Pressurização de escadas

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Instalações Prediais
Autor Mensagem
Antenor-Br
Novato
Novato


Registrado em: Segunda-Feira, 17 de Outubro de 2005
Mensagens: 12

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 2:41 pm    Assunto: Pressurização de escadas Responder com Citação

Bem gostaria de saber se alguem tem conhecimento nessa área, estou com algumas duvidas e gostaria de sanar.:

estou me deparando com diversos PROJETOS de pressurização de escadas de incendio de grandes constritoras no meu estado (projetos sao adiquiridos fora daqui), e na sua grande maioria estao errados, (pelo q eu posso calcular) as duvidas sao as seguintes:

1- a norma diz que o sistema nao pode ultrapassar 60Pa dentro da escada, depois de o calculo todo feito, tento entrar em contato com o fornecedor do ventilador e ele me pede a pressao ESTATICA TOTAL. ( e essa informacao nao estou sabendo passar por nao constar na norma nem na memoria de calculo)

2- a velocidade q ele pede nas grelhas e de 2.5m/s (esse e o valor menor ou maior)

Bem acho que por enquanto e so isso, se alguem puder ajudar e eu tiver mais duvidas posto mais tarde aqui.

Valew
Voltar ao Topo
Links Patrocinados
Voltar ao Topo
Evaldo B. Rangel
Visitante





MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2008 4:10 pm    Assunto: Escada Pressurizada Responder com Citação

Esclareço que a pressão máxima no interior da escada é de 60Pa, pois uma pessoa tem que abrir a porta e esta pressão é calculada para uma criança ou um adulto debilitado poder abrir.
A pressão estática voce acha depois de calcular todas as perdas de carga do sistema, dutos, singularidades, grelhas, veneziana, filtro de partículas, etc.
A velocidade da grelha deve ser a máxima permitida pelo fabricante, para que que voce tenha dimensões menores.

Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Rangel

evaldorangel@uol.com.br
Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Instalações Prediais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB