O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
Halechandre
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 12:29 am    Assunto: O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ? Responder com Citação

Olá, bom dia atualmente estou estudando Curso Técnico em Edificações e estou no segundo ano gostei muito das materias de Orçamento e Calculo estrutural, só que nas aulas e um poko mais que o basico o que você's me recomendam para que eu possa me aefeiçoar em calculos . . . e posteriormente em orçamentos . . .
Muito obrigado a todos.

Alexandre
Links Patrocinados

Rafael Gualter
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 11:02 am    Assunto: Responder com Citação

Recomendo fazer Engenharia ...
Vamos seguir as hierarquias ... Cálculos estruturais = Funçao do Engenheiro.
Porém nada impede de você procurar em livros.

ok? ..
Nando
Super Participante
Super Participante

MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 10:07 am    Assunto: Responder com Citação

Do que vai adiantar você se aperfeiçoar em calculo estrutural se não poderá trabalhar com isso? Faça o curso de engenharia civil.
Agora... se o seu interesse é só aprender mesmo, procure o livro "Concreto Armado Eu Te Amo". Ele começa com uns conceitos bem básicos, ideal para iniciantes.
Nereu
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Fev 22, 2008 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Nando escreveu:
Do que vai adiantar você se aperfeiçoar em calculo estrutural se não poderá trabalhar com isso? Faça o curso de engenharia civil.
Agora... se o seu interesse é só aprender mesmo, procure o livro "Concreto Armado Eu Te Amo". Ele começa com uns conceitos bem básicos, ideal para iniciantes.

O "Concreto Armado Eu Te Amo" vol. 1, é um livro interessante para iniciantes, tem uma linguagem totalmente descomplicada. Ele começa do básico mesmo. Conceitos de peso específico, cargas acidentais, lineares, momento fletor, linha neutra, etc.
Posteriormente é feito um cálculo capítulo-à-capítulo de um edifício de 4 pavimentos.
marciosilvestre
Participante
Participante

MensagemEnviada: Dom Fev 24, 2008 1:14 pm    Assunto: Material Responder com Citação

Este material é muito bom , 4 volumes

Obra: Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado
autor : Prof Doutor José Milton de Araújo
Editora : Dunas

Marcio Silvestre
Visitante
Visitante

MensagemEnviada: Dom Mar 02, 2008 8:07 pm    Assunto: Resposta para quem gosta de cálculo estrutural Responder com Citação

Gostaria de lembrar a todos os participantes do fórum, que, por sinal, por influência da concorrência no mercado das construções, se acham no direito de menosprezar um Técnico. A hierararquia como vocês chamam não impede que técnicos não possam fazer cálculos estruturais. A restrinção maior vem do currículo profissional. Por ser um curso de pouca duração, não dar tempo para que se aprofunde em cálculos de estruturas. Apesar que, se dar inicio a esta disciplina no curso técnico, quando se estuda estática. Tenho amigos técnicos que fazem cálculos estruturais trabalhando em firmas de construção, sendo supervisionados, é cloaro, por engenheiros calculistas. Também conheço muito engenheiro que não sabe nem calcular uma sapata flexível.
É interessante ver o antagonismo quando rescentemente publicaram no fórum enquete perguntando se alguém gostava de cáculo de estruturas e quase ninguém disse que sim, que gostava. Mas os futuros engenheiros reclamam a iniciativa saldável em querer aprender um pouco mais.
Devo relembrá-los que a engenharia no Brasil não anda muito bem em termos de qualidade nas execuções de projetos e que nossos grandes calculistas estão se aposentando da profissão, e naõ vai dar mais prá salvar a "pele" de muito engenheiro barato que rem por aì. Um abraço.
josé augusto mariani dos
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 10:44 am    Assunto: Responder com Citação

De fato existem técnicos que fazem cálculo estrutural, sem dúvida. Mas com certeza não aprenderam no curso técnico, mas são autodidatas e têm anos de experiência no ramo. Para um técnico é mais interessante e rentável se dedicar a desenhar com qualidade.
gabardo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 10:38 am    Assunto: Cálculo estrutural e Orçamentos Responder com Citação

