| Autor |
Mensagem |
gutole Novato

|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 6:31 pm Assunto: duvida em laje |
|
|
Estou construindo um edicula de 12 X 4,30 (sendo cozinha 3,10 X 4,30; sala 2,90 X 4,30; banheiro 3,00 x 4,30 e quarto 3,5 x 4,30), com tijolo maciço comum. Minha dúvida é se haverá necessidade de vigas "superiores" no meio desses comodos. Qual o tipo de laje devo usar, ferragem e direção; sendo a dimensao fundo/frontal de cada comodo de 4,30 cm? Alguém teria uma apostila ou tutorial ensinado passo-a-passo a amarração de uma laje? |
|
|
 |
Links Patrocinados
|
|
|
 |
JOÃO CARLOS ARRUDA Visitante
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 10:43 am Assunto: RECEITA PRÁTICA |
|
|
Tem uma forma muito fácil de calcular a armação da laje. Aí vai a receita: procure a faculdade de engenharia civil mais próxima, se inscreva no vestibular, estude bem. Se passar estude mais ainda no ciclo básico e dê bastante ênfase nas disciplinas de estática, cálculo e resistência dos materiais. Quando chegar no ciclo profissionalizante, mande muito bem nas disciplinas de estruturas e mecânica dos solos. Quando chegar no final pode ter certeza que saberá calcular a armação da laje. Agora tem uma forma alternativa, você pode contratar um calculista que a fará de forma técnica, propiciando segurança com economia.
Grande abraço
Flávio |
|
|
 |
eu Visitante
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 6:30 pm Assunto: Não leva a sério este bobão. |
|
|
Tem que ser um estupido com a boca cheia de bolhas pra chegar aqui e dar uma resposta destas....
Fazer lage hoje é muito simples, qualquer pedreiro faz sem a ajuda de engenheiro nem nada... você tem que comprar o kit que custa em torno de r$6 o metro quadrado. nele vem as vigas de vergalhao armadas com estrutura em cima para conduites e os tijolos que podem ser de isopor (ruim) ou ceramica(melhor) . você vai montando isso e escorando como se fosse lego, elas se encaixam perfeitamente. Tem que ter cuidado na escora a barriga tem que ficar pra cima pq depois que você botar a massa de concreto em cima, emquanto a massa não seca pode ceder com a pressão... dependendo onde você comprar o kit lage vem com manual ensinando até a preparação do comcreto quantas partes você deve usar de areia etc... boa sorte! |
|
|
 |
Fabio Torres Novato

Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 38 Localização: São Paulo/SP
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 7:06 pm Assunto: Re: Não leva a sério este bobão. |
|
|
| eu escreveu: | | Fazer lage hoje é muito simples, qualquer pedreiro faz sem a ajuda de engenheiro nem nada... |
Engenheiro não faz laje... Isso é trabalho de pedreiro.
Engenheiro projeta! |
|
|
 |
Links Patrocinados
|
|
|
 |
CaioAlberto Visitante
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 10:25 pm Assunto: Re: Não leva a sério este bobão. |
|
|
Tá certo, engenheiro projeta! Mas o que precisa ficar claro para o cliente, é a economia adquirida ao contratar um Engenheiro.
Dependendo do caso, nem vale a pena realmente, mas... Eu não iria morar debaixo de uma laje que um pedreiro qualquer fez. Sabe lá se ele usou a margem de segurança correta?
Amigo. Segue o conselho. Procura um profissional que é mais certo.
Ah... Se a empresa que te vender a Laje Pre-fabricada, der garantia e orientações adequadas, aí sim... Nenhum problema!
Abraço. |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Seg Abr 28, 2008 9:15 am Assunto: |
|
|
Fazer lage hoje é muito simples... Fazer “LAGE”, Nem mesmo sendo mágico!
Qualquer pedreiro faz... Qualquer pedreiro, que sabe ler escrever e fazer cálculos avançados,sim!
Vigas de vergalhao armadas... Vergalhão armado deve ser algo de outro planeta! Na terra, no máximo, só uma liga metálica!
Tem que ter cuidado na escora a barriga tem que ficar pra cima...Barriga pra cima, só se for “bebum”.
Emquanto a massa não seca pode ceder com a pressão... Só se for massa de bolo feita em panela de pressão!
Por isso que sempre digo: “Brasil, um dos paises mais rico do mundo, está nessa m****, porque ainda tem muita gente que acredita em Papai Noel.” |
|
|
 |
gersoneco Novato

