Olá, estou pensando em construir e tenho ouvido muitas coisas qto a parte
burocrática,Por isso me ajudem por favor:
Além de pagar as taxas do Crea, prefeitura, eu também tenho que pagar o inss? O que seria isso, onde eu devo ir? No cartório? Qual o valor e se não pagar o que acontece?
Ah, e me falaram que até 70, m² eu não preciso pagar. è verdade?
Me auxiliem por favor!!!!!!!
Grato...
você deve estar falando sobre a CND-Certidão negativa de débitos do INSS. É assim: você paga as taxas da prefeitura e tira o alvará de construção. Com o alvará você pode construir. Quando você termina a obra você retorna a prefeitura e pede o HABITE-SE. O HABITE-SE vai possibilitar que você averbe no cartório o imóvel. O cartório vai solicitar a CND do INSS. O INSS irá se basear numa certidão de característica que a prefeitura vai fazer da sua construção e deve cobrar em torno de 6% da obra dependendo do padrão que você utilizou. Por isso a chave para a taxa que você vai pagar no INSS depende da certidão de caracteristica da prefeitura. Vale a pena conversar com o fiscal da prefeitura para ver se ele faz vista grossa em louças DECA, bancadas de granito, ferragens e principalmente na área de construção. Entendeu?
Enviada: Dom Ago 15, 2004 10:44 am Assunto: ESquenta não!
SE a sua casa for pra você morar apenas e não para vender, você pode fazer sem se preocupar com o inss..Aliás isto é uma roubalheira!
Aliás, depois de 10 anos de construída a sua casa, você fica isento deste assalto. Portanto, construa sem pagar o inss e depois pague alguma conta que possa comprovar q o imóvel já está pronto durante 10 anos, depois vá ao inss (iptu, por exemplo)e apresente. Aí eles te dão o cnd de graça!
Vale a pena!
Guarde seu dinheiro pra você, pq o lula já tá muito rico!
Gostaria de saber o quanto uma viga de concreto, nas dimensóes de 15 x 30 x 430 cm, pode suportar (em kilos), pois estou construindo e, pelo projeto arquitetönico, terei que erguer uma torre para caixa d'água em cima desta viga, onde conterá uma caixa de 1000 litros mais um reservatório térmico (boiler) de 400 litros.
Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2008 Mensagens: 1
Enviada: Ter Jul 01, 2008 12:58 pm Assunto: Pergunto
- O meu imóvel está tudo certo na prefeitura já a mais de 15 anos, só falta averbar a construção no registro de imóveis, já pago o IPTU COM A CONSTRUÇÃO CORRETO.
- Então como faço para pegar o CND do INSS isento?
Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Agosto de 2008 Mensagens: 2
Enviada: Sex Ago 08, 2008 12:31 am Assunto: Re: Dúvidas Engenharia Civil
Olá, Seria possível me esclarecer uma dúvida! Estou construindo uma casa de 9m por 6m, em cima de uma laje. O pedreiro usa tijolo de 8 furos, porém no acentamento não usa massa na vertical, as paredes estão sendo trançadas nas pontas e a única viga de concreto será uma cinta em cima das paredes. Será que não há nenhum perigo? Desculpe mas não sei a quem perguntar, caso possa me ajudar ficarei grato! ATTCleverson