Pra você que está iniciando, uma boa opção é conseguir trabalhar como estagiário em escritórios de cálculo estrutural e Orçamentos, porque você até o momento não corre risco de concorrer com êles. Posteriormente faça um bom curso de Engenharia Civil.
No que tange ao cálculo de estrutura, é um circulo muito fechado. Na minha época de estudante você ouvia a falar muito até de professores, porque lhe ensinar, se você vai ser meu concorrete no futuro. Na minha
opinião quem tem competência não tem receio de ensinar. Fiz bons estágios na área de estrutura de torres metálicas e lá não se escondia nada, ensinavam. Talves porque os engenheiros eram do ITA.

Um abraço
gabardo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 10:47 am    Assunto: Responder com Citação

WilsonYama, vá fazer uma visita nos escritórios de cálculo estrutural. Na maioria deles tem muito leigo, trabalhando ali, é obvio com a orientação do engenheiro responsável.
Francisco Cerqueira
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 9:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Halechandre

Orçamento e Cálculo Estrutural são áreas que costumam provocar dores de cabeça, se você gostou das duas no curso técnico já é um bom começo.
Sugiro que faça um curso de Engenharia Civil e procure estudar muito, principalmente a área de estruturas (esta é complicada até mesmo na graduação).
Ao final do curso de graduação você já terá uma boa visão sobre o contexto de sua dúvida atual, se mesmo assim ainda gostar das áreas escolha uma, faça uma pós e ganhe o mundo.

Abraço.
EngCivil
Visitante

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 8:45 pm    Assunto: Cálculo estrutural Responder com Citação

Amigos,
Vi as mensagens anteriores e julguei o teor de algumas lamnetável.
Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.
É bem verdade que não se vê no técnico a estrutura de forma mais aprofundada, como na engenharia, mas no dia-a-dia o técnico leva vantagens sobre engenheiros recém-formados, bitolados em cálculos de vigas Gerber, pórticos, cargas móveis, pontes, mas que não sabem calcular uma viga de uma casa térrea. Daí porque não menosprezar ninguém e fazer piadinhas que não cabem àqueles que já atingiram grau de instrução superior.
E para quem diz que o técnico não pode atuar na área de estruturas, recomendo se informar um pouco mais a respeito da profissão de técnico, já exercida por mim no passado, com muito orgulho, antes de me tornar engenheiro civil.
Ao rapaz que iniciou este fórum, meu apoio! Vá em frente e não dê ouvidos a quem pensa ser o que não é e fazer o que não pode.
Nada há que com estudo não se consiga, nobre amigo!
Sucesso na profissão e abraço a todos!
Visitante

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 12:16 pm    Assunto: Re: Cálculo estrutural Responder com Citação

EngCivil escreveu:
Amigos,
Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.
É bem verdade que não se vê no técnico a estrutura de forma mais aprofundada, como na engenharia, mas no dia-a-dia o técnico leva vantagens sobre engenheiros recém-formados, bitolados em cálculos de vigas Gerber, pórticos, cargas móveis, pontes, mas que não sabem calcular uma viga de uma casa térrea. Daí porque não menosprezar ninguém e fazer piadinhas que não cabem àqueles que já atingiram grau de instrução superior.
E para quem diz que o técnico não pode atuar na área de estruturas, recomendo se informar um pouco mais a respeito da profissão de técnico, já exercida por mim no passado, com muito orgulho, antes de me tornar engenheiro civil.
Ao rapaz que iniciou este fórum, meu apoio! Vá em frente e não dê ouvidos a quem pensa ser o que não é e fazer o que não pode.

Não sabia que a Universidade Federal do Paraná-UFPR estava formando profissionais desse nível, que não sabem calcular nem uma viga de uma casa térrea.
Sou Gerente de Recuros Humados de uma empresa de engenharia. Vou ficar atenta para isso.
Obrigada pela informação.
EngCivil
Visitante

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 5:47 am    Assunto: UFPR Responder com Citação

E eu não sabia que haviam "gerentes de recursos humanos" desse nível, que não sabem fazer uma interpretação de texto adequada. Sugiro reler o texto.
Ficarei atento, também, ao contratar gerentes para minha empresa.
Visitante

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 7:35 am    Assunto: Re: Cálculo estrutural Responder com Citação

EngCivil escreveu:
Amigos,
...Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.