|
Enviada: Ter Abr 29, 2008 9:53 pm Assunto: dúvidas sobre o tipo de material |
|
|
Sou um cliente final e estou colhendo informações sobre lajes com isopor x alvenaria.
Tenho consultado fornecedores, porém tenho notado que cada um tenta sobrepor o seu produto, o que me faz andar em circulos.
Como exemplo eu descobri que é preciso um chapisco especial para embolçar a laje que usa isopor (o que gera custo adcionais sobre a laje de alvenaria), e gostaria de saber se devo adcionar algum produto no concreto que será depositado sobre a laje ou se ele irá aderir ou isopor sem problema.
Tenho visto muitos comercias positivos sobre lajes de EPS, agora gostaria de ver o lado negativo.
Quem tiver alguma esperiência com o assunto, qualquer comentario será de grande ajuda |
|
|
 |
jose humberto de araujo Participante

|
Enviada: Qui Mai 01, 2008 6:35 am Assunto: duvida em laje |
|
|
Pelo visto pretendes usar laje treliçada, se for o caso, entre no site da Puma (puma.com.br) e lá voce vai encontrar varios artigos que poderao lhe ajudar. Contratar um bom profissional qualificado para executar os calculos estruturais lhe aliviaria dores de cabeça inclusive o de responsabilidade sobre a execução da obra; um bom Mestre de Obras lhe dará uma boa orientação quanto a execução dos serviços. Tenha sempre em mente que bons serviços sempre serao executados por bons profissionais e como diz o dito popular cá das minhas bandas "cada qual em seu cada qual"
Jose Humberto |
|
|
 |
Josue Visitante
|
Enviada: Ter Mai 06, 2008 11:56 am Assunto: lage |
|
|
Não pricisa de viga não só coloca uma percinta com ferro de 3/8 e amarra os ferro das vigotinha dá uma volta no ferro se fica curta quebra um pouco da vigotinha que da certo. Depois dispeja massa de cimento com areia grossa, so não podi colaca cal na massa. |
|
|
 |
NEWTON Visitante
|
Enviada: Qua Mai 07, 2008 9:33 am Assunto: Re: lage |
|
|
| Josue escreveu: | | Não pricisa de viga não só coloca uma percinta com ferro de 3/8 e amarra os ferro das vigotinha dá uma volta no ferro se fica curta quebra um pouco da vigotinha que da certo. Depois dispeja massa de cimento com areia grossa, so não podi colaca cal na massa. |
Sem comentários!!! |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 6:14 pm Assunto: |
|
|
curta quebra um pouco da vigotinha que da certo???
dispeja massa de cimento com areia grossa??? |
|
|
 |
mgleme Novato

|
Enviada: Sex Jun 27, 2008 12:07 pm Assunto: |
|
|
Sem comentários...achei interessante o tópico e entrei, achei que ia ver algo sobre momento volvente, flecha excessiva, cargas dinâmicas....mas que m.... anos estudando para ler essa m...não entendi o tópico? tive que me cadastrar no site que venho usando há tempos, apenas para mostrar minha insatisfação com o uso do fóum destinado a resolver problemas de ordem técnica, agora um cara acha que sabe alguma coisa, "põe ferro de 3/8" "corta a vigotinha" pelo amor de deus. Deveríamos não responder esse tipo de tópico, assim, os leigos (segundo própria terminologia adotada pelo CREA) procurariam nós, engenheiros para solucionar problemas e não ficaríamo "competindo" com leigos que acham que sabem...muitos sabem, mas aqueles que escutam, são muito mais sábios. |
|
|
 |
RUBAOUFPRENGCIVIL Novato

|
Enviada: Sáb Jul 12, 2008 10:54 am Assunto: CALCULO ESTRUTURAL |
|
|
QUERIDOS AMIGOS AINDA SOU UM MERO ESTUDANTE DE ENG CIVIL NA UFPR POREM NÃO EXISTE MAGICA CONTRATE UM ENG CIVIL OU EMPRESA QUE TRABALHA COM CALCULOS ESTRUTURAIS E FAÇA ORÇAMENTOS .
VAI SER MAIS ECONOMICO, MAIS RAPIDO, PRATICO E SUA OBRA NÃO CORRE O RISCO DE DESABAR .
PARA O BEM DO SER HUMANO VIVA A VIDA PRESERVE A VIDA NÃO ECONOMIZE ONDE NÃO EXISTE DINHEIRO QUE PAGUE A VIDA NO CASO DE UM ACIDENTE FATAL |
|
|
 |
|
|
 |
|