Tijolo de Vidro

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
welitaluisa@gmail.com
Visitante

MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 5:22 pm    Assunto: Tijolo de Vidro Responder com Citação

Olá, boa tarde!
Gostaria de saber se posso colocar tijolo de vidro em parede com divisa de vizinho.
Eu estou com um probleminha de escuridão em um quarto e gostaria de diminuir este problema, porém minha vizinha é muito encrequeira, portanto gostaria de saber se fazendo isto estou dentro da lei.
Obrigada.
Links Patrocinados
Silas
Visitante

MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 6:17 pm    Assunto: Tijolo de vidro Responder com Citação

Este é um caso difícil de se interpretar, devido ao fato do tijolo de vidro não ser considerado um elemento vazado.

Vejamos o que diz o código civil à respeito:

Citação:
Art. 1.301. É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou
varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.
§ 1º As janelas cuja visão não incida sobre a linha divisória,
bem como as perpendiculares, não poderão ser abertas a menos de
setenta e cinco centímetros.
§ 2º As disposições deste artigo não abrangem as aberturas
para luz ou ventilação, não maiores de dez centímetros de largura
sobre vinte de comprimento e construídas a mais de dois metros de
altura de cada piso.
Art. 1.302. O proprietário pode, no lapso de ano e dia após a
conclusão da obra, exigir que se desfaça janela, sacada, terraço ou
goteira sobre o seu prédio; escoado o prazo, não poderá, por sua
vez, edificar sem atender ao disposto no artigo antecedente, nem
impedir, ou dificultar, o escoamento das águas da goteira, com prejuízo
para o prédio vizinho.
Parágrafo único. Em se tratando de vãos, ou aberturas para
luz, seja qual for a quantidade, altura e disposição, o vizinho poderá,
a todo tempo, levantar a sua edificação, ou contramuro, ainda que
lhes vede a claridade.

Ou seja: pelo artigo 1301 parágrafo 2º, o tijolo de vidro pode ser considerado abertura para luz (a luz passa né?), então o tijolo não pode ter altura maior que 10cm e largura maior que 20cm e só pode ser colocado a 2m do piso.

Acredito que não exista tijolo de vidro com 10cm de altura (face).
Roberto Oliveira
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 7:13 pm    Assunto: tijolo de vidro no muro Responder com Citação

Existe tijolo de vidro de 10 X 19,5 cm.
iriomoreira@hotmail.com
Visitante

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 8:53 pm    Assunto: tijolo de vidro Responder com Citação

gostaria de saber o valor médio do tijolo de vidro.
Links Patrocinados
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 5:01 pm    Assunto: Re: Tijolo de Vidro Responder com Citação

welitaluisa@gmail.com escreveu:
Olá, boa tarde!
Gostaria de saber se posso colocar tijolo de vidro em parede com divisa de vizinho.
Eu estou com um probleminha de escuridão em um quarto e gostaria de diminuir este problema, porém minha vizinha é muito encrequeira, portanto gostaria de saber se fazendo isto estou dentro da lei.
Obrigada.
Rolling Eyes DEPENDE DA PREFEITURA LOCAL.
Fernando Agra
Visitante

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 11:41 am    Assunto: Re: tijolo de vidro Responder com Citação

iriomoreira@hotmail.com escreveu:
gostaria de saber o valor médio do tijolo de vidro.

Tijolo vidro capelinha 19,5 x 10 x 10cm custa R$ 8,58 a unidade
(Preço do CEHOP)
larah_24@hotmail.com
Visitante

MensagemEnviada: Qui Nov 01, 2007 9:02 pm    Assunto: gostaria de ver fotos com tijolos de vidro Responder com Citação

ola gostaria de ver fotos com ,paredes de vidro ,pois estou dando um areforma em casa e não sei bem como colocar gostaria que vcs me enviasem fotos.obrigada
Nando
Super Participante
Super Participante

MensagemEnviada: Sex Nov 02, 2007 9:06 am    Assunto: Re: gostaria de ver fotos com tijolos de vidro Responder com Citação

larah_24@hotmail.com escreveu:
ola gostaria de ver fotos com ,paredes de vidro ,pois estou dando um areforma em casa e não sei bem como colocar gostaria que vcs me enviasem fotos.obrigada

Tem umas fotos boas aqui:
http://images.google.com.br/images?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rls=GGLJ,GGLJ:2006-41,GGLJ:pt-BR&q=tijolo+de+vidro

http://images.google.com.br/images?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rls=GGLJ,GGLJ:2006-41,GGLJ:pt-BR&q=Brick+Glass
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1