duvidas bem básicas de engenharia civil

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
doutorandre
Visitante





MensagemEnviada: Dom Mai 04, 2008 4:08 pm    Assunto: duvidas bem básicas de engenharia civil Responder com Citação

Eu me chamo André, estudante iniciante universitário do curso de engenharia civil , teria como solucionar algumas dúvidas abaixo ou todas ?


) O que quer dizer as 4 fachadas, equilíbrio dos cheios e vazios?

2)a arquitet. tem 03 dimensões que são:
estrutura,função e forma.
E o espaço tem 04 dimensões, quais são?

4) Numa coluna existe:
a base, o meio e o coroamento.?

5)é verdade dizer que o SOL, ele parte ora inclinado para o Norte quando estamos no inverno e ora inclinado para o Sul, quando estamos no verão?

6)colunas isoladas= suportam apenas uma parede ou um beiral ?

7)coluna de três quartos? e de meias colunas?

é possível me fornecer figuras especificando o desenho de uma pilastra, meia coluna e coluna de três quartos?

9)O entablamento é um conjunto de elementos horizontais sustentado por uma coluna, que tipo de elementos?, tem outra definição melhor?

10)Está correto dizer que os novos tipos de estrutura são?
pilastras,meia-coluna, coluna de três quartos, coluna isolada e coluna destacada.

11) está certo dizer que PILASTRA é uma ordem? e MEIA-COLUNA é uma ordem?

12)Qual diferença de coluna, pilar e viga?

13)Eu não entendi esta questão que segundo os romanos, edifícios com arcos e abóbodas requerem maciços que possam sustentar cargas e não colunas, como assim?se "puder" fazer uma figura...

14)Porque que sobre o entablamento fica uma super estrutura chamada "ático"?

15)o que vem a ser ORDEM?, é verdade que cada andar tem uma ordem?

16)o que é EMOLDURAR?

17) pilar ou coluna é a mesma coisa?

18)parede mestra?

19)é "possível" me fornecer um desenho com uma FACHADA PRINCIPAL?

20)arranha-céus?

16)Os edifícios apresentados em pilotis, obtem espaços livres horizontais como assim?

17) É correto dizer que a fachada tem a ver com o espaço interior?

18)capitel?

19)Existe fachada simétrica conduzindo a um interior assimétrico?, poderia me explicar melhor?


Serei grato pela compreensão;
André. doutorandre@ibest.com.br

Voltar ao Topo
Voltar ao Topo
Links Patrocinados
Voltar ao Topo
Rafael_epc
Participante
Participante


Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Mai de 2008
Mensagens: 50

MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro André

As perguntas que você está fazendo são, de regra geral, mais voltadas para a arquitetura.

No entanto, com a minha experiência, vou lhe passar algumas das informações:

12) Colunas são elementos destinados a receber cargas verticais. As colunas se parecem com pilares. No entanto, as colunas costumam ser mais esbeltas (ou seja, a relação base x altura é muito pequena. Uma base de 20 cm com uma altura de 4,00 m é considerada esbelta). Pilares são elementos também destinados a receber cargas verticais.
Vigas são elementos destinados a transferirem cargas de um lugar para outro.

Assim, a análise estrutural se baseia em cargas. As lajes transferem cargas para as vigas, e as vigas transferem cargas para pilares, os pilares transferem as cargas para as fundações e as fundações transmitem as cargas para o terreno.

13) Os antigos romanos utilizavam arcos para suas construções devido ao travamento. É uma técnica muito antiga. Por travamento no meio do vão do arco, há equilíbrio na estrutura.

16) Moldura é qualquer proteção externa utilizada em quadros. Entendo que você se refere às molduras. Provavelmente, as molduras são os elementos de revestimento (tais como pisos cerâmicos, mármores, ladrilhos, etc.)

17) A grosso modo, pilar e colunas são a mesma coisa. O que diferencia é que coluna é mais esbelta (procure por ÍNDICE DE ESBELTEZ, e você vai compreender melhor) do que pilar.

20) "Arranha-céus" é uma expressão que se dá a uma obra civil de grande porte. Normalmente os "arranha-céus" são edifícios altos. Um bom exemplo é a Torre Eifell, o antigo World Trade Center, edifícios de grandes metrópoles (como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Tóquio)

21) Um edifício apresenta, de baixo para cima:

Subsolo
Térreo
Mezanino
Pilotis (ou recreação)
Pavimento Tipo
Pavimento Cobertura
Caixa de Máquinas
Barrilete
Caixa da Água

O mezanino e o pilotis pode ou não existir em um edifício, a critério do projetista (arquiteto ou engenheiro). O pavimento tipo é onde ficam os moradores. A caixa de máquinas é onde ficam os cabos do elevador e demais caixas de eletricidade e TV. O Barrilete é todas as válvulas que ficam na edificação.

22) Capitel é a base superior de uma coluna. Se você observar as colunas das construções Romanas, você vai observar um desenho. O capitel serve para "acomodação" das cargas. As vigas se apoiam sobre o capitel. As cargas passam das vigas para o capitel e do capitel para o fuste (lembrando que o fuste é o corpo do pilar).

Dúvidas me escreva:

rafael_epc@hotmail.com

Att

Rafael
Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB