Ajuda p/ estudante: Construção de ponte de madeira

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
ALMartinez
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 7:28 pm    Assunto: Ajuda p/ estudante: Construção de ponte de madeira Responder com Citação

Sou estudante do primeiro (portanto sem experiencia) de engenharia civil na usp sao carlos.
Gostaria de pedir ajuda aos mais experientes, de modo que me forneçam dicas sobre tecnicas de construcao que sirvam para construir uma maquete de ponte de maidera com palitos de artesanato de 10cm e cola. Apos construida a ponte, ela sera submetida a uma competicao que determinara qual equipe construiu a ponte com maior resistencia a peso, choques etc. Existe a obrigatoriedade da ponte vencer um vao de 40cm.
Que tipo de sistema estrutural é o mais aconcelhavel para tal feito (vigas, trelica, estaiada, pensil)?
Agradeço a colaboracao de voces.
Abraços
Links Patrocinados
Fabio Torres
Participante
Participante

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 8:19 pm    Assunto: ponte de madeira Responder com Citação

Eu já participei de um trabalho assim quando era estudante. Só que a ponte era feita de macarrão.

O sistema treliçado é mais eficiente.

Usando palitos como vigas não daria certo, a não ser que fosse possível agrupar vários palitos de modo a aumentar a seção transversal.

Estaiada você precisaria usar cabos de sustentação (fio dental é ideal), mas acho que não pode.

Tem alguns programas que podem te ajudar no projeto.

West point bridge - Permite testar várias configurações de pontes treliçadas. (recomendo!)

Makaria - Para projeto de pontes de espaguete do tipo treliçada.

Mathematic for Technology - Dentro do pacote tem um programa chamado Truss Analysis para análise de treliças planas.

Um abraço.
ALMartinez
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela ajuda Fabio!!
Entao.. aqui nas instrucoes diz que material adicional (diferente de palitos e cola) so poderao ser usados para protender ou suspender a estrutura ou fazer ligacoes entre palitos. Suspender, nesse caso, pelo que entendi.. é no sentido de dar apoio. Tipo.. usar 2 tijolos de apoio pra ponte.. pra realizar os testes, por exemplo.

De qualquer modo.. quinta-feira eu pergunto quais sao as regras p/ o professor encarregado do projeto. Qualquer duvida eu retorno aqui!!

Abraços
Jcesar
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 12:42 pm    Assunto: Responder com Citação

ALMartinez, qual é o seu nome???

vim até o fórum pesquisar sobre esse mesmo assunto, e ao ver seu post descobri que estamos na mesma classe! heehehhe

você já ta com o grupo formado para o seu trabalho???

até segunda!
Links Patrocinados
Francisco Cerqueira
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 8:25 pm    Assunto: Responder com Citação

AlMartinez,

Existe um concurso (A Ponte) que acontece em toda ExpoConstrução em Salvador, procure informações no site da UNIFACS (http://www.unifacs.br/graduacao/cursos/engcivil/apresentacao.htm), veja também se você entra em contato com algum aluno da universidade, eles já têm bastante experiência e podem lhe ajudar.

Abraço
Arq. Anderson
Visitante

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 4:38 pm    Assunto: Pontes de Palitos Responder com Citação

Acho que a melhor solução para este tipo de construção com palitos é a ponte em arco...
Só não aguentará o carregamento se tiver falhas na montagem, senão é a melhor opção!!

atenciosamente

Arq. Anderson
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1