que todos os usuários contribuam com a programação, mas apenas esse 1% que você citou. Com a devida divulgação, esse 1% podem ser, por exemplo, 50 pessoas, que já é mais que suficiente para compor um bom software, pois cada um contribuirá com uma pequena parte. Tenho certeza que a ecivilnet, como um grande divulgador de softs técnicos free, ajudará a por em prática essa idéia.

Abraços.
Klelia
Visitante

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2003 12:36 am    Assunto: meus programas Responder com Citação

Eu poderia disponibilizar alguns dos meus programas para cálculo de lajes e sapatas, não me importo.

Klelia
Visitante

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2003 11:21 am    Assunto: Responder com Citação

Sugiro a criação de um site específico, para eunir todos os projetos de softwares, e grupos e listas de discussão para cada um.
Fabiano
Visitante

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2003 12:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Fernando, tens alguma previsão de quando essa sua idéia estará se concretizando? Também estou disposto a contribuir, já q programo em diversas linguagens, e posso entrar com alguns fontes em C++ e VB.
Fernando
Visitante

MensagemEnviada: Seg Dez 01, 2003 1:15 am    Assunto: Responder com Citação

Ainda não tenho uma previsão, mas tudo indica que logo logo colocaremos em prática a idéia. Já conversei com o pessoal da ecivilnet, pois seria necessário um patrocinador que fornecesse um local para hospedar o site, um fórum e listas de emails. Vamos ver no que dá. Wink
Quem tiver interesse em participar dessa comunidade de programadores entre em contato comigo: nandopfa@yahoo.com.br
Ormond 2.0
Visitante

MensagemEnviada: Qua Dez 03, 2003 12:00 am    Assunto: Responder com Citação

Aguardem!
Em breve, estará disponível a nova versão deste programa
totalmente FREEWARE que está passando por profundas reformas
e ampliações. Entre as mais importantes estão:

- Melhorias na Interface com o usuário;
- Inclusão de módulos para cadastro de serviços e obras;
- Aperfeiçoamento do banco de dados de materiais;
- Aperfeiçoamento na criação e edição de composições;
- Novo sistema de Backup;
- Novos tipos e formas de relatórios;
- Criação de um Help para o usuário.

Como vocês podem ver eu já comecei. Estou dedicando em meu
site www.ormond.hpgvip.com.br uma seção para este tipo de projeto
e parece estar funcionando. Estou distribuindo o programa junto com o código fonte para as que se identificam com e-mail, telefone, profissão, etc. Mesmo que as pessoas não possam contribuir com a programação, elas são muito importantes na revisão do trabalho, na
crtitica construtiva, na divulgação e por aí vai. Só saber programar, não faz do seu programa o melhor, ele precisa ter conteúdo.
Conheço exemplos de profissionais que desenvolveram soluções próprias em Pascal para DOS, do tipo pé de boi, e não as trocam por nada nesse mundo, pois nelas estão embutidas anos de pesquisas, experiência profissional, etc.

A idéia não poderia ser melhor!

Um grande Abraço a todos,

Eng. Paulo C. Ormonde
Paulo Drozinski
Visitante

MensagemEnviada: Ter Abr 06, 2004 11:02 pm    Assunto: Programas de Eng. de Orçamentos e Gerenciamento de Obras Responder com Citação

Caros Fernando, Eng. Sergio,

Gostei da idéia sou parceiro a questão é acertar detalhes e acho que a
melhor linguagem para desenvolver este programa é o Delphi.
saudações
empretec.eng@terra.com.br

Paulo Drozinski
Código:
Paulo Drozinski
Visitante

MensagemEnviada: Ter Abr 06, 2004 11:07 pm    Assunto: Programas de Eng. de Orçamentos e Gerenciamento de Obras Responder com Citação

Caros Fernando, Eng. Sergio e Klelia

Gostei da idéia sou parceiro a questão é acertar detalhes e acho que a
melhor linguagem para desenvolver este programa é o Delphi.
saudações
empretec.eng@terra.com.br

Paulo Drozinski
molelas
Visitante

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2004 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu penso que a ideia base de conceber um programa freeware, com a possibilidade de se encontrar um grupo de pessoas especialmente vocacionadas na area de programaçao é uma mais valia.

Eu proprio ja concebi o meu proprio programa de calculo. Iniciei com um pequeno programa, e acabei por superar todas as expectativas. Alem de poder usufruir deste, tornei-me mais capaz.

Tb utilizei o Delphi, e acyho k é bastante bom. Facil e intuitivo.
kennedi
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mai 07, 2004 8:34 am    Assunto: programas de lajes e sapatas Responder com Citação

Klelia escreveu:
Eu poderia disponibilizar alguns dos meus programas para cálculo de lajes e sapatas, não me importo.

Klelia
por gentileza você poderia enviar para meu mail esses programas de lajes e sapatas kennedi@ufrnet.br ou informar seu site para q possa ser feito download. Obrigado , agradeço a atenção! Eduardo Natal/RN.
Marcos Lacerda
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 9:43 pm    Assunto: Calculos de sapatas Responder com Citação

Klelia

Poderia me enviar o programa??
lacerdamarcos@itelefonica.com.br

Marcos
paulo.ormonde
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

A Ormond Engenharia e Projetos está disponibilizando em seu site o
Freeware TRAME 1.0 para Análise de Treliças Planas. Ótimo para quem utiliza programas CAD, pois importa arquivos DXF, considera o peso próprio da estrutura automáticamente na análise e muito mais.

Consultem o manual do programa ou vejam detalhes no site da empresa e contribuam para o aperfeiçoamento desta ferramenta.
Wilson
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2005 11:27 am    Assunto: Responder com Citação

É fundamental que todos deem sua contribuição, seja na programação, ou em sugestões para melhorar a utilização ou acréscimo de recursos.
Paulo Drozinski
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2005 11:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Pessoal Very Happy Razz Laughing Idea

ORSE um excelente programa para orçamentos de obras e serviços e ainda por cima gratuíto -> http://www.cehop.se.gov.br/orse/default.asp

Não deixem de experimentar.

saudações

drozinski
eduaquino
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 9:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Klelia escreveu:
Eu poderia disponibilizar alguns dos meus programas p/ cálculo de lajes e sapatas, não me importo.

Klelia

você poderia enviar pra mim. edu_ufba@yahoo.com.br
Eng. Leomar Teichmann
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mai 11, 2007 9:14 pm    Assunto: Mãos a obra! Responder com Citação

Olá amigos!

Arrow Estou a procura de pessoas interessadas em ajudar o Armacon a melhor e tornar-se mais completo.

Idea Peço que aqueles que puderem colaborar identifiquem-se aqui no fórum e informem em qual melhoria poderiam participar.

Arrow Esse é o primeiro passo para fazer do Armacon totalmente open-source.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Softwares Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2