Enviada: Qua Abr 18, 2007 8:38 pm Assunto: Captação de água da chuva
futurista escreveu:
Alguém já teve experiencias com aproveitamento da água da chuva em residencias?
Sites com detalhes de reservatórios, tubulação, bombas e filtros usados são bem-vindos.
Já tive uma experiência nisso. Foi um sisteminha bem simples pra captação da água da chuva e armazenagem em cisternas de placas.
Foi um projeto que fiz pra uma propriedade rural no interior da Bahia.
Basicamente só usei calhas, tubos, e um filtro simples na entrada da cisterna. Como a água não era pra consumo humano, não foi preciso muitos gastos com sistema de filtragem mais elaborado, etc.
Tem uns sites bons que você pode consultar:
www.abcmac.org.br www.ecocasa.com.br/chuva.html www.hidraulis.com.br www.acquasave.com.br
Enviada: Ter Nov 20, 2007 10:21 am Assunto: Captação de água de chuva
Existe uma monografia sobre a recuperação de água de chuva, bem interessante:
Universidade de Vale do Itajaí, de Márcia Regina Carlon, Captação de Água de Chuva em Joinville - SC, de 2005
dá para pegar na internet.
Existe uma norma técnica alemã: DIN 1989 2001-10, sobre "recuperação de água de chuva".
Tenho algum material que posso enviar via email.
Tem também os sites:
agua-de-chuvapontocom (não tem br)
aguaonlinepontocompontobr
bellacalhapontocompontobr
aquastockpontocompontobr
acquabrasilispontocompontobr
Trabalhei recentemente com o sistema de tratamento de água da Acqua Regia. É um equipamento interessante pois não necessita que se separe as tubulações para água potável e de chuva. O sistema trata toda a água e manda para consumo geral. Recomendo.
Enviada: Ter Mar 25, 2008 9:47 am Assunto: Aproveitamento de águas pluviais
Tive algumas experiencias, um no projeto de uma residência onde utilizamos a água pluvial p/ jardim e lavagem extera e a outra foi no projeto da fábrica de vidros da Brahma, em Campo grande, no Rio de Janeiro .
Este projeto foi a reserva de AP para utilização em descargas sanitárias e área externa.
Gde abraço
Enviada: Qui Set 25, 2008 5:45 pm Assunto: Agua da chuva
Eu utilizo agua da chuva em minha chácara. Tenho reservatório para 7.000 litros, e está cheio. Não vejo problema na sua utilização, sem bem instalado o sistema. Só não entendo por que não possa beber ou tomar banho com ela, pois eu diria que é mais limpa que as de poço.
Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005 Mensagens: 111 Localização: Florianópolis / SC
Enviada: Sáb Out 25, 2008 12:56 pm Assunto: Re: Agua da chuva
Dionell escreveu:
Eu utilizo agua da chuva em minha chácara. Tenho reservatório para 7.000 litros, e está cheio. Não vejo problema na sua utilização, sem bem instalado o sistema. Só não entendo por que não possa beber ou tomar banho com ela, pois eu diria que é mais limpa que as de poço.