Caro Garrido
A UFPR é excelente em se tratando de recursos hídricos.
Verifique as bibliotecas da universidade, pois há livros excelentes.
Se tiver problemas em encontrar livros, vá para o CEFET-PR.
Posso lhe apresentar alguns livros excelentes que tratam das instalações prediais de água quente e água fria.
Minha monografia é sobre instalações de gás natural em edificações, mas o princípio de cálculo e desenhos são análogos para recursos hídricos.
De regra geral, as instalações de água fria em uma residencia parte das instalações de uma caixa da água e de uma tubulação que vem da rua, por parte da concessionária (no nosso caso, aqui em Curitiba, a SANEPAR).
Para o projeto hidráulico, efetua-se desenhos em planta, em cortes (ou também chamados desenho de prumada) e desenhos isométricos (desenhos em 3D).
Posso lhe apresentar desenhos em isométrica. Todavia, os desenhos que efetuei para o TCC são mais simplificados.
Os projetos hidráulicos em planta apresentam convenções para projeto. Devem ser colocados os sentidos de subida e descida das tubulações na edificação a ser projetada.
Procure pelos seguintes autores:
MACINTYRE, Archibald Joseph. Manual de Instalações Hidráulicas e Sanitárias. Ed. Livros Técnicos e científicos, 2006.
CREDER, Hélio. Instalações Hidráulicas e Sanitárias. 6ª Ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2006.
MELO, Vanderley de Oliveira; NETTO, José M. de Azevedo. Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias. Editora Edgard Blücher Ltda,1998.
Tenho uma apostila feita Escola de Engenharia de São Carlos sobre o assunto de instalações de água fria. Posso lhe enviar por e-mail.
Qualquer coisa me envie um e-mail para:
rafael_epc@hotmail.com
Atenciosamente
Rafael