Seria insanidade minha discutir se eu sei ou não sei interpretar textos com alguém "formado !?" na universidade que ensina menos que no curso técnico.
Obrigada gente.
EngCivil
Visitante

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 12:38 am    Assunto: Português Responder com Citação

Pense o que quiser, mas que você deveria estudar um pouquinho mais de português, para pelo menos escrever melhor, deveria.
Abraço!
Floripa
Visitante

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 10:24 am    Assunto: Responder com Citação

Posso falar com total imparcialidade porque conheço, mas não tenho nenhum vinculo.
O curso de engenharia civil da UFPR é melhor do que milhares de cursos de engenharia espalhados pelo Brasil. Nenhum parâmetro para comparação com cursos técnicos.
Quem diz o contrário, num sequer pisou no Campus Politécnico.
Visitante

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 10:25 pm    Assunto: Re: Cálculo estrutural Responder com Citação

Anonymous escreveu:
EngCivil escreveu:
Amigos,

Não sabia que a Universidade Federal do Paraná-UFPR estava formando profissionais desse nível, que não sabem calcular nem uma viga de uma casa térrea.
Sou Gerente de Recuros Humados de uma empresa de engenharia. Vou ficar atenta para isso.
Obrigada pela informação.

Todo engenheiro civil sabe da complexidade, da grande responsabilidade que envolve o dominio do cálculo estrutural. Não acredito que você seja formado em engenharia civil. De toda forma, caso você realmente seja um engenheiro, faça uma reflexão sobre as suas colocações.
jose humberto de araujo
Participante
Participante

MensagemEnviada: Qui Mai 01, 2008 7:06 am    Assunto: O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ? Responder com Citação

Alexandre
Bons profissionais sempre sao apaixonados pelo que fazem, nunca se deixe levar por opinioes que sejam contra sua vontade. Para se aperfeiçoar em cálculos e orçamentos, a melhor atitude é procurar bons livros para embasamento tecnico e nao se limitar a estudos meramente praticos (tabelas, etc.). Consulte esses 03 livros que são de grande valia para qualquer profissional da area: Manual do Construtor de João Batista Pianca, Tecnicas da Construção de Celso Cardão e o Manual de Construção de G. Baud.
Agora, se queres se tornar um calculista de estruturas... vai ter que ralar um bocado.
Jose Humberto
NEWTON
Visitante

MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2008 9:39 am    Assunto: Re: Cálculo estrutural Responder com Citação

EngCivil escreveu:
Amigos,

Aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade...
KKK...Essa piada foi muito boa...KKK
Rafael_epc
Participante
Participante

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Halexandre

Se você deseja se aperfeiçoar na área de cálculo estrutural, sugiro que você siga o caminho que vou lhe recomendar. Sou engenheiro civil pelo CEFET-PR (atual UTFPR).

Primeiro, procure estudar toda a parte de análise de vigas, ministrada em livros como "Mecânica Vetorial para Engenheiros". Se houver muita dificuldade em interpretar alguns dados, sugiro que você pegue um livro de Cálculo diferencial e Integral para sanar algumas dúvidas.

Após ter um conhecimento solidificado de análise de vigas, estude o livro de "Resistência dos Materiais", da mesma autoria do livro anteriormente citado.

Depois, começe a ler a NBR 6118/2004, atual norma brasileira para dimensionamento de estruturas.

A Universidade Federal do Paraná apresenta uma apostila para cálculo estrutural, do Professor Marino, no site do cesec:

solar.cesec.ufpr.br/concretoarmado

Caso tenha problemas, procure via google, e procure por "Concreto Armado da UFPR". Ali há exemplos bastante práticos de como projetar estruturas de concreto armado.

Tenha uma boa sorte!

Abraços!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2